Uma brilhante história sobre os óculos

De Início, Os Olhos

Por que nós enxergamos? Enxergamos porque tem luz. Simples assim! Sem luz, nada feito. A luz entra pela pupila, que abre e fecha como um diafragma de máquina fotográfica, que foi desenhado para funcionar como uma pupila ocular. Em ambientes com pouca luz, a íris se abre, fazendo com que se capte o máximo possível. Com excesso de luz, a pupila se fecha para regular essa entrada de luz e não queimar as nossas retinas. Olhando para o Sol, não importa que ela fique bem fechadinha, a intensidade luminosa e calor irão danificar a retina. Não olhe diretamente para o Sol, ok?


pupilas

Isso varia mediante as diferentes espécies animais. Pupilas se apresentam de diversos formatos.


JACARÉ CAIMÃO, HUSKY, LAGARTIXA
CROCODILO, RÃ, PÍTON
LULA (BICHO), TUCANO (BICHO), CABRA

Gatos, por exemplo, abrem muito a sua pupila em ambientes pouco iluminados. Isso faz com que eles possam “enxergar no escuro”. O que acontece é que com uma pupila maior e mais aberta, gatos são capazes de captar o mínimo vestígio de luz. Mesmo acontece com corujas, só que estas ainda têm a capacidade de enxergar em infra-vermelho. Sim, corujas enxergam coisas mais quentes que o ambiente, e isso as faz excelente predadores.


Olhos de gato

Assim que a luz entra nos olhos, passa por uma lente natural chamada “cristalino”. Esse cristalino concentra os raios luminosos até a retina, onde a imagem é formada, sensibilizando as células fotorreceptores. Dali, a informação vai pelo nervo óptico e é encaminhado para o cérebro.


Olho humano

Os “defeitos da visão” ou “pobrema nos zóio” são causados quando esse processo acontece deforma errada. Se a imagem é formada antes ou depois da retina, ou o cristalino é deformado ou a superfície da córnea veio com defeito de fabricação ou algum acidente riscou os olhos, você poderá ter problemas de visão que podem ir do simples incômodo até cegueira absoluta.

Uma das formas mais comuns e simples de resolver (ou remediar) um problema oftalmológico é o uso de lentes corretivas. Seja sob a forma de óculos ou lentes de contato. e não. isso não é coisa recente. aliás, é exatamente pelo fato de não serem recentes que eu escrevi este artigo.

Vamos para a próxima página?


Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13