Manifesto em prol do Heliocentrismo

Nós, do Comitê Astronômico Brasileiro, no que urge o tópico, vimos por meio desta declarar, para todos os efeitos, declarar nosso repúdio em usar nosso nome em agravo ao conhecimento científico. Alegações absurdas em defesa de "teorias" tidas como científicas, mas que não passam de um despautério, um descalabro, uma coisa atroz. Nós entendemos que várias crendices, digo, várias posições filosófico-religiosas têm espaço num sistema democrático do Estado de Direito, como é o caso do Brasil. Temos, não obstante, que salientar certas coisas, pois há muita coisa saindo do controle, é é imperioso que esclareçamos alguns pontos que ainda parecem nebulosos.

SISTEMA SOLAR

Por mais que muitos grupos tentem impor isso, a Terra não é o centro do Universo, não é o centro do Sistema Solar ou centro de qualquer coisa. O que vemos durante os fenômenos de Dia-e-Noite tão-somente é o feito do conceito de referencial inercial. Quando estamos num carro em movimento, apesar de parecer que estamos parados e tudo se move ao redor, é exatamente o contrário. Estamos nos movendo, nós, passageiros, o motorista, a fitinha de Nosso Senhor do Bonfim presa no retrovisor e a imagenzinha de São Cristóvão sobre o painel. O carro está em movimento, não importando se em relação ao motorista estamos parados. Para o caminhão de lixo que está parado, e estamos prestes a nos chocar com ele, estamos nos movendo. E rápido!

A Terra gira numa órbita elíptica, cuja trajetória é facilmente calculada, e cujos movimentos são previstos pelas 3 Leis de Kepler. Kepler não era um ateu satanista ouvinte de Iron Maiden e com camisa autografada pelo Ozzy Osbourne. Num dos pontos focais desta elipse fica o próprio Sol.  Fique de frente para uma lâmpada acesa e coloque a mão na frente. Você não consegue ver a lâmpada, mas se manter tudo parado e apenas deslocar a cabeça, é a lâmpada que está se movendo?

A LUA NÃO TEM LUZ PRÓPRIA

Por mais que alguns grupos religiosos que se julguem inerrantes digam em seus livros que a Lua é um "luzeiro", a verdade é que ela tem tanta luz própria quanto a parede da sua casa cada vez que você liga o interruptor e a lâmpada se acende. A Lua não tem luz própria, ela apenas reflete difusamente a luz oriunda do Sol. Revoguem-se textos que tragam o contrário.

O SOL NÃO PARA, PORQUE NÃO SE MOVE

Apesar de ser meio óbvio, algumas coisas têm que ser reiteradas,e  é nosso dever apontá-las: Não, o Sol não se move em relação à Terra. Se ele não se move, ele não poderia parar. E mesmo a Terra não para. Temos que tirar as pessoas da crendice e mostrar que o Universo é lindo e incrível, mas este tipo de mágica, o Universo ainda não faz, ainda mais por causa de meia dúzia de gatos pingados no meio de um terreno vagabundo como aquele da Palestina da Idade do Bronze.

FOTOSSÍNTESE PRECISA DE LUZ

Nenhuma planta consegue fazer fotossíntese sem luz. Assim, antes de haver seres fotossintetizantes, é preciso que já houvesse luz solar, porque nem mesmo lâmpada incandescente tinha na época, e não era por causa do governo proibindo seu uso para economizar eletricidade. Nós repudiamos qualquer texto que sugira que havia plantas antes de estrelas, nosso Sol inclusive. Fotossíntese precisa de luz e sua mente também. Esperamos que as pessoas se conscientizem disso e percebam que acreditar neste tipo de crendice não fará o mundo melhor, mas poderá piorá-lo muito.

ARCO-ÍRIS NÃO COMEÇOU DE UMA HORA PRA OUTRA

Eu sei, temos que respeitar opiniões. É nossa posição oficial, claro. Mas também é uma temeridade que muitas crendices e mitos continuem se perpetuando. O arco-íris é apenas um efeito de refração da luz, passando por gotículas de água suspensas na atmosfera. Não foi nenhum presente, lembrancinha ou reconhecimento de firma de algum contrato ou pacto! Sim, sabemos que isso é esquisito, mas quem somos nós para mandar nos outros? O que não podem é tentar alegar que isso é conhecimento científico, embasado em provas.

É por causa desses pressupostos que nós, membros do Comitê Astronômico Brasileiro achamos que se a gente precisa dizer o óbvio, porque estamos rodeados de idiotas, idiotas por todos os lados e é preciso fazer manifestos para dizer coisas que se ensina no Fundamental, então temos certos problemas.

A Sociedade Brasileira de Paleontologia divulgou um manifesto em defesa da validade da Teoria da Evolução, porque, PORQUE, somos um país muito culto e letrado, cuja população não acredita em mandingas, feitiçaria, zumbis palestinos, cartomantes, quiromantes e farsantes em geral. É uma piada de mau gosto ter que divulgar um manifesto assim, apesar de necessário, e mais apesar ainda que ele só será lido por quem já sabe dessas coisas, porque o populacho inda está ocupado, fazendo mimimi sobre quem foi eleito nas últimas eleições.

Farei um manifesto em favor do Heliocentrismo, cuja validade é que nem as petições online: não serve pra nada, e estas bobagens criaburricionistas ainda terão MUITO espaço na mídia e influência política!

Ah, sim! Esta aqui foi a sua SEXTA INSANA!!


Fonte: Reinaldo José Lopes

5 comentários em “Manifesto em prol do Heliocentrismo

  1. Quando vejo esses textos seus André, me fica a dúvida se você estava com o texto na mente e resolveu soltá-lo sem motivos ou se ouve um estopim, um catalisador que lhe impulsionou a escrever!

    Parabéns!

  2. Esse tópico do André me fez lembrar uma boa surpresa que tive essa semana. Um desenho brasileiro, chamado “O show da luna”, que meu filho adorou, expõe de maneira clara e divertida utilizando sempre de conceitos científicos vários temas, tal como:

    – O fato da lua não ter luz própria e o movimento das marés;

    – A refração e como isso nos faz achar que a estrelas estão piscando e são pontudas, quando na verdade possuem luz contínua e são elipsoides ;

    – Como se forma o arco-íris.

    Enfim, coincidentemente um monte de assuntos que o André lembrou, quem sabe com mais iniciativas assim as próximas gerações não sejam um pouco mais “informadas”.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s