A Termodinâmica

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eu demorei muito tempo para escrever este artigo. É grande, mas não tão denso a ponto de ter problemas de compreensão, eu espero. Tentei abordar tudo o que entendia por Termodinâmica, e informações paralelas com histórico de alguns personagens.

As Leis da Termodinâmica são a representação teórica do que acontece. Elas explicam o Universo e como a energia é o que é, bem como tudo o que está à nossa volta se tornou naquilo que vemos, sentimos e analisamos.

Quando Heron de Alexandria resolveu ganhar dinheiro com seus conhecimentos, e levou vários sábios a entender como poderiam fazer mais por menos, demorou vários séculos para finalmente entendermos nosso lugar nisso tudo. E nosso lugar é o final da fila de poltronas dentro do imenso cinema no qual passa a Grande História.

Temos muitas dívidas com Guerick e suas máquinas pneumáticas, Bécher, mesmo que safadinho, e suas teorias, Papin, Savery, Newcomen, Watt e os criadores da primeira usina nuclear. Muitas das máquinas são peças de museu, e nos contam uma história bonita sobre o que é tentar desvendar os segredos da Natureza e tentar dominá-la. Os primeiros que fizeram uma roda girar com compressão de gases, para depois detoná-los e mover pistões foram responsáveis em colocar o Homem na Lua. Não existe saber isolado, não existe teorias obsoletas. Elas simplesmente foram substituídas por outras melhores, mas eu ainda acho o máximo passear numa maria-fumaça. É o triunfo da Ciência vencendo distâncias.

Aproveite cada erg de suas energias para refletir no que toda essa viagem significou. Pois você é a mais fantástica máquina térmica que existe, apesar de ser estupidamente ineficiente. Pelo menos, você tem condições de entender toda essa maravilha, e isso faz toda a diferença.


Para saber mais

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11