Como divulgar Ciência like a boss

Diz-se que a Ciência é feita de fatos, assim como uma casa é feita de tijolos. Mas assim como um punhado de tijolos não são uma casa, a Ciência não é apenas um punhado de fatos. Entretanto, o mundo tem suas peculiaridades e tais podem ser um chamariz para entender o mundo em volta. Foi o que o Museu de Ciências no Canadá fez para divulgar o seu trabalho.

O Science Museum (cujo site está dando pau aqui) colocou vários outdoors pela cidade e alguns até no meio da rua, como uma grande caixa de areia para tigres, um outdoor dizendo que 2 onças (ou 56,7 gramas) de ouro poderiam recobri-lo por inteiro (e sim, o aviso em questão estava recoberto com essa quantidade de ouro), colocou balanças em elevadores dizendo que seu peso varia se você está subindo ou descendo (Einstein FTW) entre outras coisas.

Vocês podem ver os anúncios no site do Buzz Feed.

É muito legal este tipo de iniciativa e divulga a Ciência no dia-a-dia. mas, e no Brasil? Como estamos na Semana de Ciência e Tecnologia — 2012, resolvi fazer uma listinha dos principais museus de Ciência e Tecnologia. Clamando os poderes divinos do Twitter, eu consegui boas indicações, como estas abaixo.

AM

BA

CE

ES

GO

MA

MG

PB

  • Jardim Botânico de João Pessoa Benjamim Maranhão (não tem site). Av. Pedro II, s/n, Mata do Buraquinho,Torre. João Pessoa, PB CEP 58040-440. Tels.  (83) 3218-7880  / 3218-7883 Fax: (83) 3218-7882

PE

PR

RJ

RS

SC

SP


Sim, eu sei que é pouco e com certeza há muito mais, mas o ponto é exatamente esse: divulgação. Alguns sites são horríveis, parecendo terem sido feitos no Word e exportados pro HTML. Outros estão no blogspot, o que é uma vergonha ao saber que pagamos impostos, taxas, tributos e o cacete. Alguns que estão lá esqueceram de colocar o próprio endereço e os artigos na Wikipédia falam tudo, menos o endereço. Uma vergonha. Olhe como é simples para o Museu Aeroespacial do RJ:

Próprio Google dá o código para você copiar e colar. Se bem que o lindíssimo visual do site dá uma pista do comprometimento. O WordPress dá condições de fazer um site decente. Até mesmo o blogspot (benzo-me) oferece ferramentas, bastando querer. Mas Ciência aqui no Brasil é brincadeira, muitos cariocas sequer sabem a quantidade de museus aqui, mas o grande circuito turístico é Pão-de-Açúcar e o Cristo Redentor, com preços que mais parecem extorsão recebem uma inundação de turistas, enquanto que o Jardim Botânico do Rio cobra a vultuosa quantia de… 6 reais. 6 REAIS!

De qualquer forma, a lista está aí. Eu espero receber mais indicações. Pretendo fazer uma página só para essa lista e disponibilizar na área de destaques. A lista que está aqui é só um início. Quanto mais indicações que eu receber, maior será a lista e maior a probabilidade de Jesus descer à Terra para tomar chopp com vocês. O Poder é de vocês!

Meus sinceros agradecimentos a cada um que contribuiu. Muito obrigado, mesmo!

6 comentários em “Como divulgar Ciência like a boss

  1. Observatório Astronômico da Escola de Minas – Ouro Preto – MG

    Seeeee eu não me engano, abre aos sábados para visitação :smile:

    Curtir

  2. André, pode acrescentar na sua lista do Paraná o Fibra, da UFPR: http://fisica.ufpr.br/fibra/

    Esse aí é do pessoal de física da UFPR, campus politécnico (tenho alguns bons amigos trabalhando lá) que fazem a divulgação de alguns experimentos simples, mas interessantes, principalmente para alunos do ensino médio. Eu mesmo já passei muitas horas lá brincando, mesmo já estando no mestrado.

    No meu departamento (Ciência da Computação) tínhamos o museu da computação, mas por falta de espaço, doamos tudo para a UTFPR recentemente, e ainda não sei se eles já conseguiram montar uma exposição.

    Curtir

    1. @Oliver Rush, Eu estudo na UTFPR e já montaram a exposição do museu tecnológico, precariamente, diga-se de passagem. Mas está tudo à mostra em um dos corredores centrais do campus central. Pena que não tem muita informação sobre os equipamentos ainda e nenhum curador disponível facilmente.

      Curtir

  3. Tive o prazer de tirar um dia para ir no Museus de Ciência e Tecnologia – PUCRS, eu e minha esposa. Foi o melhor passeio que fizemos em ANOS! E dou uma dica, tirem pelo menos 2 dias se quiserem ver tudo com calma, ficamos a manhã inteira, saímos para almoçar, voltamos (com o mesmo ingresso), ficamos até quase fechar e não conseguimos ver/mexer em tudo.

    Sim mexer! Praticamente tudo do museu é para você mesmo experimentar, com explicações do PORQUE funciona daquela maneira.

    Quero voltar lá esse ano. E o preço é menor do que se gasta em qualquer outro tipo de passeio são R$ 15,00 por pessoa.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s