Sonda dá um tapão na pedra e pega o pó

A missão Osiris-REx (Origins Spectral Interpretation Resource Identification Security Regolith Explorer) é uma missão do Programa New Frontiers, depois de Juno e New Horizons, todos da NASA, mas com participação de outros países. O lançamento ocorreu no dia 8 de setembro de 2016, consistindo em filmar, fotografar, estudar e coletar amostras do asteroide 101955 Bennu, um asteroide carbonáceo. Mas como seriam coletadas as amostras? Ora, dando um porradão no asteroide, ora!

Sim, eu sei! Parece muito com filme do Michael Bay, mas sem explosão. No máximo, um “toca aqui’”.

Em 20 de outubro, o braço robótico da OSIRIS-REx se esticou e tocou o asteroide Bennu, no que é chamado “Evento de Amostragem Touch-And-Go“, em que o “pé” do OSIRIS-REx bate na superfície e a nave “quica”. Este procedimento é para esmagar algumas das rochas e coletar amostras.

A cena foi gravada pela câmera SamCam. Depois da pancada, O Rei Osíris solta o gás… não, não esse. No caso, é nitrogênio e este gás foi usado por dois motivos:

  • Ele é inerte, não vai reagir quimicamente com nada ali
  • Seu ponto de fusão e ebulição são baixos, mas altos o suficiente para o nitrogênio não passar para o estado líquido ou sólido.
Este jato de nitrogênio revolveu a superfície de Bennu, espalhando uma quantidade substancial de regolito, de forma a coletar o material da superfície para análise.

Os dados mostram que a espaçonave passou aproximadamente 5 segundos a mais em contato com o local de amostragem Nightingale de Bennu e, em seguida, meteu o pé. Agora, para finalizar, sabem o tamanho do osiris-REx?

Uma pequena grande sonda.

Um comentário em “Sonda dá um tapão na pedra e pega o pó

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s