Ciência não é Mendicância!

Tem coisas que me incomodam. Uma delas é a atual mania de ficarem mendigando atenção. Aliás, em qualquer caso isso é irritante, mas pior ainda é quando vemos o conhecimento científico implorando para ser aceito. Cientistas produzem conhecimento diariamente, produzem novas técnicas, novos materiais, novas tecnologias etc. Ainda assim, é ridículo como é necessário ficar com um pires na mão, olhos caídos, biquinho e dizendo "Por favor, acredite em nós!"

E isso ainda é mais que evidente quando o tema é Evolução Biológica. Por favor, gente, acreditem em séculos de pesquisa científica. Acreditem em pesquisas, experiências laboratoriais, artigos científicos etc. Por favooooooooooooooor, acreditem em nós! Isso é patético!

Mais um livro sobre Evolução  está prestes a ser publicado no Brasil: "Por Que a Evolução é Uma Verdade", do biólogo americano Jerry Coyne (lá fora, foi publicado em 2009. Brasil sempre em cima do lance!).

O título é apelativo, imbecil e transforma a ciência numa pobre coitada, necessitando arduamente de ser acreditada. Como coisa que a escumalha que defende Criacionismo mudará de ideia se o ler. SE o ler.

Mas, claro, os luminares do Design Intelijumento e CriaBURRIcionismo irão ler sim. Eles sabem muito bem o que é Evolução, e burro são vocês se acham que eles não sabem nada sobre Evolução. Sabem, mas não é interesse deles em admitir. A questão é totalmente outra.

O livro em questão não é pro leigo, é pra quem entende um pouco do assunto se deliciar, e ter uma confirmação do que já sabe. Quem não acredita, sequer o comprará. Simples assim. Nenhuma pessoa que acredita em bobagens astrológicas  lê livros provando que Astrologia é o que é: uma farsa. O leigo precisará de muito esforço, apoio e convencimento para ler livros assim.

Quanto mais livros melhor?

Não sei responder isso, pois chega a um ponto que tudo foi dito e explicado. Não sei mais oque se tem a dizer. E, curiosamente, esta mendicância acontece apenas com a Evolução, em que parece-se esquecer que 25% dos norte-americanos não acreditam nem que a Terra orbita o SolFonte. Quantos livros de divulgação científica insistem "A Terra orbita o Sol! A Terra orbita o Sol! A Terra orbita o Sol!"? Nenhum, porque é mais que óbvio, mediante 500 anos de ciência astronômica… Correção: Mais de 2000, pois Aristarco de Samos já falava isso, mas ele não tinha a fama de Ptolomeu, o Zé Ruela que também inventou a besteira da Astrologia.

Eu procurei no Google Books por "Why Astrologys is True". Resultado? Pois, é. "Why Creationism is True". Hummmm.

Essa mendicância implorando para acreditarem na Ciência só faz minimizar sua importância. Porque, né? Jucelino da Luz não fica toda hora implorando para acreditarem nele. Pelo contrário: ele escreve uma atrocidade e todo mundo acredita [1][2]. O famoso "vai que é verdade" só existe nesses casos. Por exemplo

Encontraram pegadas do Pé Grande!
– Não encontrei nenhuma evidência disso!
– Vai que é verdade?

Astrologia prevê o comportamento das pessoas.
– Cadê a prova?
– Vai que é verdade?

Meu vizinho falou que conversa com espíritos.
– Ele gravou, filmou ou tirou foto?
– Vai que é verdade?

Jesus é o nosso Salvador!
– Mas a Bíblia se contradiz muito nesse ponto e não tem evidência histórica!
– Vai que é verdade?

O Homem pousou na Lua em 20 de julho de 1969. Temos fotos, gravações, inclusive dos seus rivais: A URSS!
– MENTIRA! NÃO É VERDADE! FOI O KUBRICK QUE GRAVOU! ILLUMINATIS!
– Você prestou atenção quando eu disse que a própria URSS confirmou?
– Tinha gente da CIA lá dentro!

Aquecimento Global é mais do que evidenciado!
– Mentira! O Felício da USP disse que não é verdade!
– Ele não disse que camada de Ozônio não existe? Sabemos que existe. Temos provas.
– Não importa. Até o Molion concordou com ele.
– Mas o Molion disse que o gelo da Antártida está aumentando, mas as evidências por satélites mostram que ele está errado.
– Você está sendo manipulado pela Imprensa Golpista!

(nenhum desses diálogos foi inventado)

Não importa o que você fale, nunca será o bastante. Não importe quantos livros mendigando atenção, eles não estão sendo lidos por quem realmente precisa ler, porque estas pessoas que precisam ler este tipo de livros não leem esses livros e é por isso que continuam falando bobagens.

Eu sigo a filosofia: Meus artigos estão aí: escrevo para quem quer ler. Voc~e não quer ler? DANE-SE! Não vou mendigar atenção, pois não tenho probleminhas de aceitação. Não gostou do que eu escrevo ou como eu escrevo? Tem sempre um site sobre o Bob Esponja com o qual você pode se deleitar.

Com essas ações do tipo "Ninguém me amaaaaaaaa, ninguém me queeeeeeeeeeer" é que ninguém leva a Ciência a sério. Está na hora de nos darmos valor, de nos posicionar. Se houvesse uma posição um pouco mais endurecida, do tipo:

– Meh, para que construir satélites?
<pega o celular com GPS do sujeito, joga no chão e pisa em cima>
– Então, você não precisa disso. É inútil.

– Não vacinarei filho meu, porque acho errado
– Presa por maus tratos a incapaz e tentativa de homicídio!

Sim, chega a um ponto que temos que ser extremistas. Porque chegamos ao extremos de termos gente burra, estúpida e iletrada em demasia. "Professores" que alegam que não somos animais, diretores que dizem odiar a Ciência, gente que toma decisões importantes sequer erradicar ensino de Ciência em prol de "outra teoria" da origem das coisas (só a teoria dele, claro), enquanto cientistas e pesquisadores ficam "eu pudia está rôbandu, eu pudia está matando, mas estô aqui umiudemente pedindo para lerem este panfretinho. Pur favooooooooooooor"

Como eu disse, é patético. Ninguém respeita alguém assim! E quem divulga isso, dessa forma, também é errado. Então, nunca reclamem quando as minorias idiotas se tornarem maioria, e você for governado por elas.

Mas parece que este dia já chegou. Escondam-se como ratos, então, e nunca reclamem que ninguém se importa com a Ciência. Vocês mesmos não a deram o devido valor!

3 comentários em “Ciência não é Mendicância!

  1. A preguiça mental, de raciocínio dos brasileiros se alastra como praga. Querem coisas impressionantes, maravilhosas, mas que não precisem pensar muito pra entender. Ah, química, física, astronomia, essas coisas têm “muita conta”. Mas a novela fala de reencarnação, mediunidade, a arte imita a vida e tal…É soda(cáustica).

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.