Céu com duas Luas? Marte e Lua juntos? BOATO!

Às vezes, a vida e a realidade parecem ser sem graça. O Sol se ergue, se põe, vem a noite etc. (sim, eu SEI que não é o Sol que se ergue ou se põe). As pessoas têm necessidade de ver “algo mais”, possuem a ardente vontade de ver maravilhas. Não que isso seja errado, pelo contrário! Levarmos uma vida desinteressante, onde nada nos satisfaz, nada nos surpreende, nada nos é belo, acaba matando parte de nossa essência. O problema é quando inventam coisas para servir de algo lindo e magnânimo, de modo a nos maravilhar com as coisas ao nosso redor. Daí começam aqueles malditos spams, divulgando besteiras, erros e bizarrices em geral. Daí eu, um dos Sábios Senhores do Ceticismo, tenho que refutar as sandices, sendo taxado de feio, bobo e chato; como foi o caso de mais um spam que recebi hoje: a historinha do céu com DUAS Luas.

Agosto é mês de cachorro louco, diz o adágio. Assim, parece que as pessoas ficam idiotizadas e acabam escrevendo besteiras, reenviando idiotices, falando abobrinhas e dando trabalho para os plantonistas do Centro de Caça-Besteiras do Ceticismo.net. Um belo exemplo é o e-mail que “divulga” um evento lindo e maravilhoso (sonoplasta, sons New Age, por favor) que é o que diz que apareceram duas luas no céu no dia 27 de agosto!

Ahá! Mas não são duas luas, não senhor! Quem vai aparecer ao lado da Lua é ele, o Senhor da Guerra, o Planeta Vermelho, MARTE! Isso mesmo, Marte estará muito próximo de nós e os detalhes estão no e-mail que eu reproduzirei abaixo (mantive a grafia EXATAMENTE do jeito que veio para mim).

“dUAS LUAS EM 27 DE AGOSTO”

O Planetário Internacional de Vancouver, da British Columbia – Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da Terra. Será no dia 27 de agosto de 2009.

Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código Maya, encontrado na pirâmide ao lado do Observatório Estrelar em Palenque, Chiapas – México.

Com este cálculo matemático Maya, agora os Mayas estão sendo vistos como os gregos da América, e orgulho da Guatemala.

Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltarão a ver este fenômeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009.

DUAS LUAS NO CÉU

No dia 27 de Agosto, à meia noite e meia, olhe para o céu,

O planeta Marte será a estrela mais brilhante do céu, e será tão grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de quilômetros da terra..

Não perca!!!

Será como se a Terra tivesse duas luas, e este acontecimento só se produzirá no ano de 2287.

Divulgue esta informação, pois nem

todos terão a oportunidade de rever.

Pra começo de história, que diabo é isso de Planetário Internacional de Vancouver? Desci até à Matrix e perguntei ao Oráculo o que significava aquilo. Depois de entortar facas, garfos e colheres – e eu ficar me perguntando se não estava de frente pro Uri Geller – ela me falou: Deixa de ser tonto, procura no Google! Resposta? Nada! Pesquisei por Observatory+vancouver e voilà! Encontrei o Gordon MacMillan Southam Observatory, ao lado do Centro Espacial H.R. MacMillan, em Vancouver, BC, o qual é operado pela Sociedade Astronômica do Canadá.

Aliás, vocês podem visitar o observatório. Uma boa indicação de como chegar lá é através do site Waymarking.com, especializado em locais turísticos. O site oficial do Centro Espacial H.R. MacMillan tem muita coisa interessante, incluindo uma área voltada para professores e informações em geral. Além disso, OHHHH, o que encontro? Exatamente uma REFUTAÇÃO a este boato, que vocês poderão ler AQUI, o qual traduzo abaixo.

Em primeiro lugar, este e-mail não veio do Centro Espacial HR MacMillan. Em segundo lugar, não haverá duas luas no céu, porque a Lua não estará visível na hora e data em questão.

Marte não será do tamanho da lua cheia nem será o objeto mais brilhante no céu – esta honra iria para o planeta Júpiter, o qual estará no sudoeste com uma linda vista brilhante nesse momento.

Marte estará a uma distância de 242,05 milhões de quilômetros da Terra e não 55,75 milhões  de quilômetros. Para encontrar Marte, olhe a leste, onde um triângulo de estrelas de cor vermelha será visível. Marte será o objeto mais à esquerda (ou mais setentrional) do triângulo.

A distância de 55 milhões de quilômetros da Terra foi em 2003. Algumas variantes do e-mail dizem que eles (a Lua e Marte) estarão bem no azimute, o ponto bem acima de nós. Só que não é o azimute que marca a altura máxima aparente de um astro no céu. O nome correto é Zênite. Erraram de novo!

Isso encerraria o caso, mas vamos brincar mais um pouco. O texto segue falando nos “Mayas”. Só isso mostra que é uma tradução muito o da mal-feita, posto que Maias não se escreve com Y. Mas parece que as pessoas pegaram a mania do 2012 e tudo tem que ser relacionado com Maias (leiam sobre a falsa “profecia” sobre 2012 AQUI).

O Universo é lindo, mas não deixará de seguir as leis da física só porque queremos que haja algum evento espetacular. Marte continuará seguindo sua órbita por muito tempo e não será por causa de um e-mail que ele aparecerá do tamanho da Lua. Aliás, se as pessoas parassem simplesmente para pensar (coisa que repassadores de e-mail não costumam fazer), imaginaria o seguinte caso: a Lua possui 1/6 do tamanho da Terra e é ela quem é responsável pelas marés, por causa de sua força gravitacional. Imaginem se Marte chegasse tão perto assim, ponto de parecer do tamanho da Lua. Suas forças gravitacionais influenciariam a órbita da Lua, a órbita da Terra e também as marés. O cenário não seria nada agradável, é melhor deixar onde ele está. Abaixo, damos a explicação que o site especializado em divulgação científica Zênite dá:

A Lua é 9 vezes mais leve e 8 vezes menos volumosa que Marte. Se o Planeta Vermelho ficasse tão grande e próximo, sua força gravitacional, somada a da Lua, ergueriam marés violentas o bastante para inundar nossas cidades costeiras duas vezes por dia. Pense de novo. Parece mais um pesadelo.

Se você receber um email com este monte de sandices, refute, mostre, ensine. Não apague apenas. Mostre o certo, não esconda. Você será um antipático, mas é melhor que ver um bando de idiotas seguindo igual massa bovina qualquer besteira que propagam. Por causa disso, disponibilizo o selo CAMPANHA DIGA NÃO AO BOATO. Vocês poderão usar à vontade, desde que indiquem a fonte.

35 comentários em “Céu com duas Luas? Marte e Lua juntos? BOATO!

  1. Nos seus artigos, vc parece ser ateu ou agnostico, mas nos comentários vc já disse que não é ateu. Só curiosidade mesmo e adimiração pela sua inteligência. Abraço

    Curtir

  2. …Se você receber um email com este monte de sandices, refute, mostre, ensine. Não apague apenas. Mostre o certo, não esconda…

    Ihhhhhhhh, acho não aconselhável não heim!

    Dia 09/08, recebi uma mensagem “motivacional”, do RH da empresa, referente á versículos bíblicos. Fiquei tão “fulo” da vida, que redigi um email refutando CADA passagem bíblica citada no email do RH. E escolhi “responder á todos” no mail.

    30s depois, recebo uma ligação do gerente de T.I da empresa, dizendo que não é para repassar este tipo de mail e blá blá blá… resumindo, uma mijada por telefone.

    E para piorar, coloquei para que o mail me avisasse quando fosse aberto por alguém. Hoje, dia 18/08 ainda recebo mensagems de que algum desgraçado do PR abriu a mensagem, no meu mail….

    Curtir

    1. Quem me mandou este email foi uma das “poderosas” da empresa onde trabalho. Eu refutei mediante o que escrevi aqui (mas não com tantos detalhes), com Reply All. Resultado? De noite um acéfalo repassou o MESMO email.
      .
      Perguntei ao Dr. Ockham o que ele achava e ele não titubeou: No seu trabalho as pessoas repassam emails sem ler.

      Curtir

  3. Também compartilho dessa estranha curiosidade com o Brinoh.

    **E, assim como o Brinoh, também tenho grande admiração pelo André.

    Curtir

  4. Se você mandar fazer e colocar essa camisa à venda eu compro!!!!! kkkkkkkkk
    A curiosidade continua. Deus, que merda é essa de YHWH? kkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  5. Eu sei que não tem nada haver com o aconticido mas eu queria saber como mudar minha imagem de exibição, aqui so aparece um boneco com a língua pra fora, thanks.

    Curtir

  6. André

    Estou estreando como comentarista em sua página.

    Tem um ditado, não sei a origem, que exemplifica bem esse comportamento bovino dos nossos irmão, frente aos mais variados tipos de boatos e mentiras organizadas.

    O ditado: “Todo dia levantam da cama um malandro e um otário. Se os dois se encontrarem, vai dar negócio”

    Abraço

    Curtir

  7. Acabei de receber este e-mail, e acabei achando vocês, porque fui procurar no google se isso era verdade. :lol:

    Acho que estou ficando cética. :lol:

    Curtir

  8. Jedi,

    Na luta contra o mal.

    O que acha do movimento de manifestação no dia 7 de Setembro em relação a corja de Brasília?
    Para você, qual seria a melhor maneira de demonstrar indignação aos seus governantes?

    Curtir

  9. Oh, André, uns dos Grandes Sábios do Ceticismo.Net. Do alto de toda sua omnisciência me responda. O que acontece no ensino-médio brasileiro que vejo tanta gente acreditando nessas bobagens e ainda divulgando-as? Não devemos criar alguma pena para quem viola as leis da Física?

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.