Os estranhos mares de Titã

O Senhor dos Céus contempla o infinito e além. Ainda que não seja tão poderoso quando o mais poderoso dos Deus, Saturno está tranquilo em seu leito etéreo, nas vastidões do Sistema Solar. Em volta dele, seus fiéis vassalos aguardam seu comando e o mais poderoso desses vassalos é o maior satélite de Saturno, mas ainda inferior a Ganimedes, o maior satélite do Sistema Solar, vassalo de Júpiter.

O que vemos a seguir é o fantástico terreno de Titã, com lagos de puro metano em estado líquido, ventos soprando etc.É um mundo em si mesmo.


Pequeno? Clica AQUI, então!

A imagem foi criada através de um monte de "pedaços" de fotos obtidas pelo radar da sonda Cassini, e este quebra-cabeças foi montado no mapa mais completo e detalhado da área, feito até agora. Na foto original (você clicou no link, né?) vemos o Pólo Norte ao centro e os "mares" aparecem em azul e preto, que nada mais são que metano no estado líquido, além de outros hidrocarbonetos. O imenso mar foi batizado de "Kraken Mare" (o mar de Kraken, que muito provavelmente ainda está lá… preso)

Como? Vocês querem videozinho? Por que não falaram antes?

Titã é estranho, como tudo o que escapa de nosso senso comum. Mas ninguém disse que mares e oceanos tinham que ser feitos de água. É amedrontador e maravilhoso ao mesmo tempo ver a topografia de Titã. Nossa mente entra em parafuso, já que as imagens são totalmente diferentes de tudo o que se viu até agora; mas ao mesmo tempo os satélites, planetas e estrelas nos fascinam e inspiram, na certeza que muito há para ser visto e aprendido.

Para finalizar, uma arte mostrando como e do que Titã é feito:


Fonte: Mãe da Criança

16 comentários em “Os estranhos mares de Titã

  1. Na minha opinião, a coisa mais linda do universo, é o próprio universo. Sem dúvida alguma. Mas, observemos o que representa a sonda Cassini. Saber que a humanidade foi/é capaz de construir objetos, que operam por décadas em um ambiente hostil como o espaço me faz lacrimejar, ou melhor, suar pelos olhos.

    1. @cloverfield, Eu fico imaginando o que realmente tem lá.
      A zona habitável do Sol se baseia no conceito de vida como a conhecemos. Acredito que pouca coisa evita que seres extremófilos (é assim mesmo?) existam nelas!

      1. @JCFerranti, Minha opinião: se depois de bilhões de anos desde a formação de um lugar como Titâ somente existam extremófilos seria por causa da temperatura muito baixa do lugar.
        Porque pelo que imagino e já li em alguns lugares, toda a química presente no lugar seria o necessário para desenvolver vida mais complexa.
        Como não entendo nada de química acho que o André pode dar um parecer melhor sobre minha opinião.

          1. @André, Agora me veio a mente uma questão: se a teoria da panspermia for confirmada talvez possamos encontrar extremófilos da Terra em diversas áreas do sistema solar por causa do meteoro que exterminou os dinossauros.

          2. E o primeiro ser vivo no Universo, que veio acabar aqui, apareceu como? É por isso que não compro essa tese de panspermia.

  2. São curiosidades que fascinam qualquer um. Titã realmente é um dos dos lugares mais fascinantes do nosso sistema de solar. Saber que é possível nadar em grandes concentrações de metano e etano líquido, que podem ser vistas na sua superfície é incrível.
    Mas há mais informações que devemos conhecer quando formos passar um dia em Titã. Graças a uma combinação de baixa gravidade superficial e baixa pressão atmosférica, se os seres humanos visitassem Titã equipados com um conjunto artificial de asas, poderíamos voar como pássaros.

    Yeahh, science, motherfuck’s, SCIENCE !!!

    1. @Almeida, Acho que o correto seria planar. Usar equipamentos elétricos ou movidos à combustão em uma atmosfera rica em metano seria má ideia. Ainda mais carregando um tanque de oxigênio.

  3. Mundos verdadeiramente alienígenas bem aqui, no quintal de nossa casa!
    Mal podemos imaginar o que estamos perdendo, neste Universozão grandão e sem portêra.
    Estas fabulosas informações vieram da ESA, dos europeus, que, finalmente estão se reencontrando com a pesquisa espacial de alto nível, herdeiros que são de Oberth e Hohmann.
    E o cara lá da White House achou por bem sacanear ainda mais a NASA e fazer os cientistas planetários americanos andarem de pires na mão, atrás de financiamento.
    Não é de se estranhar que a volta à Lua tenha sido realizada pelo Homo sapiens sapiens sinensis.

  4. Não tenho idéia de que monstro seja Punga, mas Ligeia seria do conto de Edgar??

    Seguindo a brincadeira, se no mar de Kraken o monstro está preso, então no mar de Ligeia podemos fazer os mortos voltarem a vida em outros corpos! Um mundo perfeito para orbitar Saturno :)

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s