O maravilhoso pio da Águia Espacial

A Nebulosa da Águia está situada a cerca de 6.500-7.000 anos-luz da Terra. Se viajássemos à velocidade da Luz (e nada viaja mais rápido que a Luz) demoraríamos quase 7 mil anos para chegar lá. É muito tempo. E isso sem contar com a dilatação espaço-tempo. Esses “quase 7 mil anos” são válidos apenas dentro da nave. A imagem acima, feita pelo Hubble, é apenas um pequeno trecho desta nebulosa; batizado de Pilares da Criação, estas estruturas são absurdamente enormes, com anos-luz de altura… ou pelo menos era assim há muito, muito tempo. Eles não existem mais, e se ainda os vemos, é por causa dos truques que a luz nos prega. Lembram que eu falei que demora quase 7 mil anos na velocidade da luz? Pois é.

O vídeo a seguir combina dados do Hubble (trabalhando com o espectro visível) e do telescópio Chandra (trabalhando na faixa dos raios-X). O processamento digital transformou os dados da luz em som, e podemos ouvir diferentes notas de diferentes intensidades, mediante os corpos que estão na captura da imagem, sejam estrelas ou simples poeira poeira envolta em gases, volitando no frio negrume do Espaço. (A imagem foi colorizada. Não era assim na realidade).

Vamos ouvir o pio da Águia:

A Nebulosa águia ainda é fascinante, seja em imagem ou som. Uma aspiração de nossos desejos por lugares novos, ansiando por desbravar fronteiras. Não é pra hoje ou talvez nem pro próximo século, mas há dez mil anos também jamais teríamos imaginado que visitaríamos a grande bola branca do céu noturno.

Um comentário em “O maravilhoso pio da Águia Espacial

  1. Isso me lembrou quando era criança ficava vendo as fotos num Atlas de Astronomia e no Cosmos (livro) e imaginando navegar pelo espaço naquela nave do Último Guerreiro das Estrelas.
    Depois aprendi o que realmente era e como funcionava essa tal de “velocidade da luz”. :’-(

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s