Eclipse solar mais longo já observado

Durante a História da Humanidade, eclipses aterrorizaram as pessoas, mas são como aquelas luzinhas azuis atraindo insetos: como e o que eles são? Por que eles ocorrem? Só se pode saber indo investigar, nem que alguém tenha a ideia absurda de perseguir um eclipse.

Como eclipses não duram longos minutos, quiçá horas, a saída para estudá-los é subverter o tempo, enganando a Natureza, usando as próprias Leis da Natureza. Foi assim que, em 1973, cientistas conseguiram a façanha de viver um eclipse que durou 74 minutos. Como conseguiram isso? Eles literalmente perseguiram um eclipse!

Esta foi uma missão incrível que exigiu precisão na execução e cálculo de tempo que tinham tudo para dar errado: interceptar a sombra da Lua enquanto ela viajava a mais de 2.000 km/h pela superfície da Terra, e viajar com ela ficando sobre a sua sombra por mais de uma hora. Qualquer pessoa normal acharia que isso era loucura e jamais poderia ser feito. O problema é que um astrofísico francês, que certamente era louco, não sabia que era impossível.

Continue lendo AQUI!

Um comentário em “Eclipse solar mais longo já observado

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.