Perseverance e os seus próprios 7 Minutos de Terror


Adoro  ver a NASA dando significados científicos pros acrônimos que arruma

Quão difícil é pousar com segurança em Marte? Tão difícil que muitas mais tentativas falharam do que tiveram sucesso. A próxima tentativa será na quinta-feira, 18/02/2021. Pousar é tão difícil que os técnicos da NASA chamam de Sete Minutos de Terror, e eu até já falei sobre ele antes, quando o Curiosity pousou em Marte em 2012. Agora, mais um rover está a caminho: O Perseverance, pois só a Perseverança alcança o sucesso!

O principal problema é que a atmosfera marciana é muito densa rala para ser ignorada, ou a Perseverance virará um monte de metal retorcido, mesmo com a atmosfera finíssima em comparação à da Terra; entretanto, ela é fina o bastante para dificultar o uso de para-quedas. Como no caso da Curiosity, a Perseverance virá montada no colo do capeta, gritando “Aiôu, Silver”. A entrada fará diminuir muito essa velocidade, mas, como falei, a atmosfera é fina e não será o suficiente para uma frenagem proinunciada. Ah, sim, o vídeo a seguir diz que o atrito com o ar fará ficar incandescente. Na verdade é a compressão das moléculas que faz elevar a temperatura, mas eu traduzi do jeito que está, e sim, eu sou pedante o suficiente para corrigir vídeo da NASA. Lembrem-se: ele e feito para leigos, não para acadêmicos. Mas eu gosto de dar a informação o mais certa possível.

Voltando à amartissagem (uma “aterrissagem” em Marte), a Perseverance,  perderá muito de sua alta velocidade até o ponto de lançar um enorme paraquedas, a saber: o maior paraquedas supersônico já usado em outro planeta, mas isso dura o bastante para que se ativem foguetes que reduzam mais ainda a velocidade. Durante o pouso, a Perseverance fará algo que a Curiosity não fez: resgistrará imagens do que estiver acontecendo logo abaixo, de forma a escolher o melhor lugar de descida e mudar o trajeto para o ponto que a IA dela determinar qual será o melhor, ou menos pior lugar de descida.

Se até aí estiver tudo certo, um Sky Crane (um guindaste) pousará a Perseverance suavemente no solo, até que o rover esteja seguro no chão e os foguetes do módulo de pouso se ativarão, jogando-o para bem longe.

Aí, queridos, é só começar as análises e a busca pela vida marciana, além de outros estudos geoquímicos no Planeta-Guerreiro. Bem, vamos ao vídeo, legendado por mim. De nada.

7 comentários em “Perseverance e os seus próprios 7 Minutos de Terror

  1. Desculpe André; Onde se lê:O principal problema é que a atmosfera marciana é muito densa para ser ignorada,
    lê-se:O principal problema é que a atmosfera marciana é muito rala para ser ignorada,

  2. Acho um desperdício o modulo de pouso se destruir após a liberação do Rover.
    Poderiam tentar fazer esse modulo tentar um pouso controlado após deixar o Rover em segurança, sem muitos instrumentos científicos, só com propósito de tentar algo novo, igual estão fazendo com o Ingenuity.
    Claro, isso ia complicar bagarai a coisa toda e adicionar mais riscos à missão, mas tenho meu sagrado direito de meter o bedelho nas coisa da NASA.

  3. . “Como no caso da Curiosity, a Perseverance virá montada no colo do capeta, gritando “Aiôu, Silver”.”
    Me mijei de rir imaginando a cena…kkkkk

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s