“O Princípio”: O melhor documentário de todos os tempos (pelos motivos errados)

Eu AMO documentários! Vocês sabem: aquilo que costumava passar no Discovery e History Channel, antes do Hitler do Passado e da Segunda Guerra Alien, ou algo assim. Hoje, pelo menos, temos a National Geographic Channel do Brasil que passa Cosmos… em SD, só faltando ser dublado pelo Marcelo Gleiser.

Existem documentários que eu adoro de montão… mas pelos motivos errados, como aquela palhaçada chamada "Spelled", mostrando como os criaBURRIcionistas são pobres coitados, expulsos dos institutos de pesquisa, só porque não publicaram uma linha de seu trabalho. Bandidos! Agora, a pérola é um MA-RA-VI-LHO-SO documentário chamado "The Principle": um a pérola do conhecimento que procura demonstrar que a Terra não orbita o Sol. Não orbita nada. Estamos aqui: ho-ho-ho!

The Principle é uma excelente obra em vídeo, e escolheu uma belo grupo de participantes. A primeira que o pessoal ama mencionar é Kate Mulgrew, ainda mais (ou só porque) trabalhou em Star Trek Voyager. A mim, isso não diz nada, mas é porque eu não sou chato, guíqui, ou coisa que o valha (geek, segundo uma amiga minha, é um nerd metrossexual). A seguir, vem o desfile de cientistas popstars de sempre, como o Michio Kaku, um dos caras mais chatos, perdendo em chatice pro Gleiser (vocês já perceberam o quanto adoro o Marcelão, né?). Bem, a bem da verdade, famosão mesmo só ele, o restante George Ellis, Julian Barbour, Lawrence Krauss, e Max Tegmark, muito dificilmente você ouviu falar (a não ser que tenha visto o documentário sobre as Super-Cordas do Brian Greene).

O documentário é sobre a, risível, ideia que a Terra não gira ao redor do Sol. Claro! A Terra está soltinha no Espaço, presa pela energia escura. Para isso, o vídeo usou poderes Sith para editar as falas até o osso para dar a entender que os cientistas concordam com esta ideia estapafúrdia. Vejam o trailler.:

Eu fico imaginando quanto tempo vai demorar pro produtor desta tristeza, um camarada chamado Robert Sungenis, tomar um processo pela cara. Notem: não é uma questão de "SE", e sim "QUANDO".

O cara é tão maluco que até tem um site: Galileo was Wrong (sim, isso mesmo: Galileu estava errado e a Igreja estava certa)

Eu ainda não entendi porque dizer que Galileu estava errado e inferir uma "Conspiração Copérnico" (não ria!). Como coisa que os islâmicos ainda não sabiam nada disso, quando na verdade eles descobriram isso muito antes e Copérnico, o maroto, kibou todo o trabalho de Al-Tusi, o tipo de coisa que você saberia se tivesse lido Os 1001 Anos da Esplendorosa Ciência Islâmica.

Sungenis até "criou" um modelo vindo direto de onde o Sol não exerce força gravitacional que você pode ver aqui embaixo:

Lembrou de algo? Sim, é o modelo de Tycho Brahe, com todos os planetas girando ao redor do Sol, mas este gira ao redor da Terra. Claro que faz sentido! Séculos de observações, com os mais modernos equipamentos, e um zé ruela quer acabar com toda a astrofísica com uma ideia publicada… em lugar nenhum!

Sou capaz de apostar que esta magnífica pérola da cultura ocidental virá com várias referências criacionistas, relegando o The Principle ao grupo de filmes na esteira de Expelled, Quem Somos Nós, O Segredo e outras incríveis produções, qu e estão para pesquisas científicas como os filmes do SyFy estão para produção de Hollywood: muito divertidos de se ver, mas que pessoas normais não levam a sério.

Ah, e pra finalizar: os briosos "pesquisadores" do Show da Lua já tinham "provado" que a Terra não gira ao redor do Sol, mas eles não entram muito neste rol, pois a produção do site deles é uma bosta. Pelo menos, podiam contratar um designer. Nem pra isso serviram. Pena…

9 comentários em ““O Princípio”: O melhor documentário de todos os tempos (pelos motivos errados)

  1. Quem deve estar orbitando o próprio túmulo numa hora dessas é o pobre do Kepler.Suas três leis foram rasgadas assim,sem mais nem menos?

    Curtir

  2. Realmente é muito engraçado. Cada cientista fala por 3 décimos de segundo, daí eles colocam uma animação abrindo com um efeito sonoro para disfarçar a mudança no tom de voz e esconder a edição.

    Cheguei a ficar tonto com as mudanças bruscas, sendo que, mesmo com a edição, nenhum deles fala duas frases seguidas. O mesmo com a colagem de time-lapses sem nexo com a linha argumentativa.

    Curtir

  3. O que nos resta a não ser rir dessa idiossincrasia perpretada por analfabetos científicos?
    Como que astrônomos que conseguem mapear o universo com precisão inédita com ajuda das oscilações acústicas dos bárions não viram a farsa que é a teoria heliocentrica? Coube a cientistas proeminentes descobrirem isso. Merecem o prêmio Nobel, quando suas pesquisas forem analisados por outros cientistas e ser publicadas em revistas científicas e… Ah é, são muitos humildes pra quererem isso.
    Mas, ao menos ganharam meu troféu joinha. ;-)

    Curtir

  4. Em pouco tempo se tornara um ”cult” entre os crentes que debatem na internet para endossar argumentos de porque a biblia esta certa

    Curtir

  5. A tempo:nosso “grande filósofo”, autor de um livro chamado “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota” (!), vai adorar esse documentário.

    Curtir

  6. Ao saber que este tipo de documentário existe, começo a pensar que aquela viagem sem volta para Marte não é uma ideia tão ruim assim

    Curtir

  7. Isso só prova como os criaBURRICIONIstas são.Querem impor suas idéias loucas,modificar fatos que não podem ser alterados,já que são fatos e não idéias.Mesmo com todas as provas na cara desses criaBURRICIONIstas eles não admitem que estão errados.
    E ainda há pessoas que podem acreditar nesses merdas ambulantes,já que são tão ignorantes quanto esses “cientistas”.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.