A Escadaria de Loretto Desmascarada

Era uma vez um povoado localizado em Santa Fé, no Novo México. Lá, uma coisa milagrosa aconteceu! Ao concluir a construção de uma capela, em 1878, as irmãs perceberam que não havia como chegar ao coro, o pavimento superior. Elas passaram nove dias numa novena para São José, o carpinteiro cujo filho foi parar num pedaço de pau. No entanto, como em toda história sobrenatural, algo misterioso acontece: Um desconhecido bateu à porta da capela no último dia. Disse que era carpinteiro e que poderia dar conta da tarefa (sendo que ninguém sabia sobre isso). Ele construiu, sem ajuda de ninguém, a escada que é considerada um prodígio de carpintaria: ninguém sabe como ela ficou de pé. O homem exigiu que teria que ficar sozinho na capela, e as irmãs aceitam sem questionar. Então, ele começa a construir. Com o quê? Nada! Ele só tinha suas ferramentas. Depois de um tempo, as irmãs foram averiguar e – OH! – havia uma belíssima escada em hélice. Mas havia algo de errado! A começar pelo homem que sumira, desvanecera! Depois, viram que a escada não tinha pregos nem cola, além de não possuir nenhuma forma de sustentação, sem eixo central nem nada. A escada estava de pé por milagre! MILAGRE!!! Quem poderia ser o homem que construiu aquela maravilha? Só mesmo um carpinteiro muito especial poderia fazer aquilo: SÃO JOSÉ! Sim, o pai adotivo de Jesus esteve na pequena e humilde capela e proveu-a de um belíssimo milagre, mostrando o poder e supremacia do Senhor! Aleluia!

Fico tão… tão… tão… Estupefato com a tola crendice humana, espalhando este monte de besteiras que vocês não fazem idéia. A escadaria de Loretto realmente existe, mas não existe milagre nenhum. Aquilo é mais uma fraude religiosa, afim de ganhar seguidores, peregrinos e casaizinhos apaixonados que querem se casar na capela (pagando, é claro), posando que nem dois bonecos de vitrine na frente da escadaria, para depois de um ano se divorciarem, por descobrirem que um dos cônjuges (ou ambos) andou pulando a cerca.

É muito interessante a mente humana, onde vemos coisas que não estão lá, ou mesmo não enxergando coisas que estão num determinado local. Vamos dar uma boa olhada na escadaria de Loretto na imagem à direita.

Conseguiram observar bem? Olhem de novo, pois HÁ SIM um eixo de sustentação, mas não da forma como as pessoas imaginariam ver: um pilar. Vejam estas duas imagens abaixo (cliquem para ampliar).

Detalhe da Escadaria de Loretto Detalhe da Escadaria de Loretto

Conseguem ver agora? Um dos lados da escada está quase apoiado na parede. Não chega a tocar, mas não faz diferença, pois há uma haste de ferro que sai da escada e é fincada na parede. De outro lado, uma haste maior é soldada na pilastra. Querem mais sustentação do que isso? Ok. O interior da espiral possui um raio pequeno, e isso confere resistência, funcionando como um eixo quase sólido. Só que mesmo assim, não é muito seguro subir nela. O formato do tipo “hélice” é similar a uma mola estendida, e não é de admirar que as pessoas que subiram lá tenham sentido uma vibração vertical, quando a escada se comprime um pouco; mas mesmo assim, a força aplicada era direcionada às hastes.

Ainda deve-se levar em conta os materiais, pois não é porque é feito de madeira que é necessariamente muito frágil. Algumas madeiras conseguem suportar uma boa quantidade de carga sobre ela, como o freixo, por exemplo; sem levar em conta que usando a madeira sob a forma de pranchas aumenta a resistência da peça.

Obviamente, todo e qualquer material tem seus pontos fortes e fracos. Assim, visando manter a integridade estrutural da escada, diminuindo qualquer possibilidade de risco, fecharam o acesso ao patamar superior desde a década de 1970. Tirar foto na base da escada é permitido, mas só isso. Assim, até escada de papel fica em pé.

Sobre o carpinteiro misterioso, é de bom grado que se tenha cautela ao afirmar que foi o Santo Carpinteiro Corno. Não é porque não sabiam o nome que ele tinha que ser São José. No entanto, uma mulher chamada Tamar Stieber escreveu um artigo para uma revista do Novo México, em janeiro de 2000, que revelou a verdadeira identidade do carpinteiro. Acredita-se que Jean-Francois “Frenchy” Rochas, um trabalhador especialista em madeira, foi quem construiu a dita escada milagrosa. O crédito para a descoberta vai para um historiador amador chamado Jean Mary Cook, que foi capaz de desbancar a lenda depois de encontrar o obituário de Rochas; e aqui há um certo ponto pitoresco, já que o Rochas construiu uma escada de madeira. Em escada do Rocha, degrau de pau. (tá, foi horrível, mas agora vai ficar aí).

A escada é fantástica, realmente. Muito bonita até, do ponto de vista estrutural. No entanto, devemos separar beleza de misticismo. Não é necessário que acreditemos que ela é milagrosa a fim de admirarmos sua beleza. O homem desde cedo foi hábil com materiais, construindo as grande pirâmides e até um gigantesco aqueduto, onde as pedras não são coladas ou cimentadas, mas simplesmente justapostas, mesmo nos arcos, que distribuem tranquilamente as forças atuantes, no mesmo princípio físico que atua sobre a fabulosa escada de Loretto, um primor artístico, mas sem nada de sobrenatural nela.

Católicos acham que esse conto da carochinha é muito lindinho, mas encerra uma tolice incrível! Com tantos problemas no mundo, pessoas passando fome, privação, sem lar, abrigo ou uma gruta pra passar a noite, dizer que o Santo carpinteiro Corno preferiu ignorar as súplicas de católicos devotos, para construir uma escadinha para apenas dizer:

Eu sou o servo do SENHOR! Posso resolver muitos de seus problemas, mas pouco me importo com eles ou com você e sua existência medíocre. Prefiro fazer uma escada, para um bando de freiras ficarem me bajulando, pois tive uma infância difícil, minha mulher me corneou e meu filho é pirado, me causando grande desgosto. Quero que vocês, Zé Povinho, se lasquem. No máximo mostrarei que eu posso sim fazer milagres, mas não farei nada, pois sou egoísta e só penso nas missas em minha homenagem que eu ganharei por ter atendido um monte de freira chata a interceder perante o seu deus, para que ele dê algum benefício a vocês, formiguinhas tolas e insignificantes.

O mito de Loretto, tal qual o mito de Lanciano é lindo se lermos por alto e corrermos pra primeira igreja. Mas um exame acurado mostra que não passa de uma fraude ridícula, com intenções torpes, como o de trazer turistas até a distinta capela. O tempo que as irmãs gastaram pedindo a São Zézinho que construísse a escada, poderiam ter feito a seguinte reza:

Senhor Deus-Pai, Todo-Poderoso. Infinitos são os seus poderes e misericórdia. Concedei a nós, pecadores, uma vida plena de felicidade, eliminando para sempre o mal dom mundo, acabando com as mortes, desavenças, guerras, fome e peste. Nós te imploramos em nome de Jesus Cristo, Deus-Filho, que nos ensinou que tudo que vo-lo pedíssemos, vossa divina presença concederia sem hesitar. Atendei-nos, ó Senhor, Amém!

Nunca vi um cristão rezar assim, ou algo parecido. Eles sabem que não vai acontecer nada, inutilizando o escrito bíblico, demonstrando a grande mentira que é. Mentira similar como dizer que uma escada apareceu no meio do nada, quando há milhões de pessoas famintas no mundo. Mas pessoas famintas não possuem dinheiro pra dar, nem fazer peregrinações, à guiza de pólo turístico.


Um outro estudo bem escrito, que serviu de referência para este artigo, foi escrito por Joe Nickell, do Committee for Skeptical Inquiry.

MITO DETONADO


Capítulo anterior Índice Próximo capítulo

95 comentários em “A Escadaria de Loretto Desmascarada

  1. Quando era cristã até que eu fazia esse tipo de oração, pedia pra acabar com as mortes, desavenças, guerras, fome e peste, mas nunca fui ouvida.
    O ser humano não percebe que as coisas só acontecem por iniciativa deles mesmos.

    1. @Paula,

      É assim mesmo, “reza muito, tenha muita fé”, dizem os padres e pastores, a gente perde muito tempo rezando ao invés de buscar alguma solução para melhorar o nosso meio, já fui cristão, quase virei seminarista e iludido com a fé cristã esperando o senhor Deus colocar uma luz no meu caminho pra minhas soluções e estou esperando até hoje ¬¬, e dizem que ele é pai em, se ele for é o pior pai do universo do “infinito ao além”.
      O ser humano não acredita que é capaz de fazer essas coisas pensa que tudo obra de um ser que vive nas nuvens que fica mandando e desmandando, ainda chamam ele de Pai ¬¬.

  2. bem, há um tempo atrás rezei para o deus-pai-fantasma-espacial para que as guerras, o preconceito, a fome, a violência, a ignorância, a ganância, a arrogância e os milagres advindos de “provas anedotais” continuassem e ele me escutou ; acho que isso é prova o bastante de que ele existe, simplesmente porque eu disse que é, como as freiras disseram; ou como os defensores dos milagres falam ou resto do mundo da fantasia… :mad:
    …falar é humano, enganar é divino…

  3. Se eu entendi “mais ou menos” a escada (o milagre) foi construida por que não havia como subir ao coro. Desde de 1970 fecharam o acesso ao patamar superior. O santo vai até lá, realiza um milagre fantástico para que possam chegar até o coro e depois fecham o acesso? Se eu fosse o santo que realizou o milagre pegaria minha escada e levaria para minha casa.

    1. O “santo” construiu a escada logo depois da igreja ficar pronta, e não em 1970. Em ’70 acharam melhor fechar o acesso à escada por questões de segurança.

      Acho que passarei a escrever em proto-indo-europeu. Português anda muito confuso para entender…

      1. @André,
        Exatamente, tanto no seu texto como no meu comentário está escrito que em 1970 foi fechado o acesso. Em nenhum dos dois textos foi escrito que a escada foi construida em 1970. Meu comentário é sobre o santo fazer o milagre para dar acesso ao coro e as freiras fecharem o acesso construido pelo santo. No final das contas houve um desvio de finalidade no milagre.
        Estou ironizando o fato de que, se fosse realmente um milagre, teria sido um milagre muito bonito mas inútil pois a escada não está sendo utilizada para chegar ao local desejado.

        1. Ah, entendi. Tenho uma desculpa ótima para minha senilidade ==> Hoje é sexta-feira e dia de Sexta Insana!

          Ops! Tá na hora de falar de mais uma insanidade no mundo. Já volto. ;)

  4. Porque os caras fecham a escada por questões de segurança? Não é santa? Então, sobe aí, mostra que nem eles mesmos tem coragem de se fiar na fé(Antes de alguem falar que foi ordem do governo, vide igreja universal+lei do silencio deveria ser = a igreja fechada certo? mas mesmo assim os fieis ignoram)
    crentes me irritam…
    A proposito, falando de crentes, lembram aquele blog do sabino? Aquele que estavam esculachando o André, eu fui lá refutar os argumentos deles e ele gentilmente apagou meu comentario… patético…
    Parabens pelo otimo artigo como sempre

  5. Excelente a matéria sobre a “escada milagrosa” !

    Eu mesmo havia escrito um pequeno texto que coloquei na Internet, assim que recebi via email o vídeo sobre esta idiotice :

    Comentário Sobre “O Mistério da Escada”

    Esta matéria sobre a “escada misteriosa” da Capela Loretto é tão claramente tendenciosa que dificulta uma análise objetiva, mas vamos tentar.

    1) A música : Bem escolhida para provocar uma resposta emocional. Uma visão emocional da mensagem sem dúvida dificultará uma análise racional. Pode-se zerar o volume do som para evitar tal influência.

    2) Para começar, toda a história (ou lenda) pode ser posta em dúvida, isto é, a escada na realidade pode fazer parte da estrutura original. Existe prova de que a escada foi acrescentada após a igreja ter sido concluída ? Porque construir um pavimento superior sem uma escada de acesso ? Pode-se notar que os elementos verticais da balaustrada do pavimento superior são idênticos ao da escada.

    3) O fato da escada ser uma obra-prima de carpintaria e se sustentar sem um pilar central nada tem de miraculoso. As fotos não permitem uma análise detalhada, mas podemos supor fixações no piso da igreja e no pavimento superior. Um elemento de fixação que parece de ferro batido pode ser visto ligando a escada a uma das pilastras. Não dá para ver se a escada se apóia também na parede lateral e tem outros elementos de fixação nesse ponto.

    4) O carpinteiro não usou pregos nem cola : Nada de extraordinário, pois o uso de encaixes e cavilhas é bem conhecido há séculos. Um mestre carpinteiro podia construir estruturas como o inteiro vigamento de um telhado, que dispensavam completamente cantoneiras de ferro e outros reforços.

    5) Os três mistérios segundo o porta voz da capela (notar que essa pessoa não pode ser considerada imparcial, suas informações tem valor questionável).
    a) Não se sabe até hoje quem é o homem que construiu a escada : Como essa afirmativa faz parte da própria lenda, não tem valor objetivo, nada acrescenta. Se não existe registro das pessoas que trabalharam na construção da igreja, nada se pode afirmar. E se o carpinteiro quis permanecer anônimo e não cobrou pelo serviço, isso é indício de uma intervenção sobrenatural ?
    b) Arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não entendem como a escada se equilibra : Pura tolice, quem são esses arquitetos e engenheiros ? Qual o profissional que se comprometeria dando uma opinião tão superficial ? E um cientista então ? Nem pensar. O correto seria disponibilizar um laudo técnico atestando que a escada se mantém de pé e suporta o peso das pessoas contrariando as leis físicas. O laudo poderia ser pedido a um especialista em estruturas, de uma Universidade por exemplo.
    c) De onde veio a madeira ? Já fizeram análises e não existe nada parecido em toda a região : Neste caso um laudo técnico também seria necessário, isto é, todas as peças de madeira da igreja teriam que ser examinadas e não apenas a escada. Se para a construção da igreja, a madeira da região não foi considerada satisfatória, toda a madeira utilizada ou parte dela pode ter sido trazida de fora.
    Mas porque a Igreja iria se preocupar com laudos técnicos e outras complicações, se uma lenda ingênua atrai tantas pessoas ? E porque correr o risco de estimular as pessoas a pensar ?

    6) A escada tem 33 degraus, a idade de Cristo : Nada de mais que alguém tenha tido a idéia de usar um número de degraus com valor simbólico para os cristãos, em se tratando de uma escada dentro de uma igreja.

    7) Ao analisar um caso específico como esse, é preciso cuidado para não se perder em questões subjetivas. Do ponto de vista da Ciência, não faz sentido discutir se milagres podem acontecer ou não. Não cabe à Ciência decretar o que é ou não possível, a Ciência é a busca do conhecimento. Mas os cientistas devem trabalhar segundo determinadas “regras” que constituem o “método científico”. Tal método permite que acadêmicos do mundo inteiro analisem de forma rigorosa e objetiva o trabalho feito por outro, e até dupliquem os experimentos realizados. E o ônus da prova é sempre de quem apresenta a hipótese, nunca o contrário. Portanto, se alguém afirma que um milagre aconteceu, tal afirmativa só terá significado perante a Ciência, se provas objetivas forem apresentadas, e que possam ser analisadas pelo método científico.
    Citando o escritor Isaac Asimov : “O que os cientistas fazem é trabalhar segundo o pressuposto de que não existem forças sobrenaturais. Eles não levam em conta nenhuma força caprichosa em sua análise do Universo. Estabelecem um número mínimo de generalizações (erroneamente chamadas de “leis naturais”) e pressupõem que nada acontece ou pode ser induzido a acontecer fora do âmbito dessas leis. O avanço do conhecimento pode determinar a necessidade de se modificarem as generalizações aqui e ali, porém elas jamais assumem um caráter caprichoso.”

    Conclusão : Pode parecer perda de tempo analisar detalhadamente uma história fantasiosa como essa, mas trata-se de um bom exemplo. Informações tendenciosas e incompletas podem infelizmente influenciar o público desavisado, e essas “desinformações” circulam livremente em todo tipo de mídia, num bombardeio constante sobre as pessoas. Seria importante que todas as mensagens (ou qualquer texto) fossem lidas de maneira crítica e atenta, de modo a separar o conteúdo de informação válida do mero “ruído”. No caso presente, TODA a mensagem foi elaborada de modo a atacar pelo lado emocional, místico, são ressaltados os aspectos mal explicados (intencionalmente ?) e por isso mesmo misteriosos, como se algo além das leis físicas tivesse acontecido. Mas nenhuma evidência sólida é apresentada para corroborar tal ponto de vista, nada que se possa levar a sério.

    Nota : Poderia ser divertido colocar alguns argumentos dentro da linha “mística”, fugindo a uma análise mais séria. Por exemplo, se Jesus Cristo queria atender às freiras realizando um milagre, porque enviar São José para construir a escada, já que Ele poderia simplesmente materializar a escada pronta no lugar ?

    Cyro C.S.F. (Outubro/2008)

    1. se Jesus Cristo queria atender às freiras realizando um milagre, porque enviar São José para construir a escada, já que Ele poderia simplesmente materializar a escada pronta no lugar ?

      Pior que não pensei nisso!

  6. Essa resposta eu sei.
    Assim como Jesus sabia de Judas o trairia, também sabia que as freiras fechariam a escada. Já o Zezinho acredita mais facilmentes em virgens e freiras são virgens. Nada que a “lógica” não consiga explicar.

    OBS: Isso é um comentário ironico.

  7. Eu acho que ele não materializou a escada simplesmente porquê quis ver os outros trabalhando e se divertir falando ‘SE FERRA AÍ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!’

  8. Grande texto e excelente análise.

    O Cyro também levantou uns pontos interessantes.

    As fotos que tinha dessa escada ‘mágica’ era de apenas um ângulo.
    Meus amigos ‘cria’ irão arrancar o cabelo.

    Valeu!!!

  9. Mas é muita falta de informação mesmo. Vocês que tentam desvendar milagres…

    Com sucesso, diga-se de passagem.

    Se vocês forem em busca da história, verão que foi dito que essas sustentações foram postas posteriormente, e que as mesmas não modificaram em nada a sustentação da escada.

    “Foi dito”. Também falam muita coisa. Até que Jesus existiu.

    E outra, na construção da escada foi utilizada apenas madeiras, e não ferro e solda.

    Eu não disse nada diferente. Construções de madeira existem desde a Antiguidade. Nenhum milagre aí, filhota. Mas a escada é tão firme que não deixam ninguém subir lá.

    E como você explica a escada ser de uma madeira de um local tão distante e inexistente naquele local?

    Caminhão, carro de bois, sedex…

    Ao invés de tentar fazer com que outras pessoas fiquem descrentes na história da religião, com informações falsas, vão estudar e trazer notícias produtivas e positivas, por que de negatividade o país já está cheio.

  10. O grande problema é que a escada não possuía esse guarda-corpo que possui hoje e que é apoiado num dos pilares. Mesmo assim ela se mantinha de pé normalmente, como mostra a imagem que anexei. Não que eu acredite que foi São José que a construiu, até porque sou evangélico, mas estou reivindicando a genialidade da engenharia empregada na sua construção, que é inegável! É uma escada de beleza sem igual!!!!!

    1. Leia TODO o texto, sim? Se é que é capaz disso.

      “Ei, Jesus. Tem um bocado de gente morrendo de fome na África”

      “Tá, peraí que vou mandar meu pai adotivo construir uma escada mágica primeiro”

      1. José não é o pai de Jesus. Jesus faz caridade na África. Se não fosse pela ordem dele, seu corpo, a ICAR não estaria lá. Somos quem mantem 80% das escolas lá, e os únicos (até onde sei) a fazer frente aos ditadores locais. Estamos tirando as pessoas do barbarismo, alimentando e dando assitência médica. Mas é difícil lutar com os ditadores comunistas. Todinho, não sou seu inimigo e crendo ou não em Cristo, contra números não há argumetos.

        1. José não é o pai de Jesus.

          Ou seja, Maria corneou José. Adultério deve ser punido com apedrejamento. Aliás, ela nem tinha que ter casado com Zézão, já que ele era da tribo de Davi e ela era levita.

          Jesus faz caridade na África. Se não fosse pela ordem dele, seu corpo, a ICAR não estaria lá.

          HAUSHUAHSAUHSAUHAHAHAUSAHUSAHUSAHSUAHUAHAHAHA

          ICAR não é aquela que mandu os Cruzados aniquilarem as cidades do Oriente Médio e Distante?

          Somos quem mantem 80% das escolas lá, e os únicos (até onde sei) a fazer frente aos ditadores locais.

          Ditadores como quem? Os da América Latina, como Afonsin, Pinochet, Noriega e Fulgêncio Batista? Aliás, por que Jesuzão deixou aquilo acontecer? E cá pra nós, sabemos muito bem que a ICAR sempre botou aninhos quentes em ditadores sanguinários. O problema dela é fazer sua catequesezinha básica.

          Estamos tirando as pessoas do barbarismo, alimentando e dando assitência médica.

          Desculpe. Não sabia que a Cruz Vermelha e os Médicos Sem Fronteiras eram ordens religiosas católicas.

          Mas é difícil lutar com os ditadores comunistas.

          Comunistas não são aqueles que mandaram matar todos os huguenotes? Não,a péra. Comunistas são aqueles que perseguiram todos os judeus nos pogroms no século 19, certo? Não, não! Comunistas são os que invadiram a Constantinopla durante a 4ª Cruzada e mataram todos os cristãos lá.

          Escuta, lugar de aprender história é em escolas, não na igreja.

          Todinho, não sou seu inimigo e crendo ou não em Cristo, contra números não há argumetos.

          Sim. As Cruzadas, a Inquisição, a Guerra dos 30 Anos, a Guerra dos 100 anos, Contra-Reforma etc. porque, caso não saiba, jesuítas foram formados para servirem de soldados e matar todos os que se opunham à ICAR.

          Enquanto isso, Jesus lá o bondosão, deixou todo esse morticínio. Para que? Para mandar um missionário séculos depois dizer “olha, somos amiguinhos. Mas antes, leia esta Bíblia aqui seu Bárbaro, ou matamos você e sua família.

          Jesus estava mais preocupado com uma merda de escada.

        2. Todinho, você não têm cabedal para debater comigo. Aliás, você está a falar de coisas as quais não entende. Se não fosse pelos bem-aventurados Cruzados e Carlos Magno, você não faria morada no Brasil (que não teria sido descoberto por nossos ancestrais “portugas”) e provavelmente se chamaria Mohamed.
          Se não fosse pelo Papa, ainda mais judeus teriam sido mortos.
          A História se aprende com fontes primárias, e não como Grande Irmão PT quer (se é que leste Orwel), ou crees tu que um franco-brasileiro inventou o avião e o relógio de pulso?
          E leia mais sobre uma certa fundação de “voluntários” e sua NWO. Mas há poucas coisas em português (and why Mr. Soros?). Que brilhante argumento o seu: “HAUSHUAHSAUHSAUHAHAHAUSAHUSAHUSAHSUAHUAHAHAHA”.
          Uso-o referente a Igreja usar a “briba”, pois embora creiamos que seja inspirada, temos o magistério em primazia. Jesus é quem nos mostrou o norte, se os judeus inventaram suas leis não interessa-me em nada, porque o importante é o que o Verbo disse.
          Xiru, de buenas, como escreveu o big Cris em X-men: Deus ama, o homem mata.
          Eu não sou idiota a ponto de pensar que tu mudará de pdv. Mas a semente germina. Eu não preciso fazer nada por ela, nem mesmo regar; dia a dia esta cresce, e quando menos esperar haverá uma árvore com frutos.
          P.S: Desculpe pelo meu péssimo Português. E fica o desafio: constrói uma escada mágica igual. Boa sorte, ninguém sabe como fazer, mas a do post pode servir de base.

        3. Todinho, você não têm cabedal para debater comigo. Aliás, você está a falar de coisas as quais não entende.

          Bravatas de um seguidor que deveria pregar humildade. Normal entre religiosos: nunca praticam a religião.

          Se não fosse pelos bem-aventurados Cruzados e Carlos Magno, você não faria morada no Brasil (que não teria sido descoberto por nossos ancestrais “portugas”) e provavelmente se chamaria Mohamed.

          Poxa, que legal. O Império Islâmico era o mais avançado social e científico. Todas as descobertas da Renascença vieram dos tratados árabes. Por isso “Renascença”, o resgate da sabedoria que estava guardada e defendida pelo Império Islãmico. Graças aos Cruzados regrtediu-se absurdamente. Hoje, estaríamos rumo às estrelas. Todo o trabalho de Copérnico foi uma cópia descarada de Al-Tusio. O que vemos de fundamentalismo isl]amico data dos anos 1970 pra cá.

          Leia: Em Nome de Deus, de Karen Armstrong (por sinal, ela é católica e foi freira).

          Se não fosse pelo Papa, ainda mais judeus teriam sido mortos.

          Mentira por muitos motivos.

          1) Pogroms ordenados pela ICAR sempre existiram.

          2) A Insquisição não só matou muçulmanos, mas judeus, também.

          3) Pio XII nunca foi santinho e esse negócio “nhé, ele se aliou a Hitler para salvar os judeus”. Mentira deslavada.

          A História se aprende com fontes primárias, e não como Grande Irmão PT quer (se é que leste Orwel), ou crees tu que um franco-brasileiro inventou o avião e o relógio de pulso?

          1) Santos Dumont inventou sim o avião e isso antes do PT. Scientific American, que era uma revista de patentes em seu uinício, registrou com inspetores e juízes o primeiro voo autônomo.

          2) Ele nunca inventou relógio de pulso. Ele encomendou aos irmãos Cartier. Quem estuda sabe, quem não estuda vira… você.

          E leia mais sobre uma certa fundação de “voluntários” e sua NWO.

          Cof… cof.,..

          Uso-o referente a Igreja usar a “briba”, pois embora creiamos que seja inspirada, temos o magistério em primazia.

          Não é o que diz a Bíblia. Ela diz que não pode ser interpretada e não ir além do texto. :)

          Quer que eu cite EM GREGO?

          Desculpe, eu sei que você não sabe grego.

          Jesus é quem nos mostrou o norte, se os judeus inventaram suas leis não interessa-me em nada, porque o importante é o que o Verbo disse.

          Ele disse que não veio abolir as leis dos profetas. Logo, matar homossexuais está valendo.

          Xiru, de buenas, como escreveu o big Cris em X-men: Deus ama, o homem mata.

          O Velho Testamento discorda. E sim, ele faz parte da Bíblia e você tem que aceitá-lo. Tempo da Lei, Tempo da Graça não cola. Jesus não disse isso. Quem disse foi o psicótico Saulo.

          Eu não sou idiota a ponto de pensar que tu mudará de pdv.

          Nem pensar, você pensa.

          Mas a semente germina. Eu não preciso fazer nada por ela, nem mesmo regar; dia a dia esta cresce, e quando menos esperar haverá uma árvore com frutos.

          Cof… cof… por isso que vemos o número de católicos diminuir.

          P.S: Desculpe pelo meu péssimo Português. E fica o desafio: constrói uma escada mágica igual. Boa sorte, ninguém sabe como fazer, mas a do post pode servir de base.

          Peça pra Jesus acabar com a fome no mundo ao invés de uma merda de ponte. A Bíblia diz que o que se pedir a ele, ele fará. :)

          A propósito. Eu gostei que você ignorou:

          1) O apoio a ditadores militares.
          2) Ignorou a parte dos Cruzados terem massacrado cidades como Constantinopla, na 4ª Cruzada (e só tinha cristãos lá)
          3) Ignorou que jesuítas não passaram de uma ordem militar a serviço do Papa durante a Contra Reforma, chefiados pelo lunático e esquizofrênico Inácio de Loyola
          4) Ignorou as guerras ao longo dos anos, em que cristãos mataram cristãos

          Realmente é o tipo normal de religioso: o tipo ignorante.

        4. Esse leão tá meio a la Caetano Veloso…

          A propósito, seu esperneio tá ficando cada vez mais hilário. Continue, você alegra aa nossas vidas!

        5. Acho que ele apagou a conta do Disqus depois que os efeitos dos psicotrópicos passaram e ele releu o que escreveu.

        6. não é esperança é auto-ilusão…
          já larguei mão da humanidade, me iludir é o que me impede de ir parar no DATENA.

        7. Tradução: “Este cético desgraçado me pegou e não tenho argumentos (como nunca tive), então farei mais bravatas para enganar a mim mesmo, como seu eu tivesse mais conteúdo que uma criancinha de maternal.

          Que pena que não podemos mais mandar estes desgraçados questionadores pra fogueira, como antes”

        8. Quando um cão acua um rato esbraveja como se fosse um lobo, mas ante um lobo ele pode bravejar que será ignorado. O Lobo o vê apenas como um mero incômodo, enquanto o cão sem saída se desespera. O lobo não necessita uivar, afinal ele é o que é. Ele sabe que está no topo e não se intimida. Uma matilha de cães não intimida um lobo. De longe eles ladram, mas de perto lamentam.

        9. Não! Tá divertido! Metáforas fantásticas! E ele realmente acha que sabe muito e acha que está dando uma lição

        10. Né?! Seria insegurança? por que… bem, não vejo muitos céticos irem contra-argumentar em sites religiosos =/

        11. Dr., quando você bane alguém, o comentário não é necessariamente apagado, né? Os comentários dele sumiram porque ele apagou a conta do Disqus?

        12. O corajozão, defensor das palavras de Jesus apagou os comentários e deletou a conta no Disqus, mas eu resgatei os comentários, pois mais poderosos são os poderes de André, Deus Forte

        13. Pena… Eu estava até gostando de acompanhar essa discussão. Pra hoje mesmo tinha trazido até pipoca e refrigerante. Cristãos fracos =

        14. Parece que ele não se parece com o lobo imaginário dele tanto quanto ele acha.

        15. uma matilha de cães não intimida um lobo!!!
          uma matilha de cães não intimida um lobo!!!
          um lobo sozinho!?
          contra uma matilha???

          puta que la merda, tu nunca viu um lobo, tão pouco uma matilha de cães (tô falando cão, não aqueles ratos que vendem por aí) atacando QUALQUER COISA.

        16. queimar pessoas em fogueiras por discordarem de suas opiniões? que ideia terrível, só poderia ter partido de um maldito ateu cético, você não vê nenhuma religião, em especial a ICAR fazendo algo do tipo na históooooohhhhhh wait!

    1. Vendo seus comentarios em outros sites percebi que vc sempre comenta sobre os mesmos assuntos: futebol, subcelebridades e noticias sobre gays (so pra dizer que odeia isso, que nao e alienado e outras bobagens).
      O que talvez vc nao percebeu, ou percebeu e luta pra esconder e que esses assuntos sao muito atraentes para voce.
      Lembrando que quem desdenha quer comprar e que o excesso gera a duvida do contrario, somado a esse argumento totalmente alienado, posso dizer com boa margem de seguranca que voce so pode ter sentimento homossexuais reprimidos.

    2. Cláudia, termine de lavar a louça, estude um pouquinho sobre lógica e aí sim, vc volta aqui e tente refutar o artigo, sim?

    3. Uau, cara!! Que argumentação fabulosíssima.

      Com certeza você deve ser um favelado que tem conta naquela favela imunda, nojenta e asquerosa chamada facebosta? Acertei.

      Pois é. Os favelados jamais deveriam deixar a favela imunda, nojenta e asquerosa deles.

  11. Uma escada helicoidal, que sustenta nada além do peso próprio. Aguenta, sim.

    Quer uma recomendação de leitura sobre escadas autoportantes? Eu sou Engenheiro Civil, especialista em Estruturas. Pode perguntar.

    Além disso, é burrice achar que uma escada tão velha e guardada como patrimônio tem circulação de pessoas.

  12. Isaías cap 45

    5. Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim. Eu te cingi, quando ainda não me conhecias,
    6. a fim de que se saiba, do levante ao poente, que nada há fora de mim. Eu sou o Senhor, sem rival;
    7. formei a luz e criei as trevas, busco a felicidade e suscito a infelicidade. Sou eu o Senhor, que faço todas essas coisas.

    O que eu fiz? Eu não fiquei rezando para enganar a mim mesmo que fiz algo, crentonildo.

  13. Não, nunca funcionou porque ninguém sobe naquela merda. Aliás, não entendo que com tanta coisa pra fazer, seu deuseco faz a merda de uma escada. Se é para mostrar aos seus fiéis o poder de sua glória ele poderia, sei lá, acabar com a fome, doença e guerra. Mas o ser humano provoca isso. Ou seja, seu deus é muito fraco.

  14. Não adianta pedir saúde se não tomar remédio… Não adianta pedir paz se não tiver coragem de degolar o inimigo.. Não adiantar pedir para passar no concurso se não estudar…Resumindo: Não adianta pedir nada.

  15. Nossa vocês são foda mesmo né, desvendaram tudo sobre a “farsa” da existência divina né, sabia que essa escada não iria sustentar os mistérios do universo por muito tempo…

    1. Se desvendamos a existência divina? Hummm… não. Uma mentira de religiosos retardados, precisando inventar mitos para que eles mesmos tenham motivo para acreditar no próprio deus? Com certeza. Mas podem continuar acreditando no seu deus. Se conseguirem. A escada continua não tendo aparecido por mágica, porque um deus que se preocupa mais com uma merda de escada que nem pra subir serve doque acabar com a maldade no mundo, merece desprezo.

      Se bem que Isaías disse que todo mal vem de Deus, e é por isso que vocês sentem necessidade de acreditar nele: medinho. Daí inventam uma história vagabunda de uma escada para se convencerem que este deus existe. Porque vai que este deus bondoso mate vocês de forma horrorosa se não acreditarem nele, não é mesmo?

      Quem já não acredita não tem esses problemas. Sorte nossa. Fique com seu medo, é o máximo que suas vidinhas desprezíveis conseguirão

      1. Lanciano, o corretor ortográfico do meu celular não colaborou, mas tenho certeza de que você entendeu.
        Estou aguardando a resposta.

        2016-08-27 13:19 GMT-03:00 Disqus :

        1. Mas no texto da escada está colocado que Lanciano é uma fraude, logo quem propõe a tese é que tem que prova-la.

          2016-08-29 23:56 GMT-03:00 Disqus :

  16. Várias pessoas examinaram esta escada in loco e SÓ VOCÊ matou a charada examinando fotografia? KKKKKKKKKKKKLLLLLLLLLLLKKKKKKKK (LLLLLLLL engasguei com a saliva) Tenta outra otário!

    1. O fato de ter uma escada lá não implica que foi José quem construiu.

      Ei, sabe o Cristo Redentor? Pois é. Foi Jesus quem esculpiu pessoalmente

      Fácil, não?

  17. Possui similar no mundo? Só isso a torna única e admirável. Usar temos jocosos, pornográficos, engraçados para alguns, para desqualificar a obra só mostra a ausência de conhecimentos técnicos e a incoerência de dizê-la “simples” sem conseguir explicá-la.

    1. Mas eu expliquei.

      Se tem similar? VÁRIAS! Principalmente da Idade Média. Motivo? Aço era muito difícil de se obter e trabalhar. Pregos não existiam à disposição, então usava-se encaixes e cavilhas. Nada de extraordinário. E muitas nem tem estes suportes laterais.

      Aceite, vc é um otário e foi enganado por uma lorota.

  18. Certamente, a escada é mostra do gênio humano, assim como aquedutos, catedrais, pirâmides e mais.
    O milagre presente é natural, não sobrenatural.
    Mas — convenhamos — dessa constatação óbvia não decorre o direito de alguém ofender O Santíssimo (numa declarada mostra de ignorância ipso facto).
    De fato, evitar falar do que se não conhece é, mínimo, mostra de alguma sabedoria. Com respeito…

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s