O fato mais surpreendente de todos

Sempre disse que Neil deGrasse Tyson é, hoje, o melhor divulgador científico do mundo. Em minha opinião, ele é o único que se pode chamar de herdeiro de Carl Sagan. Não apenas pelos documentários do qual ele participa, mas pelo fascínio que ele mesmo não esconde quando fala do Universo.

Em uma entrevista à revista Time, foi-lhe perguntado qual era o fato mais surpreendente de todos, e sua resposta foi (versão brasileira, Ceticismo Ritchers, digo, Ceticismo.net):

O fato mais surpreendente é o conhecimento que os átomos que compõem a vida na Terra. Os átomos que compõem o corpo humano têm sua origem nos "cadinhos" que cozinharam elementos leves, obtendo elementos mais pesados ??em sua essência sob pressões e temperaturas extremas.

As estrelas, aquelas de grande massa, ficaram instáveis e anos mais tarde elas entraram em colapso e depois explodiram espalhando suas entranhas enriquecidas através das galáxias, em explosões feitas de carbono, nitrogênio, oxigênio e todos os ingredientes fundamentais da vida em si. Esses ingredientes tornam-se parte da nuvem de gás que se condensou, colapsou, formou a próxima geração de estrelas de sistemas solares com planetas em órbita, e os planetas têm agora os ingredientes para a própria vida.

De modo que quando eu olho para o céu à noite e eu sei que sim, nós somos parte deste Universo, estamos neste Universo, mas talvez mais importante do que esses dois fatos é que o Universo está em nós. Quando reflito sobre esse fato, eu olho para cima — muitas pessoas se sentem pequenas porque são pequenas e que o Universo é grande — mas sinto-me grande, porque os meus átomos vieram dessas estrelas.

Há um nível de conectividade. Isso é realmente o que você quer na vida, você quer se sentir conectado, você quer se sentir importante, você quer se sentir como um participante sobre os acontecimentos de atividades e eventos em torno de você, o que é precisamente o que somos, apenas por estar vivo.

Não é preciso muito esforço para entender isso. Não somos tão pequenos assim, apesar que nada no Universo foi feito para nós, e isto é, segundo a minha opinião, o mais mágico de tudo. Não é preciso nenhuma mágica para estarmos aqui. Estamos por pura displicência de sistemas químicos, e só em saber disso e saber que por alguma displicência maior ainda podemos ser extintos de uma hora pra outra temos uma nova perspectiva das coisas.

Longe de ser um pensamento depressivo é encorajador, pois podemos nos dedicar a construir coisas, mostrar do que somos capazes, de nos contentar e nos alegrar dia-a-dia, sem que tenhamos que planejar o que fazer depois que partirmos. O hoje é o que importa e o que fazemos hoje, refletindo em ações para amanhã, deixando um legado único, é o que nos difere de outras espécies.

Para finalizar, um vídeo com as palavras do próprio tio Neil:

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=38101676&force_embed=1&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=1&color=00c4ff&fullscreen=1&autoplay=0&loop=0
Veja em HD.

8 comentários em “O fato mais surpreendente de todos

  1. O cara é um gênio, tem uma voz agradável para narração e sabe imprimir emoção à elas…

    Putz, deus foi injusto comigo…

    Curtir

  2. Concordo que ele seja o cientista mais entusiasta da divulgação científica após Carl Sagan. O cara simplifica a discussão de vários temas com uma habilidade ímpar.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.