O ranço contra um carro voador e um Homem das Estrelas

Ontem a SpaceX fez algo maravilindo. Mandou um carro para o Espaço. Quer, dizer, não como Brasil fez com seus profissionais na base de lançamento em Alcântara. Ela realmente mandou um Tesla Roadster para a Fronteira Final no num Falcon Heavy, um foguetão modafóca que só perde para o Saturno V, o foguetão ultramegablastermodafóca que levou o Homem à Lua. Foi a vitória da persistência e sagacidade humana. Finalmente pode-se dizer: Em 1980 achávamos que no século XXI teríamos carros voadores. Hoje, nós temos:

Antes de continuar. Dê o play na música:

O Roadster é do próprio Elon Musk e levará 6 meses para chegar à órbita de Marte, e ficará em órbita por centenas de milhões de anos… ou algo der uma porrada no carro no primeiro acidente automobilístico interplanetário. Abaixo, uma animação da SpaceX sobe como foi idealizado.

Agora, o vídeo dos foguetes Falcon 9, que compõem o Falcon Heavy, pousando lindamente na vertical, com a Disney gritando FILHO DA PUTAAAAAAAAAAAAA, depois dos milhões de dólares gastos em Efeitos Visuais para produzir os filmes do Universo Marvel.

Claro, começaram com o chorume. “mimimi, Musk está jogando mais lixo no Espaço”, “mimimi ele quer apenas fazer propaganda”, “mimimimimimi”. Deixem-me ser simplista e explicar uma coisa: FODA-SE!

Ele mandou um foguetão do mal e os foguetes que foram levar o Starman ao Espaço voltaram. NENHUMA outra agência espacial fez isso. Promover o carro? A Tesla tem fila de espera para os seus lindos e luxuosíssimos carros elétricos, com a melhor eficiência em termo de motores elétricos. E MESMO QUE ele fizesse para se prometer, lembrem-se que sem pessoas como Elon Musk, não teríamos a as pinturas de Da Vinci, as esculturas de Bernini, os trabalhos de Rafael, Miquelângelo e todos os famosos pintores renascentistas. Sabem quem bancava? Os ricos só para aparecer junto à sociedade de sua época, para saber quem tinha mais grana e influência. Sim, os trabalhos de da Vinci já eram caros naquela época e alguém tinha que pagar a conta. Não existe Mona Lisa Grátis.

Quem chilica são apenas pessoas tacanhas que foram incapazes de ver tecnologia e ciência de ponta sendo aplicadas. Mas isso não veio de graça. Muitos testes deram errado para que este tenha dado certo.

Starman, o boneco que foi no Roadster, junto com uma cópia do Guia do Mochileiro das Galáxias, uma toalha e um disco com a obra FUNDAÇÃO de Isaac Asimov, me deixa enciumado. Eu queria estar ali também, indo para Marte. A ficção tornou-se realidade e eu gostaria de estar lá, no frio do Espaço, e dizer que eu vi coisas que as pessoas jamais imaginariam, como raios-c brilhando na escuridão próximos ao Portão de Tannhäuser. Ao menos pudemos ver o engenho humano triunfar mais uma vez, e se sua mente é pequena demais para perceber isso, é porque é tolo demais para entender que foi a engenhosidade e curiosidade humanas que fizeram a gente descer da árvore, sair da África e dominar o mundo. Mas algumas pessoas ainda têm a mentalidade de símios primitivos.

Eu não penso mais nessas pessoas. Eu penso que maravilha é o nosso mundo tecnológico, jamais sonhado pelos meus avós, meu pai e eu mesmo, lamentanfdo por eu não ser um desses visionários, mas feliz por todfos eles existirem.

Agora, Starman se prepara. Afinal, vai que seu Roadster acabe passando por aventuras assim:


(obrigado @jefersonstutz)

8 comentários em “O ranço contra um carro voador e um Homem das Estrelas

  1. Cara, tem um criacionista que trabalha comigo que acha que foi tudo uma grande montagem numa jogada de marketing. Só consegui olhar com olhos tristes pra ele. Muita dó, véi. =(

  2. Queriam que botassem uma carga caríssima de satélites num lançamento extremamente experimental agora passagem em voo teste ninguém quer

  3. Uma dúvida que não vi ainda em lugar nenhum. Qual vai ser a rota desse carro depois que voltar do cinturão?
    Vai ficar indo e voltando da Terra até o cinturão ou quando retornar vão realinhar a trajetória para ele ficar girando ao redor só da Terra?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s