Ceticismo.net de pires na mão

Fundação Cacique Cobra Coral agora em Brasília para ver se chove
Ciência diz ao paraplégico: levanta e pegue este copo d'água

Não foi muito fácil chegar nesse ponto. Pedir dinheiro a estranhos? É uma coisa que eu sempre relutei. Não foi lá muito fácil para mim colocar botão do PayPal. Usar sistema de doação mensal? Meio errado isso, né? Eu sempre me questionei, mas – que diabo! – muitos aderiram e nem por isso são mal vistos (ok, são). Então, por que eu não poderia fazer também? Bem, eu fiz. Lancei o Apoia.se do Ceticismo.

O Apoia.se segue o mesmo padrão do Patreon. Você escolhe quem é seu produtor de conteúdo favorito e passa a ser “patrão” dele, dando um dinheirinho mensal. É de praxe que se ganhe algo em troca, mas não obrigatório. O Apoia.se tem a vantagem que o valor que você resolver doar é em reais. No Patreon, é tudo feito em dólar e depois convertido. Mudou o dólar pode ficar mais fácil ou mais complicado para quem doa. No Apoia.se você escolhe um valor e é esse valor.

Depois que eu vi um bando de gente dando dinheiro para um monte de inúteis que tomam banho com nutella, tomei vergonha (ou perdi de vez) e resolvi fazer um sistema de “apoiação”, também. Mas não sem algumas ressalvas.

Primeiramente, eu decidi que não haverá conteúdo exclusivo de artigos/vídeos de divulgação científica para apoiadores. Se eu fizer isso estarei fazendo Paywall, e eu sou contra essa merda. O conhecimento não é de ninguém, muito menos meu. Então, logo de cara posso lhe dizer: ainda teremos todos os artigos em acesso aberto. TALVEZ eu faça um conteúdo exclusivo para apoiadores. Não sei o que será, mas não será nada que quem não apoiar sentirá necessidade. Os artigos diários continuarão gratuitos. Os vídeos do Tubo continuarão para todos.

Em segundo lugar, tem o caso das recompensas, que são de praxe. Lamento, mas não vai dar, pois estou sem condições de oferecer recompensas, mimos ou coisa semelhante a ninguém no momento. Por isso, coloquei valores baixos: 5 e 10 reais. Você não vai ficar pobre pagando 5 ou 10 reais mensais, mas – ó que maravilha – nada obriga que você fique pagando eternamente. Você pode cancelar no momento que quiser. Quer doar um valor maior? Use o paypal, que está dando zica para pagamentos mensais, mas aí é só clicar no botãozinho lá todo mês. Futuramente eu vejo algum brinde, prêmio ou sei lá. Ainda não sei e não posso prometer nada.

Então, eu vou dar dinheiro só porque você é bonito?

Não necessariamente, mas é uma boa desculpa. Na verdade, eu não sei bem que motivos eu lhe daria para você me dar dinheiro. Alegar que sou professor é sempre uma boa…. hummm, não, melhor não. Muito batido. Talvez, se eu mencionar que é pro ônibus? É que eu estou pensando em comprar um daqueles com poltrona semi-leito, ar-condicionado, som ambiente, wi-fi e motorista. Viram? É por uma boa causa. Apoia a gente aí, tio!

Fundação Cacique Cobra Coral agora em Brasília para ver se chove
Ciência diz ao paraplégico: levanta e pegue este copo d'água

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • cauebp

    Feito!

    Pryderi respondeu:

    Fenquiul!

  • Se não puder ajudar, não se acanhe. Aceito o convite pro churrasco. 😉

    Até posso convidar mas moro em Mato Grosso. Vc sabe, aquele lugar lindo onde só há bois e agropecuários.

    Pryderi respondeu:

    Manda um boi, então.