Cartinha aos futuros cientistas

Eu recebo muitas mensagens. Algumas me elogiam, outras tiram dúvidas, outras reclamam que eu sou muito ácido e ofendo o coraçãozinho puro das pessoas. Agora, uma mensagem que eu recebi chegou a ser tocante. Uma menina de 18 anos que quer fazer Ciência, mas ninguém disse como, e vemos que há algo muito errado no Brasil, quando nem mesmo professores parecem ter amor pelo que ensinam nem se entusiasmam.

Assim, vou reproduzir o e-mail e respondê-lo aqui mesmo.

Assunto: Curiosidade

Ok na verdade é uma dúvida. O título foi meramente uma ilusão o que eu preciso é de uma ajudinha. Sempre tive o sonho de ser cientista e sempre amei biologia, química e… quanto á física eu amava a teoria e entendia as fórmulas e tudo despertava a minha curiosidade na física, mas na hora dos exercícios sempre era e é difícil para mim,  tenho 18 anos então: ano passado fiz o terceiro ano e estudei tudo incluindo física mas meus professores de física e só os de física  não permitiam tirar dúvidas dos exercícios nos intervalos, apenas da teoria e durante a aula ( o que eu fazia). Portanto, eu não sou uma gênia. Mas por saber resolver os exercícios de matemática, química, biologia e história eu passei para física na UFPR e  mesmo sem oportunidades para tirar minhas dúvidas das questões eu continuo com o sonho da ciência. Mas o curso, soube, é o com maior desistência. Por isso sabendo que eu não sou craque em física (só em química e biologia) mas que quero muito ser cientista para compreender o mundo e obter respostas às minhas perguntas vocês cientistas acham que eu consigo fazer física? Tenho a vaga e preciso preenche-la ou não até agosto.

Antes de tudo, quero falar com você, professorzinho vagabundo. Senta aqui, senta. Ótimo!

VOCÊ É UM MERDA!

Você não merece meu respeito. Você não merece educação. Você é um lixo! Um câncer educacional. Um imundo ridículo, cafetão de Ensino, um desclassificado que nem para amar o que ensina você presta. Você não ensina, dar matéria no quadro, seu retardado estúpido, NÃO É ENSINAR! Você e seu Paulo Freire deveriam ser extirpados da face da Terra, dando lugar a professores de verdade. Esta escória educacional da qual você faz parte viceja no ambiente pútrido que se chama Educação Brasileira, pois vermes como você adoram merda, pois se sair dela, morrem.

Esta monstruosidade não tem nome. Um vagabundo que não dá atenção aos alunos, nem que seja para falar de sua própria área é o pior dos males. Não há quem não goste de falar um pouco do que ama, e um verdadeiro professor amam a sua disciplina, fará de tudo para que outros o compreendam e A compreendam. Não posso admitir que um professor não olhe com paixão pela sua disciplina, e a desculpa "ganho pouco, sou massacrado, não sou valorizado" é conversa pra boi dormir. É desculpa furada de sua própria incompetência. Não está sendo recompensado, peça demissão, seu idiota, não polua um colégio com sua presença infecta.

A Ciência é a coisa mais linda que pode existir. Eu levanto de manhã, abro os braços, fecho os olhos e inspiro o ar puro. Eu sei que o calor do Sol é por causa de milhões de toneladas de hidrogênio se comprimindo e se transformando em outros elementos, gerando luz e calor, cujas emanações eletromagnéticas viajam à velocidade de 3×108m/s. Eu sei que o ar que eu inspiro entra pelas narinas, descem pela traqueia e se dirigem para os brônquios, indo pelos bronquíolos e terminam sua jornada nos alvéolos pulmonares, onde haverá a troca gasosa. O oxigênio será usado na oxidação das substâncias oriundas dos alimentos, gerando energia química e aquecendo meu corpo, pois sou um ser vivo com sistema termorregulador. Eu sei que cheguei neste ponto por causa do longo processo evolutivo, e esta evolução me deu capacidades de desenvolver inteligência, criar a Matemática, Engenharia, Medicina, Farmacologia, Biomedicina etc. Eu sei disso tudo porque eu respiro Ciência, eu leio Ciência, eu respeito a Ciência…

I FUCKIN’ LOVE SCIENCE!

A Ciência nos deu tudo isso e ainda mais, e um professorzinho RETARDADO não dá a menor atenção? E esta escória é tida como "OS" educadores, quando seus trabalhinhos não servem para limpar a minha bunda!

Esta é uma carta a você, que me mandou o e-mail, a você que tem a mesma dúvida, a você, você e você que pensam em fazer algo na área de Ciência.

DO IT! JUST DO IT!

A humanidade precisa de vocês! O Brasil precisa de vocês. Caraca, EU preciso de vocês, para pesquisar novas tecnologias, gerar conhecimento, desenvolver equipamentos de alta precisão, tecnologias médicas, novos medicamentos, tratamentos que sequer são imaginados agora. Nós precisamos de vocês, jovens cientistas, não daquele lixo de professor que chega, tasca a bosta da matéria no quadro e vai embora. Minha sobrinha de 3 anos pode fazer isso! Um macaco amestrado faz isso com um pode de aspirina nas mãos.

A vida é dura, você, minha remetente, terá dificuldades, terá que estudar muito. Eu estudei, eu consegui. Se eu não sigo a carreira acadêmica é outra história, mas tento trazer para meus alunos o brilho do que significa ser cientista. Eu estudei muito, lustrei as carteiras da faculdade com a minha bunda até entender o conteúdo. A biblioteca era a minha amiga e eu estava na Idade das Trevas, pois não existia Internet. Hoje, você tem o mundo na ponta dos seus dedos ou um Facebook incitando a linchamentos. A escolha das duas pílulas é sua!

Eu cheguei lá, muitos chegaram lá e muitos outros chegarão! Você pode ser mais uma, basta querer. O Jedi é o cristal da Força, e a Força é a lâmina do Coração. Você tem o coração, ao querer saber mais. Somente um cientista sabe que as dúvidas abrem as portas. Quem sabe das coisas não é cientista, e sequer é sabido. Quem sabe das coisas é idiota arrogante, o cientista sabe que precisa saber mais. Seu coração já está com a Ciência, ele é seu fundamento. O verdadeiro cientista têm dúvidas, pois esta é a nossa primeira virtude. O verdadeiro cientista é aquele que simplesmente pensa "Por quê?". O verdadeiro cientista é aquele que busca conhecimento, nem que seja mandando um e-mail para um blog como o meu.

A jornada é árdua, muitos irão dissuadir você. Você decide e eu não recriminarei aquele que não conseguir, pois não há fracassos na vida do cientista, existe o conhecimento da experiência. Ser cientista é mais do que cursar uma faculdade, é algo quase espiritual, é algo de nossa vontade.

Assim, se você ainda quer, SEJA! Seja o que quiser ser, mas só peço uma coisa: Não traia nenhum dos seus colegas cientistas, do passado, presente e futuro. Seja cientista, mas seja com honestidade e dignidade, e todos lhe respeitarão, ainda mais se você respeitar os outros pelas horas dedicadas ao trabalho.

Eu redirecionei este e-mail a todos da equipe do SciCast, da qual eu faço parte. Eles são cientistas, mesmo que alguns não tenham formação científica, mas a Ciência é mais que uma formação, é uma paixão, um amor, e é isso que nós temos. Imagino que cada um dos participantes irá mandar uma mensagem. A minha é esta e é pública. Espero que você aceite minhas palavras, pois é meu testemunho, meu legado, meu desejo de ver mentes brilhantes brilhando no desolado vácuo da ignorância, trazendo a iluminação do conhecimento a todos, nos tirando da barbárie.


7 comentários em “Cartinha aos futuros cientistas

  1. Até eu quero voltar a estudar ciência depois desse apoio. E bem feito para os merdas, que tomaram um belo esfregão, sem sabão e cheio de areia.

  2. Eu compreendo a futura cientista. Também cursarei física ano que vem, porque a amo de paixão, mas resolver exercícios era uma aventura: Aqui na escola só ensinam aula teórica e as atividades estava relacionada com o cotidiano.
    Me incentivaram a ser físico experimental, mas de acordo com Sheldon, isso é apenas brincar de ciência. Pois sim!

  3. Meus sinceros desejos de boa sorte à nossa amiga. Também tenho um histórico de não ser lá muito habilidoso com física apesar de nunca ter tido problemas maiores com matemática. Sei bem como é.

    Gostaria de comentar: estou no primeiro semestre do curso de física — inclusive, assim que soube da aprovação, enviei um e-mail falando sobre como o Cet.net foi importante nos anos que precederam o vestibular (e fiquei bem chateado por não ter recebido alguma resposta :roll: ) — e nem preciso de trilhões de semestres de experiência pra dizer: física é muito legal e creio que vale a pena o “sofrimento” intrínseco ao curso.
    Eu também sempre fui bem preocupado com esse ponto aí de ser um pequeno desastre em física, apesar de sempre gostar muito. Mas agora, de dentro do curso, eu diria que uma compreensão razoável de inglês e (principalmente) realmente gostar de ciência resolve todos os possíveis problemas no início do curso. Ter em mente que é um curso complicado ajuda também.
    Mas mesmo assim, ciência é muito legal. Se matar para entender as particularidades do atrito, dar uma espiada em física de plasmas antes mesmo de saber se você foi bem na P1 de cálculo, se aventurar em livros sobre semicondutores, perceber que o voo de um pombo visto através das lentes da física se torna uma coisa magnífica… Isso tudo é muito legal.

    Por favor, esqueça um pouco a dificuldade, taxa de desistência, desvalorização da profissão, etc. Tá certo que é meio desesperador não entender alguma coisa e saber que aquilo será cobrado em breve, além de ser meio desanimador esses papos envolvendo física e dinheiro. Mas esqueça essas coisas e tenha em mente que você vai passar a frequentar um lugar que ensina a linguagem da natureza. Sei lá, eu acho que isso é quase um superpoder.

    Enfim, boa sorte!

    1. Oh, man…

      Eu recebo muitos e-mails todos os dias. Volta e meia algum se perde da minha vista. Outros eu vejo, mas não tenho tempo hábil de responder. Eu vi seu e-mail e achei muito legal, só que eu tinha visto pelo celular e não tive tempo de responder na época. Mal aê.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s