Bem-Vindos à Ciência

Criacionistas usam monstro do lago Ness como argumento contra Evolução
Grandes Nomes da Ciência: Alan Turing

Eu conheço um lugar onde o Sol nunca se põe. É uma montanha que fica na Lua. É tão alta que, mesmo que a Lua gire, a luz do dia nunca se apaga. Eu conheço um lugar em que o Sol nunca brilha: Fica nas profundezas do oceano. Uma fenda na crosta onde substâncias químicas escapam e o calor faz com que a água quase atinja 100 ºC. Isso mataria uma pessoa instantaneamente, mas existem criaturas lá, extremófilos, que conseguem sobreviver. Eles se alimentam de enxofre que vem da fenda, metabolizando e excretando ácido sulfúrico.

Eu conheço um lugar onde a temperatura é de 15 milhões de graus e a pressão lá lhe esmagaria a um ponto microscópico. Este lugar é o núcleo do Sol.

Eu conheço um lugar onde campos magnéticos lhe "rasgariam" até átomos na superfície de uma estrela de nêutrons e também sei de um lugar onde a vida começou há bilhões de anos. Este lugar é aqui, na Terra, mas não sei se há outros lugares como o nosso. Eu quero saber, eu quero conhecer.

Eu sei tudo isso acima porque eu sou um cientista. A Ciência é um modo de descobrir as coisas, de testá-las e saber o que significa ser verdadeiro. É o que Richard Feynman descreveu como "um caminho pelo qual não nos fazemos de idiotas".

Nenhum astrólogo jamais previu a existência de Urano, Netuno ou Plutão. Nenhum astrólogo moderno teve uma mísera pista sobre Sedna, uma bola de gelo metade do tamanho de Plutão, que orbita mais longe ainda. Nenhum astrólogo previu os mais de 150 planetas conhecidos no momento que orbitam outros sóis. Nenhum médium, apesar de suas alegações, jamais ajudou a polícia a solucionar um crime, mas cientistas forenses fazem isso o tempo todo. Não foram os homeopatas que descobriram a cura para as doenças, mas a ciência médica erradicou a varíola e a poliomielite. Nenhum criacionista jamais descobriu algo sobre o código genético, Químicos fizeram isso. Biólogos molecular fizeram isso.

Todos estes profissionais usam a Física, Química, Matemática, Biologia, Astronomia, Engenharia etc. Todos eles usam a CIÊNCIA! Foram cientistas que nos deram computadores, telefones, video-games, foguetes, submarinos, ar-condicionados e eletrodomésticos em geral. A Ciência nos deu tudo isso, e não indivíduos com relações místicas com entidades que eles mesmos não sabem definir o que são.

Mas isso não é exclusividade desses profissionais, você também pode ter a emoção de descobrir as coisas, o sentimento visceral de fazer coisas que ninguém jamais fez, ver coisas que ninguém jamais viu, saber coisas que nenhuma outra pessoa tomou conhecimento.

Sem bolas de cristal, nem cartas de Tarot, nem horóscopos. Apenas seu cérebro e sua habilidade de pensar. Apenas a Ciência é necessária e é exatamente no meio dela, frente a um mundo maravilhosamente misterioso, que você se encontra.

A maravilha está em frente aos nossos olhos, só precisamos abri-los e olhar em volta. O mundo é tão sinistro e assustador, a escuridão de segredos não revelados nos intimida. Mas sempre teremos uma luz a guiar os nossos passos. E essa luz vem de uma imensa lanterna, construída por vários séculos e que ainda não está terminada. Essa lanterna é segurada por milhões de pessoas em todo o mundo, pessoas anônimas que garantiram que você não tenha dores de cabeça, possa levar seu carro até a casa de sua mãe para dizer que a ama, que você possa chegar às alturas de um prédio ou descer em profundezas abissais.

Ainda que você ande pelos vales escuros, você sabe que a lanterna estará sempre contigo, e essa lanterna é todo o conhecimento que estamos acumulando e acumularemos ainda mais.

Bem-vindos à Ciência.


Texto adaptado de uma palestra de Phil Plait, que foi magnificamente ilustrado por Zen Pencils.

Criacionistas usam monstro do lago Ness como argumento contra Evolução
Grandes Nomes da Ciência: Alan Turing

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας