Feliz dia de Carl Sagan

Hoje são 9 de novembro, mas creio que você deve saber disso. O que algumas pessoas não sabem é que hoje é o aniversário de nascimento de Carl Sagan, que ao meu ver foi um dos maiores divulgadores da Ciência até hoje. Se vivo fosse, tio Carl estaria completando 76 anos. Feliz Aniversário, tio Carl. Feliz Carl Sagan’s Day.

O que diferiu na personalidade de Carl Sagan foi o modo como ele expressou a Ciência. Sobre isso, eu falei no capítulo referente a ele na série Grandes Nomes da Ciência. Não há o que se pode falar muito, pois é chover no molhado. Se você não conhece tio carl e nunca leu sua obra ou sequer viu a série Cosmos, sua vida não tem sentido. Se o que você entende por “Ceticismo” é apenas ter lido “Deus, um Delírio” (que eu não gostei, por sinal), você é digno de pena, pois é intelectual de um livro só. mas ninguém se torna intelectual lendo um livro só.

Também já escrevi e coloquei um vídeo da Canção de Carl Sagan. Fico sem ter muito mais o que dizer. Só posso esperar que nas gerações vindouras apareça alguém que tenha tanto amor e dedicação em difundir o conhecimento da maneira que tio Carl fez. talvez seja um sonho distante, mas nunca se sabe.

Dessa forma, resta-nos pouco a dizer e é sempre melhor ouvir, ainda que mais uma vez, as magníficas palavras iniciais da melhor série de divulgação científica jamais produzida.

36 comentários em “Feliz dia de Carl Sagan

  1. Todo artigo científico que eu leio em mente, eu leio com a voz do Carl Sagan. Depois de ver Cosmos há uns 4 anos, eu acostumei a fazer isso. O modo dele de se expressar é simplesmente magnífico.
    Eu entendo bem melhor as coisas ao imaginar ele explicando.

    E pensar que tem tantas pessoas que nem sequer sabem quem é Carl Sagan. Infelizmente, nem todos são influenciados pela mesma pessoa, e pelo mesmo caminho.

      1. @Fabrício L.,

        Fabrício,

        Os crentes ficam incomodados quando uma pessoa inteligente ou bem sucedida diz que não acredita em seres imáginários.

        Eles ficam caçando um motivo para mostrar “Tá vendo? Ele era inteligente, mas sem acreditar nos nossos seres imaginários, olha o que acabou acontecendo.”

        Eu duvido que exista neste site algo falando sobre as situações rocambolescas que ocorreram com cristãos, como por exemplo, Jimmy Swaggart ou o próprio Lutero.

        1. @Icarus,

          imaginários com 2 acentos ficou perfeito hein Sr.Icarus?

          Até parece que vc é da geração da aprovação automática! hehehe

          1. Se realmente tio Sagan era chegado em dar um tapa na pantera, sabem o que isso prova?

            Que o uso de psicotrópicos pode agregar mais valor à sociedade do que ficar de quatro em igrejas/templos/afins.

            Como diria o poeta: BANG!!!!! Tiro no pé!!!! :mrgreen:

  2. Agindo contra a maconha como se fosse necessariamente algo ruim, estarão agindo como idiotas alienados (religiosos fanáticos são um bom exemplo).
    Procurem se informar antes de julgar, por favor
    :wink:

      1. @André,
        Sim, qualquer uma e sem exceção.
        Mas, de todas elas, com ceretza a maconha pode ser entendedida como a
        mais “de leve”, como Sagan escreve, produtiva.

        1. E como vc sabe que foi Sagan quem “disse”? Por que o autor falou isso DEPOIS da morte dele, quando ele não poderia confirmar ou negar? Qual outra fonte que vc dispõe?

          1. @André,
            Não é meio óbvio?
            Quem é o profissional, no nosso modelo de sociedade, que admite isso
            abertamente?

          2. “No nossomodelo de sociedade”… Bem, óbvio que nunca a Luana Piovani estaria inscrita em tal referencial.

      2. @André,

        Depende, muitos combatem o enjôo provocados pela quimioterapia usando maconha. De quebra ainda ajuda a dormir e da aquela fome.

          1. Cocaína era usada como remédio, assim como láudano. O cara fica doidão, não sente dor. Simples assim.

          2. @André,

            Bom, ao menos a cannabis tem amplo estudo científico.

            “A Dra. Nora Volkow diretora do Instituto Nacional do Abuso de Drogas (NIDA) dos Estados Unidos declarou em Março deste ano a uma revista brasileira “Não existe droga segura”, o que é uma verdade, também para a maconha. Vem daí a necessidade de um médico estudar a relação risco/benefício de qualquer droga que prescreve. Por exemplo, segundo dados do FDA de 1997 a 2005 houve 196 relatos de suspeita de morte coincidente com o uso de antieméticos (uma indicação também aprovada para a maconha). Não houve nenhuma suspeita de morte pelo uso da maconha. Por outro lado a Dra. Valéria declarou também que os canabinóides têm algumas ações terapêuticas úteis como efeito antiemético, aumento do apetite em casos de câncer e AIDS, benefícios analgésicos e em glaucoma.”

            http://blog.sbnec.org.br/2010/09/cannabis-medicinal-nao-lemos-e-nao-gostamos/

    1. @no idea,

      Eu queria que vc indicasse, nos comentários deste artigo, quem se posicionou contra ou a favor da maconha.

        1. @André,

          Eu também. Mas, até a altura do primeiro comentário dele, não vi ninguem manifestando opinião sobre a maconha em si, para justificar ele chamar alguem de idiota alienado.

          1. @no idea,

            Como se o posicionamento contra fosse sinônimo de ignorância sobre o assunto.

            Agora eu entendo porque o André fica puto com desvio do assunto. Um artigo bacana para lembrar de Sagan acaba virando esta discussão non-sense.

  3. Alguém ai fuma pra saber o que tá falando? Se Sagan fumava seria o máximo fumar com ele, e espero q seja verdade só aumentaria a minha admiração embora eu ache difícil q ele fumava :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

        1. Sim, tenho. Não gostou, azar. Ademais, Sagan não disse que fumou maconha, um autor que defende o uso dela é que disse isso depois que ele morreu, onde ele não teve chance de desmentir. Mesmo que Sagan usasse maconha, ainda seria errado, detesto babaca que vai na onda de celebridades. O mesmo tipo de ralé que acha que é legal usar cocaína, heroína ou outras “ina” pq fulaninho famoso usa. Pra mim, viciado está na mesma qualificação de traficante. Sem viciado, não haveria tráfico. Simples assim. Não concordou? Tem todo o direito e eu de expulsar daqui.

          Reitero: apologia às drogas é crime. Se vc acha que
          não, faça um blog em outro lugar. Tal tipo de comentário não é permitido aqui, mediante as leis vigentes, onde o dono do blog é responsável pelo monte de merdas que os comentaristas escrevem. Insistência acarretará em banimento, com o agravante de ser enviada uma denúncia para a polícia federal.

          E vai acreditando que eu não faço isso. Frequências de comunicações fechadas.

  4. Eu pensei que meus leitores gostariam de ler sobre o Dia de Carl Sagan, mas vi que estou errado. Larga maioria prefere o monte de merda dos bobagentos da vida ou assiste o Legendários ou algum lixo. Obrigado, vocês conseguiram DESTRUIR meu artigo. Espero que estejam satisfeitos.

    Comentários fechados. Carl Sagan merece ficar na sombra da ignorância por parte de pessoas idiotas.

Os comentários estão encerrados.