Uma brilhante história sobre os óculos

A Forquilha Mágica

O enorme trecho sobre as moedas talvez tenha lhes distraído, mas eu julguei importante, não para o texto em si, mas pelo motivo que saber mais sempre é muito bom e ajuda a nos posicionarmos em termos históricos e entender o real significado das coisas. De qualquer forma, retornemos à descrição dos oculis de Guilherme:

Era uma forquilha, construída de modo a poder estar sobre o nariz de um homem(…). E dos dois lados da forquilha, de modo a corresponder aos olhos, arredondavam-se dois círculos ovais de metal, que encerravam duas amêndoas de vidro espessas como fundos de copo.

Então, se bem entendemos, ele era uma peça de madeira em V (a forquilha), com aros de metal sustentando duas amêndoas de vidro, o que denota formato oval, só que a descrição pode não condizer muito com a realidade. Talvez, seja melhor retratada como apresentada no filme O Nome da Rosa, dirigido por Jean-Jacques Annaud.


Sean Connery como William de Baskerville
em O Nome da Rosa

Muito provavelmente, o filme é mais próximo da realidade que o descrito no livro. É muito pouco provável que combinassem metal e madeira para fazer lentes com formato de amêndoas (isto é, elipsoides). Por exemplo, os óculos abaixo são de origem alemã, do século XIII.

A descrição de Eco mais pareceu uma forma romanceada dos óculos e leitura atuais, o que com certeza não era o caso da época, pois mesmo as lentes não eram perfeitinhas em forma de círculo, e nessa parte o filme deu uma leve exagerada, pois as lentes tinham formas perfeitinhas, apesar da imagem produzida não, o que com certeza estaria de acordo. Mas seria possível produzir lentes ovais perfeitinhas? Bem, mestres artesãos conseguiam fazer coisas incríveis, mas as representações artísticas que temos dessa época estão pendendo mais para como os óculos foi usado no filme do que na descrição do livro. Vamos dar uma olhadinha em alguns.


Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13