BRICS é o acrônimo envolvendo a letra inicial dos países que fazem parte dele: Brasil, Rússia, Índia e China. Antes, a Rússia mostrou o dedo médio pros EUA mandando o primeiro satélite, o primeiro ser vivo e o primeiro ser humano ao Espaço. Tudo bem, os EUA mandaram os primeiros homens à Lua e achou que ganhou a corrida espacial, como se ir à Lua fosse alguma meta dos filhos de Stalin.A China está em preparativos para enviar sua primeira sonda à Lua. A Índia riu e disse "losers, a parada agora é Marte".
O Mars Orbiter Mission decolou às 09:08 GMT do Centro Espacial Satish Dhawan, na costa leste do país. Brasil? Bem, nossa única especialidade em astronomia foi mandar cientistas pro Espaço… da maneira errada.
Ver a Índia conquistar o espaço é algo que soaria feijão com arroz. Os caras inventaram o MOTHERFUCKING ZERO! Pensem nisso: eles fizeram toda uma diferença ao usar o zero como marcação e lançar as bases da numeração posicional. Báskara, já livre do dukkah, está no Nirvana, e entoou um mantra de veneração. Os séculos de conhecimento acumulado, usando uma matemática que Newton tiraria de letra (ainda mais porque foi ele quem a inventou) se reuniram e a Índia, outrora gloriosa em pesquisas científicas, voltou a brilhar, mostrando seu poder e grandeza. Não em armamento atômico, pois guerras não fazem ninguém grande. O brilho veio da exaustão de um foguete que levou uma sonda e esta sonda tem um alvo: Marte.
Go, Raj, Go!
O chefe da agência espacial da Índia disse à BBC que a missão iria demonstrar a capacidade tecnológica para alcançar a órbita de Marte e realizar experimentos. Bem, eles conseguiram. Eu não vi na hora que estava ocorrendo, mas sabia que conseguiriam. Jesus, assim como Loki, é um deus fracote que só faz curar verruga de velhinha. Ganesh é o cara e fez aquele foguete subir como se Shiva estivesse correndo atrás dele.
Segundo o planejamento, a sonda deverá chegar no planeta vermelho em setembro de 2014. Quase 300 dias de viagem, fazendo da sonda indiana a 4ª a chegar lá, depois dos EUA, Rússia e da Europa, com missões de sucesso até o planeta-guerreiro.
E o Brasil?
O Brasil deveria tirar sua inicial do BRIC´. É uma vergonha uma bosta de país onde gasta-se rios de dinheiro com estádios de futebol superfaturados e cursos universitários especializados em dar água pura pros pacientes e fazê-los acreditar que estão sendo tratados (estou olhando para vocês, pedantes da USP).
Brasil é o país onde tem núcleos para anormais, digo, núcleos paranormais na Universidade de Brasília e pesquisa-se a pseudociência da cromoterapia. [1] [2]
Não se consegue nem 40 mil reais para pesquisar mexilhões, tendo uqe os pesquisadores ficarem com pires na mão, pedindo ajuda do povo (no meu tempo, o nome disso era "mendigar", hoje chamam de "crowdfunding", para não passarem vergonha. Eu os compreendo).
O Brasil é uma vergonha em termos de pesquisa, desenvolvimento e, basicamente, ensino. Quando não conseguimos manter cursos universitários, se não pela falta de comida mas pela falta de um freezer, entendemos quais são as prioridades aqui e o que não são.
Eu vi o foguete indiano subir sem medo de encontrar os céus amigos de Hindra.Serão 780 milhões de quilômetros e estou maravilhado. Pena que brasileiros não fiquem. A ralé ainda acha que americanos inventaram o pouso na Lua e, provavelmente, subornou a União Soviética para não denunciar a fraude, que preferiu não colocar os yankees de joelhos de vergonha.
A foto tirada pelo Cardoso mostra qual é a nossa vocação:
E ainda corremos o risco de nem isso. Mudarei meu nome para Koothrappali.
PS. Estamos falando da Índia,que em todo filme de Bollywood tem que ter video clip.
Acompanhei o lançamento do VLT alguns anos atrás e estava muito esperançoso mas tudo deu errado e logo depois veio a explosão que alguns conspiracionistas dizem ser sabotagem,quanta besteira!A índia acaba de mostrar que com trabalho, competência e organização você consegue literalmente ir longe,lembrando que o custo desta missão é algo em torno de 1/10 de uma equivalente americana.Inveja…
CurtirCurtir
@Altair5, Correção,lêia-se VLS e não VLT.
CurtirCurtir
A Índia possui muitos físicos.
Formam milhares de universitários em ciências , física uma das principais. Dessa massa aparecem os expoentes.
Aqui fazemos o mesmo , só que com jogadores de futebol. Assim temos os melhores jogadores do mundo. Produto de exportação inclusive.
CurtirCurtir
hoje a noite estava falando com um amigo sobre isso..passou na TV as imagens do lançamento do foguete indiano. Comentei que nosso pais devia ter vergonha disso. Ele me disse o seguinte…….vai ver as condições dos pobres na India. Bom respondi…e as condiçoes dos nossos pobres como são? Mais ou menos as mesmas…ele disse…nosso sistema educacional é falho…realmente é e muito. E digo mais…Vai piorar.
Fui numa reunião da escola de meus filhos e o diretor disse…cuidem de seus filhos pois a escola não pode mais rodar um aluno…tem que faze-los passar.Meu piá vai começar o segundo grau ano que vem e comecei agora a tentar ensina-lo, mas vi que comecei tarde demais. Ta dificil colocar na cabeça dele conceitos básicos de biologia, química, física…alem de historia e geografia. Ou seja não aprendeu nada em quase oito anos de estudo. isso me deixa puto da vida.
Falei pra esse amigo: conhecimento é poder. Precisamos ter nossos satélites, nossos pesquisadores devem procurar medicamentos em nossa flora e fauna, se tem grana pra enfiar num estádio de quase 1 bilhao de reais teria que ter um resto de recurso pra fomentar pesquisa e desenvolvimento de produtos que gerem emprego, renda e dignidade em vez da esmola do bolsa família. Estou cada vez mais pessimista quanto ao futuro do Brasil, enquanto a baderna e a impunidade seguirem reinando por aqui tamo FU…. fugi um pouco do assunto desculpem mas é um pouco como me sinto.
CurtirCurtir
O sistema educacional está tão ruim que as pessoas nem sabem mais escrever, enchendo um texto simples de reticências desnecessárias, sem nenhuma função gramatical.
CurtirCurtir
É Andre,não conseguimos colocar satélite em órbita nem usando o foguete dos outros.Vexame total.
CurtirCurtir
Pra que fazer foguetes espaciais se podemos fazer estádios de excelente qualidade.
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa-2014/col-diz-nao-ter-preocupacao-com-goteiras-no-mane-garrincha,f5b79b093f9b3410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
CurtirCurtir