Meus canais favoritos no YouTube

Pesquisa mostra que sexismo do bem faz muito bem quando convém
Faculdade de Medicina tem cadeira de Espiritualidade. Vai um passe aí?

Assim como vocês, eu também gosto do YouTube. Diferente de vocês, eu vejo coisas não só para me divertir, mas me divertir aprendendo coisas. Sim, eu sei que vocês adoram meus vídeos (mentira. Dada a baixa audiência, nenhum de vocês, seus sacripantas, vê meus vídeos). Muitos me pedem dicas do que assistir. Então, taqui alguns dos canais que eu gosto de acompanhar. A lista de canais não obedece nenhuma ordem. Eu vou lembrando e escrevendo. No máximo, organizei por tema. Sim, eu poderia colocar em ordem alfabética, mas não quis ter trabalho. Me processe!

MÃO NA MASSA

Eu gosto de carpintaria, marcenaria e DIY. Assim, eu gosto de ver técnicas e how-tos de como fazer coisas, desde facas a armários, passando por canais que o cara mostra o quanto ele é foda fazendo desde miniespadas até computadores de milhares de anos de idade.

DIRESTA

Jimmy Diresta é um artesão que parece fazer de tudo. Ele mora em Nova York e seus vídeos mostram-no fazendo armários, templos para o gato dele, arcas, malas de tempero, armários para exposição de Whisky etc. ele é meio que uma referência nessa área. O chato é que os vídeos não têm trilha sonora, apenas o som ambiente dele trabalhando (acelerado, obviamente), o que chega a ser irritante. Alguns são vlogs pessoais e outros ele explica o que faz e dá dicas.

I LIKE TO MAKE STUFF

Bob, assim como o Jimmy, gosta de pegar no pau, digo, gosta de marcenaria e de fazer trecos, como ele mesmo diz. Ele é bem mais didático e explica o que está fazendo. Seus projetos estão disponíveis no site dele, que por alguns dólares você pode ter e fazer você mesmo. Eu não faço, mas aprendi muito com ele e me ajudou a resolver problemas em casa que eu tinha que consertar. O legal do canal dele é que ele é honesto e quando algo dá errado, ele fala. Diz qual foi as besteiras que cometeu e onde teve que refazer do zero para poder dar certo.

BLACK BEARD PROJECTS

Eu chamo de Maker Hipster de zueira, mas este italiano de 27 anos tem um canal muito bom. Ele gosta mais de mexer com forja e cutelaria, além de impressão 3D e fundição de ferramentas que ele mesmo cria. É agradável de ver.

APRIL WINKELSON

April é uma texana, mas eu tenho dúvidas, já que ela não fala como John Wayne nem anda com 472 armas. Ainda assim, ela tem projetos legais, desde varandas até balanço. O marido, que só aparece quando tem que pegar em algo bem pesado, prefere mexer com motos. Azar o dele. Ela também vende os projetinhos, caso você se interesse.

LAURA KAMPF

Essa moça é alemã e imagino que os pais a chamam de “Minha Kampf”. Neste segmento, seus vídeos são os mais bem produzidos. A iluminação, filmagem e trilha sonora fazem seus vídeos algo maravilhoso de acompanhar. Normalmente, ela não fala nada, mas nem por isso você deixa de entender o que ela faz, pois ela coloca etiquetas com dizeres em inglês do que está fazendo.

Ah, sim. Ela gravou vídeo com o Adam Savage e isso a deixou extasiada e seus fãs também fiquei.

MARCENARIA AMADORA

Tem muito vídeo no YouTube Brasil de marceneiros e carpinteiros, mas eu acho o Marcenaria Amadora o melhor. Os outros acabam sendo tios que mostram o que fazem, mas são chatos e bem amadorísticos. O Marcenaria Amadora tem projetos legais e fáceis, ainda mais que ele vive no Brasil e sabe que madeira e ferramentas são caras.

CLICKSPRING

Chris é um australiano. Como ele nunca apareceu nos vídeos dele, ele deve ser um ornitorrinco gigante cujo processo evolutivo lhe deu capacidade de falar. Não apenas falar, mas de trabalhar com relógios, pois é isso que este canal é. Mas espere, longe de fazer relógios, o Chris atualmente está numa série que mostra a feitura de uma réplica da Máquina de Antikytera, um antigo computador que data de quase 3 mil anos! O detalhe é que as ferramentas que ele usa eram bem conhecidas na época, um verdadeiro trabalho de artesão. Seus vídeos também são agradáveis de ser ver pela filmagem e edição.


CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENGENHARIA

Você se interessou por este artigo por causa disso e está doido pra saber o que eu vou sugerir, né? Não sairá decepcionado, apesar de não conhecer alguns que eu vou citar.

MARK ROBER

Mark parece dublê do Adam Sandler, mas é um engenheiro que trabalhou na NASA. Ele explica coisas de maneira bem legal e descontraída. A forma como ele explica ciência e engenharia é algo bem interessante, seja fazendo rampas para carrinhos ou areia se comportando feito um fluido. Ele realmente se diverte com isso e os vídeos são bem editados, principalmente quando ele resolve ficar zoando os sobrinhos dele.

O episódio do ovo caindo do alto de uma ponte sem quebrar é ótimo, ainda mais que ele ensina como trapacear seguindo as regras.

BECAUSE SCIENCE

Kyle Hill é divulgador científico e editor do site Nerdist. Ele explica de forma bem-humorada ciência de super-heróis, por exemplo. Não, não é como o Nerdologia, que defendeu pseudociência e deixou de ser considerada por mim como canal que presta.

NILE RED

Disparado o melhor canal sobre Química. Nile Red (não é nome, nile red é vermelho do Nilo, um corante) mora no Canadá e diferente de mim, ele pode comprar reagentes que aqui são um absurdo de caro ou sequer podem ser vendidos sem autorização da Policia Federal, como o perigosissimo ácido acético. Suas sínteses são excelentes e ele explica de maneira bem didática como se faz todo tipo de substância, como margarina, adoçante e indigo blue, além de explorar sobre métodos químicos e eletroquímicos para dosagem de açúcar.

Eu já tentei fazer algumas das reações dele, mas indiscutivelmente o lugar onde ele faz é melhor, a câmera é melhor e os preços lá são melhores.

Vejam ele fazendo amálgama de ouro e mercúrio

Agora eu.

Sim, ficou bom, mas ficou uma bosta.

PERIODIC VIDEOS

O professor Pollyakoff é o estereótipo do cientista, mas sem fazer tipo ou personagem. Ele realmente usa aquela cabeleira estilo Urso-do-Cabelo-Duro. Ele fala sobre elementos da tabela periódica de uma forma clara e com exemplos. De minha parte, quase me matei quando soube muito depois que ele tinha vindo ao Brasil e visitado o Cristo Redentor, explicando que a estatua tem a mesma composição que talco que se compra em farmácias.

VSAUCE

Hey, Michael there! O Vsauce é um canal que fala de ciência e matemática de uma forma um tanto diferente. Ele aborda de uma maneira bem reflexiva. Filosófica, talvez? Nah, não chega a tanto. Ele apenas mostra os conceitos por detrás e pensa conosco as implicações daquilo. Os Vsauce 2 e 3 já não são tão bons e eu credito isso a não terem o carisma do Michael.

CODY

Você conhece o Cody. Todo mundo conhece o Cody. Todo mundo adora o Cody. Ele mora num rancho em Utah e e faz ciência hardcore, desde dando descarga usando mercúrio metálico até beber solução de cianeto de potássio, mostrando indiretamente como homeopatia é algo inútil. Todo mundo quer fazer o que o Cody faz, mas não somos tão corajosos/loucos como ele.

Um cara que varre uma pista de alta-velocidade para pegar os resíduos e extrair platina é alguém que merece ser respeitado (ou temido).

Acompanho religiosamente os vídeos dele esperando dar alguma coisa muito errada e ele virar um super-vilão.

BRUCE YEANY

O prof. Yeany é um tio muito legal, mas se aposentou recentemente. Ele era professor de Ciências num colégio da Pensilvânia, e seus vídeos mostram como você pode montar aparatos para ensinar Ciência com sucata, mas sem ter cara de sucata. As construções dele são elegantes e bonitas no aspecto e na forma de demonstrar o que ele quer ensinar. Ele prometeu voltar qualquer hora com mais vídeos, mas os que estão lá merecem ser vistos.

PRACTICAL ENGINEERING

Grady Hillhouse é engenheiro civil do Texas. Seu foco não é ciência de materiais. Ele explica como coisas são construídas, como pontes, túneis etc., bem como seus funcionamentos. Ele explica não com muitos detalhes científicos os aspectos da construção. Ele se propõe a explicar o trabalho de engenharia. Como todo engenheiro, ele é um prático, não um teórico, e isso que faz o canal ser interessante.

REAL ENGINEERING

Enquanto o Grady se foca na Engenharia Civil, o Real Engineering foca desde produção de ferro até uma estação espacial cm gravidade artificial, passando por máquinas a vapor, tanques de guerra, celulares e máquinas em geral.

THE BACKYARD SCIENTIST

Kevy é químico (com ele a oração e a paz) e mora na Flórida, a Austrália dos EUA. Seus experimentos de fundo de quintal são ótimos, ainda mais que ele filma quase todos os experimentos em slow-motion, principalmente quando tem coisa que faz KABUM, que é isso que as pessoas gostam de ver.

FLINN SCIENTIFIC

É um canal com muitos experimentos. Ok, você deve ter visto vários deles em outros canais, principalmente brasileiros (que kibam de outros canais e dizem que foram eles que criaram. Eu pelo menos digo de quem me inspirei para fazer igual e coloco link do original). Ainda assim gosto dele.

ENGINEER GUY

Bill Hammack é engenheiro também. Seus vídeos dissertam sobre as maravilhas em termos de design de coisas que achamos triviais, como projetores de cinema antigos, mas que escondem certa complexidade. Notem: eu não estou falando daqueles designs idiotas de estudantezinho mequetrefe que descobriu que 3D Studio aceita qualquer merda, mas coisas que foram desenhadas para serem realmente eficientes, como o Titanic e dirigíveis (e por que este último acabou em desastre).

Meu episódio favorito é a evolução da latinha de refrigerante.

ABC DO SABER

Este canal tem poucos seguidores em relação ao que deveria ter. O Henry é engenheiro eletricista e tem muitos vídeos legais de divulgação científica. Um dos que eu mais gostei foi a série sobre fazenda de formigas.

PRIMITIVE TECHNOLOGY

O autor deste canal afirma que não é um aborígene ou índio ou das forças armadas. Ele apenas vai pro mato e faz seus vídeos com tecnologias que nossos tatatatatataravós usavam. Ele mora em North Queensland, Austrália. Me surpreendeu que o lugar onde ele fica não tem crocodilos de 30 metros de altura, dragões cuspidores de fogo ou qualquer coisa extremamente venenosa. Entretanto, é uma ótima aula de história para entender como nossos antepassados resolviam problemas simples e complicados ao mesmo tempo, já que tiveram que inventar tecnologia. Este canal é tão legal que muitos outros o copiam, colocando no título dos vídeos PRIMITIVE TECHNOLOGY: <nome da coisa que vão mostrar>


ENTRETENIMENTO

Eu tenho gostos estranhos, você não compreenderia. Eu me divirto vendo vídeos bem apresentados sobre ciência e tecnologia muito bem editados e… divertidos. Alguns desses estão listados acima, mas eu quero dar outro tipo de ênfase a alguns deles.

ELECTROBOOM

Mehdi Sadaghdar é um engenheiro eletricista iraniano que mora no Canadá. Sim, ele mexe com força. Ele se eletrocuta, explode coisas, dá curto na casa toda e, além de tudo, sempre faz uso do FUUUUUUULL BRIDJA RETIFIYA!!

Apesar de todas as loucuras dele, o ElectroBOOM (nome sugestivo, não?) ensina a parte da eletrotécnica que ele está apresentando e mostra muitos dos seus projetos e desmente pessoal que arruma mecanismos mágicos que violam leis da termodinâmica.

CAPTAIN DISILLUSION

O Capitão Desilusão* parece estar no YouTube antes do YouTube existir. Sério, o Alan Melikdjanian, nascido na Letônia, tem vídeo em 240p, que era a resolução que o Tubo aceitava em 2005. Sendo especialista e Visual Effects, ele desmistifica vídeos que circulam pela internet. As técnicas que ele usa são profissionais e, por isso, demora MUITO entre um vídeo e outro, mas ele ensina o que foi usado e como foi usado para refazer o vídeo fraudulento, e fica melhor ainda quando é ele quem faz a versão dele.

O ponto alto é ele interagindo com ele mesmo numa apresentação ao vivo. Não só isso, ele ainda fez um vídeo com o Beakman!

*Sim, eu sei!

TOM SCOTT

É difícil classificar o canal do Tom. Ele fala sobre o que ele acha interessante, sobre neve, bluetooth, matemática e como confete pode ferrar com vídeos do YouTube. Dê uma olhada que merece.

ONE TAAAAAAAAAAKE!!

WOLF CROW

Você está adorando ver os filmes da Marvel e DC no cinema, mas queria um pouco mais de detalhes sobre os quadrinhos em que foram baseados? Ótimo, mas ler nem sempre é algo que se tem tempo, e arrumar esses quadrinhos também é meio difícil. O Wolf Crow faz resumo dessas histórias. Claro, como algumas delas tem desenrolar paralelo, ele não entra nesses detalhes, mas dá para ter uma excelente ideia da história.

GRAND ILLUSIONS

Hendrik Ball e George Auckland são produtores aposentados da BBC. Como a aposentadoria devia estar chata, eles resolveram criar um canal do YouTube. Chamaram Tim Rowett para apresentar vídeos sobre brinquedos que ele coleciona há mais de 30 anos. Não apenas isso, ele explora a ciência por trás desses brinquedos, mostrando que a ciência é divertida e a diversão sempre tem ciência envolvida.

CRAZY RUSSIAN HACKER

Taras Kulakov não é russo. Ele nasceu na Ucrânia, no tempo da União Soviética, chegando até mesmo a ser nadador olímpico. Atualmente, ele mora na Carolina do Norte. Seus vídeos começaram explorando hacks e dicas legais, além de experimentos científicos caseiros. Hoje ele compra porcarias que encontra em lojas de 1,99 (ou o que for semelhante a isso lá) e faz resenhas. Destaque para quando ele fez resenha de rações militares.

BOSNIAN BILL

Já que estamos com a turma dos Balcãs, vamos falar do Bosnian Bill e seu canal que deve ser o amor dos arrombadores. O canal mostra diversos tipos de cadeados e fechaduras e o Bill os abre. Às vezes com facilidade quase absurda, às vezes demora mais um pouquinho, mas ele abre (sem a chave, espertinho!)

KING OF RANDOM

Grant Thompson sempre gostou de tudo, de forma aleatória. Por isso o irmão lhe deu este apelido. Começou com o canal apresentando dicas, truques e experimentos. Hoje está a cargo do Nate apresentar. Eu particularmente gostava dos projetos anteriores, mas mesmo assim o canal ainda está muito bom. Só dá raiva dele poder comprar nitrogênio líquido quase na esquina a um preço que ele achou caro: 95 dólares por 20 litros de nitrogênio líquido (com impostos).

SONIC DAD

Há muito tempo, não havia smartphones nem Internet. Assim, as crianças tinham que fazer seus próprios brinquedos. Os pais ajudavam e isso criava e reforçava o laço pais-filhos. Sonic Dad se propõe a isso, com o subtítulo “Vamos fazer coisas legais juntos”. Os projetos são fáceis (alguns meio trabalhosos, mas faz parte da diversão), usando coisas que se encontra facilmente, como CD velhos, canetas e isopor. Eu não entendo como este canal não tem nem 400 mil assinantes.

COLIN FURZE

Imagine uma mistura do Cody com o ElectroBoom e o Coringa. Pois é, ainda assim não é páreo pro LOUCO do Colin Furze, um inglês que usa camisa abotoada até o pescoço e gravata, e age feito um lunático criando um monte de geringonças, como guitarras lança-chamas, bicicletas voadoras, um gigantesco tornado de fogo, um carrinho de auto-pista que anda a mais de 100 km/h e um motherfuck’n TIE Fighter. Ele realmente se diverte, enquanto solta umas gargalhadas insanas. Prefiro ver pelo YouTube, pois nem morto que chego perto dele!

DR. PIMPLE POPPER

Ok, já aviso logo: este canal não é pra gente que tem nojinho de tudo. A drª Sandra Lee é dermatologista. Seus vídeos, em grande parte, são os procedimentos que ela realiza para tirar espinhas, cravos, carnegões, coisas nojentas que se escondem debaixo da pele que você não faz a menor ideia que possa existir, mas a drª Lee descontrai os pacientes conversando e brincando com eles. Ela avisa que se você tiver algum problema daquele tipo, para procurar profissional especializado, ao invés de sair fazendo por si mesmo. É nojento, é gosmento e você acabará tendo náuseas. Eu acho mesmerizante. Devo ter algum problema!

Assista por sua conta e risco


HISTÓRIA e GEOGRAFIA

História é legal, mas eu detestava aquilo que eu aprendia no colégio. Se bem que eu também detestava Química. Aprendi que o problema era com os professores, e sim, eu tive um professor de História muito bom, pena que foi o único. Geografia era apenas decorar a capital da Austrália ser Mont Serrat. O restante eram datas e fatos que não pareciam ter correlação entre si. Um saco. Ainda bem que tem vídeos de historiadores e geógrafos (e não professores de cursinho, viu, Brasil?) mostrando que História e Geografia não são apenas um amontado de fatos e datas, mas algo contínuo.

SHADIVERSITY

Shad define seu canal como eclético e ele gosta de muitas coisas, mas é fascinado por espadas. Não só isso, ele ainda fala sobre outras armas medievais e construções, também, desde cabanas até castelos.

ENGLISH HERITAGE

Gosta da Inglaterra e sua história? Taí o canal pra você! Fala um pouco das tradições e costumes. Não apenas sobre grandes e proeminentes figuras, mas o dia-a-dia do povo bretão. Para mim, o destaque fica a cargo de Mrs Crocombe, uma simpática – mas séria, claro, como condiz com sua posição – cozinheira inglesa que nos traz sobre costumes, como vestimenta, bordado e culinária britânica do Período Vitoriano. A bem da verdade, Avis Crocombe foi uma pessoa real, a serviço do Barão Braybooke e família em Audley End House (que você pode visitar). A produção é digna dos melhores documentários, com iluminação, atuação e caracterização perfeitas.

A propósito, Mrs Crocombe adorava este pudim de chocolate.

OVER SIMPLIFIED

História é algo denso e envolve muitos fatores. Não dá para aprender ao máximo de uma vez, mas e quando queremos uma explicação mais básica? O Over Simplified promete isso. Ele mesmo diz que é MUITO SIMPLIFICADO e vai direto ao ponto. É tipo as aulas corridas que você tem no colégio, mas de forma direta, sem o professor parar para chamar a sua atenção porque você estava no celular vendo o Over Simplified.

TOWNSEND

A Townsend & Son Inc. é uma fabricante e varejista de roupas de qualidade e de acessórios do século XVIII e início do século XIX. Eles são fornecedores de vestimentas e utensílios para produções teatrais, cinematográficas e televisivas. Seus vídeos são uma espécie de versão americana do English Heritage, em que mostram como era o estilo de vida nessa época. Ok, Napoleão e seus hussardos imperiais invadiram a Normandia durante a Guerra de Secessão e colocaram a Manchúria de joelhos (ou alguma outra bobagem que você aprendeu no colégio e mal se lembra). Mas e as pessoas comuns, como ficam?

EMPEROR TIGERSTAR

É um canal legal, mas tem horas que é meio monótono. Parecem animações powerpoint. Só vale mesmo pelas informações e mapas. Mas que parece powerpoint, parece!

ALTERNATE HISTORY HUB

O famoso exercício mental “E se…”. E se a Alemanha tivesse ganho a Primeira Guerra Mundial? E se o Sul tivesse ganho a Guerra Civil Americana? E se a Rússia nunca tivesse existido? Um momento ou outro, todo mundo pensa no que poderia ter acontecido se algo que mudou a linha do tempo tivesse tomado outro rumo. É o que este canal se propõe a examinar.

GEOGRAPHY NOW

Paul tem um canal muito bem-humorado sobre geografia, abordando países reconhecidos como nações soberanas pela ONU, abordando política, relações diplomáticas e demografia. Na parte do Brasil ele aborda a imensa guerra entre as pessoas que chamam biscoito de biscoito e as que confundem biscoito com tapa na cara.

CGP GREY

Quando História e Geografia estão juntas, temos política, também. O CGP Grey aborda conteúdos geopolíticos por meio de animações com bonequinhos palito. Ele explica coisas como o que é União europeia, como o Vaticano é composto e como se tornar um ditador de sucesso ou, pelo menos, como se tornar um ditador sem ser assassinado no dia seguinte pelo seu próprio pessoal.


TECNOLOGIA

Ok, você é daqueles que pensa que tecnologia é computador. É muito mais que isso! É uma forma de projetar e redesenhar o mundo. Levar-nos a limites que jamais sonhamos antes. Então, não. Aqui você não verá canais de blogs de “tecnologia”, mas como ela tem sido aplicada ao longo do tempo.

CURIOUS DROID

Paul Shillito mora em Essex, no Reino Unido. Ele adora tecnologia, além de camisas espalhafatosas. Seu foco é tecnologia aeroespacial, mas também fala de outros assuntos, como Evolução Biológica e invenções.

MUSTARD

O Mustard segue a mesma linha que o Curious Droid. Tem poucos vídeos, mas também tem menos de um ano. O videografismo é ótimo e explica bem o que ele propõe.

VINTAGE SPACE

Amy Shira Teitel é uma historiadora espacial. O foco do seu canal é sobre história do voo espacial, além de coisas que a deixa curiosa, e vai deixar você curioso também.


MATEMÁTICA

Matemática é linda e maravilhosa, mas contas e números não são matemática. Assim como um carpinteiro usa martelos, pregos, cola e madeira, a Matemática usa contas e números (às vezes letras) para entender o mundo e a trabalhar com ele. Você acha que os vídeos a seguir vão te ajudar a passar no Vestibular? Esqueça! Eles são para você entender a Matemática e não decorar como resolver questões que professor passa.

NUMBERPHILE

Desde elipses até a compreensão de topologia, o Numberphile explora a Matemática de forma cativante. Por exemplo, eles imprimiram uma etiqueta de uma milha (1609 metros) de comprimento com o número Pi até que chegasse à outra borda, perfazendo um milhão de dígitos! Claro, sendo um número irracional, o Pi ainda continua depois daquilo, mas há coisas escondidas dentro deste número fantástico!

MATHOLOGER

Burkard Polster apresenta o Mathologer. Ele é professor de Matemática da Universidade Monash, na Austrália. Assim como o Numberphile, ele apresenta características e curiosidades sobre a Matemática, como números de Fibonacci, paradoxos, teoremas de Euler e Fermat etc. Aliás, por falar em Numberphile, o Mathologer corrigiu um erro que o Numberphile cometeu em um de seus vídeos.


Mas, André. Quase todos esses canais são em inglês! Je don’t hablo ingrêis!

Pois é. O número de canais brasileiros referenciados é diretamente proporcional à qualidade deles. Eu até citaria o meu, mas estou na fase de só colocar vídeo de qualquer jeito depois de só tomar flag e strike do YouTube, além de não ter dinheiro e tempo para produzir coisas melhores. Pelo menos, eu não coloco vídeo dizendo que energia não existe ou minto dizendo que gastei 30 mil reais para produzir um vídeo com a desculpa que contratei um astrofísico, para no fim acabar fazendo um vídeo no YouTube Spaces, totalmente de graça, cheio de erros conceituais.

De qualquer forma, já que você não sabe inglês, que tal aprender? Para isso, tem o canal…

Learn English with EnglishClass101


Ah, sim. este artigo foi inspirado no artigo do Cardoso, que listou seus canais favoritos. Não é kibe, é inspiração, já que apenas um canal que ele listou está relacionado aqui. O Cardoso até tem um canal no Tubo, mas é preguiçoso para colocar vídeos lá. Tsc Tsc.

Pesquisa mostra que sexismo do bem faz muito bem quando convém
Faculdade de Medicina tem cadeira de Espiritualidade. Vai um passe aí?

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!