Elucubrações sobre o esperneio a respeito de uma escada

No vetusto ano de 2009, eu postei um artigo analisando, criticando e escrutinando a Escada de Loretto. Esta escada tem uma peculiaridade mística… ou é assim que a apresentam. Situada em um povoado localizado em Santa Fé, no Novo México esta escada fica uma capela recém-construída, e em 1878, as freiras perceberam que não havia como chegar ao coro, o pavimento superior. Elas passaram nove dias numa novena para São José. A história prossegue com um misterioso homem batendo à porta da capela no último dia. Disse que era carpinteiro e que poderia dar conta da tarefa. Ele construiu, sem ajuda de ninguém, e a escada que é considerada um prodígio de carpintaria: ninguém sabe como ela ficou de pé.

Terminado o trabalho, o homem que sumiu! E aqui começa o mito da Escada de Loretto, uma escada mística, mágica, incrível. Por algum motivo, as pessoas estão vindas às torrentes, 16 anos depois, desesperadas porque eu apontei que nada daquilo fazia sentido.

Eu fico pasmo com as pessoas. Uma história que surgiu no século XIX, a Igreja Católica não viu ali nenhum milagre, a maravilhosa escada é tão frágil que ninguém pode subir lá. Foram colocadas inúmeras escoras de ferro fundido, e ainda assim ninguém pode subir. Ninguém parou para pensar como o côro foi construído sem que ninguém chegasse lá em cima. Alguém há um século falou que São José foi lá e fez uma escada, o que é estranho pois estamos no reino da mágica, dos poderes místicos, e Deus poderia simplesmente ter materializado a escada.

Eu apontei que a proposição estabelecendo o caráter místico era devido ao fato de a escada não ter pregos nem cola, não a faz ser mágica. Madeira é extremamente resistente. Os japoneses pouco usaram pregos, porque produzir aço é custoso, e encaixes funcionam muito bem. Ainda assim, a escada é frágil, reiterando que ninguém pode subir lá. Assim é fácil ser mágica e não cair.

Tudo está lá no texto. O ponto do presente artigo é coo as pessoas ficaram descompensadas com ele. Olhem os comentários. Pessoal surtou. Eu escrevo que não há fontes extra-bíblicas falando de Jesus, e as que têm são fraudes, não gerou tanta indignação. Escrevo 12 provas da inexistência de Deus, não gerou tanta comoção. Eu posto que o Inferno segundo o mito não é bíblico, não pareceram tão preocupados. Agora, o artigo do dilúvio e agora o da Escada de Loretto não abriram só um triplex na cabeça das pessoas. Foi um condomínio inteiro!

Por que as pessoas ficaram tão possessas assim? Eu não sei. Deviam ter visto em algum site religioso, foram procurar no Google e clicaram no primeiro link, que é o meu, por sinal. Ficaram chocados com a Verdade. Não consigo entender porque artigos sobre Jesus especificamente não ofende tanto o pessoal do que historinhas e mitos, não necessariamente cristãos.

Isso só reforça o que eu falo: as pessoas não são cristãs. Seguem tudo, menos o Cristianismo, aquela religião que é contra venerar ídolos e imagens, mas tudo bem uma escada qualquer só porque alguém disse no século XX que ela era mágica só para conseguir lucrar com o turismo. Porque a história apenas diz que foi no século XIX, mas não é bem assim.

De qualquer forma, as pessoas têm o hábito de acreditar sem o mínimo questionamento, o que foi o que os Pais da Igreja fizeram e argumentaram sobre.

A mente religiosa é fascinante.


PS. Você continua sendo otário por acreditar nisso, independente de aceitar ou não.

4 comentários em “Elucubrações sobre o esperneio a respeito de uma escada

  1. As pessoas querem acreditar. Em quê? Não importa, elas querem acreditar. E você com seus fatos está tentando destruir algo que é tão frágil quanto essa droga dessa escada de merda.

    Continue o bom trabalho :D

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.