Artigos da semana 32

Meu PC deu pau e tive que reinstalar tudo. Ou quase tudo. Por isso eu estive ausente ontem. De qualquer forma, eu não postei na semana passada o que eu tinha escrito naquela semana, então, estou postando duplamente. Meu PC está funcionando, os programas estão reinstalados. Tudo uma maravilha.  Estou aproveitando para fazer uma faxina, já que eu tinha muito lixo, coisas que estava testando e parei e outras que fui testar e nem comecei. Hora da limpeza. Tem horas que recomeçar é o melhor e mesmo um pé na bunda faz você andar pra frente.

Vamos aos artigos, agora?

Um nascer, passeio e poente. Uma viagem pela Terra

É fantástico o nosso planeta. Vemos o escuro se transformar dia. Podemos acompanhar o caminhar do Sol pelo céu, mesmo sabendo que é a Terra que se move. Vemos cenas magníficas, ainda mais quando estamos de fora, até que chega o cair da noite.


E no retorno, torno a ver o mesmo de sempre

O que eu mais costumo ver é gente enchendo o saco com medição da temperatura no pulso, o terraplanismo em tempos de Coronga. Não sei por que as pessoas se preocupam com isso.


Lei obriga supermercados a terem uma nutricionista impedindo pessoas de comprarem coisas que o supermercado vende

Imagine você indo no supermercado, cartão e dinheiro a postos para comprar um monte de guloseimas, daquelas deliciosas e que fazem o mal desgraçado, mas uma tia nutricionista está lá para lhe convencer que você só come porcaria,

lhe convencendo a não comprar aquelas coisas que o supermercado vende e lucra horrores.


O maravilhoso pio da Águia Espacial

A Nebulosa da Águia está situada a cerca de 6.500-7.000 anos-luz da Terra. Se viajássemos à velocidade da Luz (e nada viaja mais rápido que a Luz) demoraríamos quase 7 mil anos para chegar lá. É muito tempo. E isso sem contar com a dilatação espaço-tempo. Esses “quase 7 mil anos” são válidos apenas dentro da nave. A imagem acima, feita pelo Hubble, é apenas um pequeno trecho desta nebulosa; batizado de Pilares da Criação, estas estruturas são absurdamente enormes, com anos-luz de altura… ou pelo menos era assim há muito, muito tempo. Eles não existem mais, e se ainda os vemos, é por causa dos truques que a luz nos prega. Lembram que eu falei que demora quase 7 mil anos na velocidade da luz? Pois é.


O segredo triplo do guerreiro

Você deve gostar das Três Marias. Ela é um conjunto de três estrelas (duh!) bem distinguível no céu noturno. Na verdade, aquela é a constelação de Órion, o Caçador, e aqui no hemisfério sul aparece de cabeça pra baixo. Órion é uma constelação fascinante, e para se estudar melhor, é dividida em partes, por assim dizer. O GW Orionis está associada à região de formação estelar Lambda Orionis e possui um disco protoplanetário circuntrinário estendido.


Reflexões sabadinas sobre os ex-filósofos da Rede

Atualmente, na era dos apps, você entra no que quer e não vai pra mais lugar nenhum. O que prometia ser dinâmico virou apenas um lugar-comum com viés de confirmação. Quando não se gosta de um conteúdo, para por ali, ao invés de saber mais. Vídeos no YouTube e podcasts cimentaram isso, já que ninguém lê as descrições, o que por sinal são difíceis de serem vistas se for consumir o conteúdo pelo celular, mas o que eu quero abordar não é isso.


Isto tá fino na volta ao trabalho

Voltei ao trabalho. Tive uma linda segunda-feira sem fazer nada no colégio, acabando por ter que dar aula lá, no meio ao caos. Era rede não funcionando, as câmeras rateando e o Meet dando pau. Sim, eu ainda estou no online também, pois alguns pais são espertos e não quiseram mandar os filhos pro colégio. Meu trabalho que antes tinha duplicado, piorou. Ninguém pensou, em seis meses, em fazer exaustivos testes.


Professor real no cenário virtual

Dar aula em tempos de coronga está uma aventura, ainda mais se for no brasil, com as escolas voltando a funcionar e teremos lindas criancinhas corongadas compartilhando o melhor de si. Alguns lugares acharam que não valia o risco, mas também pensaram que seria de boa medida que o professor gravasse as suas aulas nas salas, propriamente ditas. Obviamente, nem todo lugar é retardado como o Brasil, então, procuraram uma solução pro professor estar na sala de aula sem realmente estar na sala de aula.


Next… Next… Next…

O mundo saiu da complicação em que você tinha que criar seus próprios programas e ajeitar engrenagens em computadores mecânicos, passando por linhas de comando, chegando no Next… Next… Next… do Windows 95, depois voltando a ficar complicado em que você tem que prestar atenção no que está fazendo ou vai instalar um monte de tranqueira no seu PC. A Windows Store não melhorou isso. Mas, pelo menos, resolvemos isso. Antes, aqueles maravilhosos programinhas Delphi que bastavam descompactar e hoje temos muitos programas portable, ainda que alguns sejam não oficiais.


Morreu mas passa bem

Por algum motivo que eu não sei, meu windows entrou e deu pau na memória e morreu. Puta que me pariu, será  que ficou corongado? Tentei restaurar o maldito, e nada. Ele não passava da ferramenta de diagnóstico, a qual eu tentei todas as macumbarias  para burlar, aquele maldito. Graças ao Nosso Senhor SSD, reinstalei tudo e entrou em atividade rápido, ainda mais que os discos de dados, MESMO estão em dois HD no gabinete.


Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s