Apertem o cinto: o astronauta sumiu dentro da roupa

Algumas ideias são boas demais para serem ignoradas, mesmo que muitas dessas ideias tenha como principal combustível o álcool, mas não da forma como você possa pensar. E não, não me venham tentar convencer que pessoal que idealizou o projeto SuitSat estava careta, porque vão falhar miseravelmente.

Todo mundo sabe que o Espaço tem um monte de tranqueiras orbitando a Terra, desde um pedregulhão gigantão redondão até uma maleta de ferramentas que escapou da mão de uma astronauta e saiu pra dar um rolé em volta da Terra. Eu só não digo que esta caixa de ferramentas foi audaciosamente aonde nenhuma outra ferramenta jamais esteve porque tranqueiras zanzando pelo Espaço é o que não falta; de qualquer forma, este acontecimento só teve lugar dois anos depois de algo mais inusitado, e a “inusitância” disso é que foi intencional, diferente do lance da maleta.

Em 3 de fevereiro de 2006, um bando de russos liderados por Sergey Samburov teve uma ideia fantástica: que tal soltar fora da Estação espacial Internacional um traje espacial Orlan? Todo mundo bateu com as palmas das mãos na mesa, ergueram copos com vodka (Moskvskaya ou Stolichnaya, é claro), gritaram ZA VASHE ZDOROVIE e viraram o conteúdo de uma vez só, emendando em seguida “Só se for agorovsky!

Se não foi assim, é problema de vocês. Eu que mando neste blog e escreverei que foi assim, e dane-se os fatos. Pode-se provar qualquer coisa com eles! Se quiserem informação sem piadinhas, acompanhem o canal de Astronomia da Ned Oliveira.

Porque – NA BOA! – ninguém, N-I-N-G-U-É-M, tem uma ideia dessas estando sóbrio!

Pegaram um traje espacial tipo Orlan (em russo Орлан, Águia do Mar), meteram dentro três baterias, um transmissor de rádio e sensores internos para medir a temperatura e a carga da bateria. Chamaram esta geringonça de vários nomes: Mr. Smith, Ivan Ivanovich, RadioSkaf, Radio Sputnik e AMSAT-OSCAR 54, mas ficou conhecido mesmo como “SuitSat”.


Traje Orlan exposto no Museu Zvezda

O SuitSat-1 estava na categoria OSCAR (Orbiting Satellite Carrying Amateur Radio, Satélite Orbital Carregando Rádio-Amador), um projeto idealizado em 1960 e, como sempre, russos sempre indo no hardcore.

Ainda discute-se quem teve a maravilhosa ideia. Normalmente, dizem que soltaram esta maravilha de ideia num simpósio AMSAT em outubro de 2004, mas pessoal costuma a dar crédito à equipe ARISS-Rússia; mesmo porque, não basta você ter uma ideia louca. Você tem que ser mais maluco ainda e fazer a ideia louca virar realidade.

A tripulação encheu o SuitSat-1 com roupas velhas para dar forma e massa, e mandaram o traje para fora, que começou a descrever uma órbita com uma volta completa ao redor da Terra a cada 90 minutos. O SuitSat podia ser ouvido por qualquer pessoa aqui na Terra, bastando uma antena decente e um receptor de rádio sintonizado 145,99 MHz. Isso estava ao alcance de qualquer um com o aparelho de rádio amador poder sintonizar e acompanhar o amiguinho lá em cima, a vários quilômetros de altitude.


до свидания иван

Infelizmente, não podemos ouvir o SuiSat-1. Ele descreveu sua órbita solitária por algumas semanas, até que a atração gravitacional da Terra venceu as forças que compensavam e ele caiu aqui de volta, queimando na entrada. Outro OSCAR foi feito pensado em repetir o feito do SuitSat-1. Ele seria o Suit-Sat-2, mas acho que dessa vez o pessoal estava sóbrio (ou de ressaca) e preferiu fazer algo menos zuado. Assim, o projeto mudou de nome para ARISSat-1 e, por fim, Kedr (em russo: кедр, o pinheiro siberiano).

Aqui vemos ele, nosso amigo Sergey Samburov, que, ao que me consta, ele não estava pensando em nada além de investigar o Espaço com alguma tranqueira.

Décadas depois, mandaram o Starman num carro da Tesla, mas acho o modo russo pé-de-boi sempre melhor e mais divertido.

Um comentário em “Apertem o cinto: o astronauta sumiu dentro da roupa

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s