Lua de Saturno tem titânicas quantidades de sal

Já falei aqui sobre a topografia de Titã, assim como o reflexo da luz do Sol nas águas dos oceanos de Titã. Seus imensos e gelados mares feitos de metano despertam curiosidade, ainda mais levando em conta que os únicos mares com os quais estamos habituados são feitos de água. Mas não é só isso. Estudos sobre a força gravitacional de Titã indicam que há muito mais escondido ali, e os dados não mentem.

E sim, eu sei que "Lua" só tem uma, que é a nossa. Eu sei que Titã é um satélite natural, e eu também sei que fazer um título divertido também faz parte da divulgação científica.

O dr. Giuseppe Mitri é pesquisador do Departamento de Planetologia e Geodinâmica da Universidade de Nantes, na França, uma instituição onde ele não tem uma página muito legal, por causa daqueles rãs sovinas. Então, vamos linkar a página dele no Google Schollar.

Os novos resultados vêm de um estudo de dados gravimétricos e topográficos coletados durante sobrevoos repetidos da Cassini sobre Titã durante os últimos 10 anos e UÁÁÁÁÁÁHHHHH Bem, leiam lá  o texto do Jet Propulsion Laboratory. Eu não vou repetir aquela bagaça toda.

A parada é a seguinte e o lance é esse aqui: a força da gravidade é acarretada por qualquer corpo que tenha massa. Senta a bunda aí, neutrino!

Assim, quanto mais pesado for um corpo, mais força gravitacional ele exercerá. Isso você sabe, já que eu falei várias vezes sobre isso. Usando os sensores a Cassini, os cientistas viram que Titã exercia mais .força gravitacional do que seu tamanho sugeria. O que poderia ser então? Bem, ele tem que ter maior massa. O que poderia ser? A conclusão é que haveria mais sais dissolvidos nos oceanos dele. Chegaram a dizer que era mais salgado que o Mar Morto, mas isso é para fins de comparação imediata, já que temos que falar o idioma do populacho. A comparação em si é idiota, pois os mares de Titã não só tem mais sais dissolvidos que o mar morto como também tem muito mais metano líquido. Se bem que apenas um copo de metano líquido faria ter mais metano que o Mar Morto.

Dados da sonda Cassini indicam também a espessura da crosta de gelo da Titan varia um pouco de lugar para lugar. Os pesquisadores disseram que isso pode ser melhor explicado se escudo exterior do referido satélite é bem rígido. Isso pode ser tipo "Grandes Coisas, quando oBrasil joga de novo?", mas é importante em termos de Ciência Planetária, pois entendendo planetas como Saturno e seus satélites, como Titã, por exemplo, entendemos como a vida na Terra evoluiu. Claro, você nunca fará nada com isso, quando nem mesmo acha que a fórmula de Báskhara fará diferença na sua vida. Mas muitas pessoas, diferente dos apedeutas, acham que o mundo é mais que comer, beber, dormir e ver novela da Globo.

A pesquisa foi publicada no periódico Icarus.e com ela sabemos um pouco mais sobre outros mundos, tão díspares do nosso, e ao mesmo tempo tão perto.

2 comentários em “Lua de Saturno tem titânicas quantidades de sal

  1. Titã, quais segredos você guarda para nós que desejamos do fundo do coração conhecer você é suas maravilhas?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s