Telescópio registra jorro de energia de outra galáxia e vira hit na web¹

A cada dia aprendemos mais sobre o Universo. Claro, nada é divulgado na mesma hora. Vai que digam que os anéis de Saturno curam o câncer? Daí o Judiciário poderá obrigar a União Astronômica Internacional a distribuir para os doentes. Não ia ser fácil. Com o advento do avanço tecnológico, conseguimos imagens nunca antes vistas. Agora, podemos ver jatos de partículas em melhores detalhes do que antes e isso nos ajuda a compreender melhor nosso Universo.

Cientistas combinaram sinais do satélite Spektr-R da missão RadioAstron com os de telescópios de rádio em toda a Europa e nove antenas de Very Long Baseline Array da Fundação Nacional de Ciência. O Spektr-R é um satélite russo, pois só os russos seriam capazes de dar nome de organização criminosa global a um satélite que visa fuxicar os meandros do Espaço, praticamente um fofoqueiro interestelar. O projeto é financiado pelo Centro Espacial da Rússia, tendo o satélite sido lançado em 18 de julho de 2011. Esta lindeza tem um perigeu de 10.000 km e um apogeu de 390.000 km, ou seja, ele fica 700 vezes mais distante que o Hubble, que praticamente fica ali na varanda.

Diferente dos telescópios em que você olha e vê as imagens, este aí é um radiotelescópio. As imagens que ele capta não são visíveis, mesmo porque, estão muito, muito longe para tal. Ele capta ondas de rádio e computadores processam as informações e criam modelos visuais para que possamos ver e compreender melhor do que um monte de equações matemáticas

O resultado foi uma imagem com o poder de resolução abrangendo o equivalente a oito vezes o diâmetro da Terra. Olhem que maneiro!


Versão um pouquinho maiorzinha

E esse borrão aí  – que você deve estar com uma sobrancelha erguida e se perguntando que diabo é isso – são emanações de radiação de um buraco negro em uma galáxia a 900 milhões de anos-luz, a BL Lacertae.

Péra. Zilhões de dólares em equipamento para produzir esta merda? Mas e as criancinhas passando fome?

Eu me pergunto a mesma coisa quando vejo a quantidade de igrejas que temos só o Brasil.

Esse “borrão” é uma emanação de partículas que só para você ter ideia se fôssemos comparar com o nosso sistema solar seria desse tamanho aqui:


A distância entre o Sol e Alfa Centauri é de cerca de 5 anos-luz

Sim, bem grandinha, né?

A descoberta foi publicada no periódico Astrophysical Journal. Parece inútil e talvez até seja. Mas também perguntaram ao Gronk o que ia fazer com aquele pedaço de pedra redondo que era absurdo, quando rodas quadradas não precisavam de freio.


¹Eu sei que isso não virou hit na web, mas aquelas bobagens do G1 também não.

4 comentários em “Telescópio registra jorro de energia de outra galáxia e vira hit na web¹

  1. ”O Universo é um lugar desconcertantemente grande, um fato que, para continuar levando uma vida tranquila, a maioria das pessoas tende a ignorar.” Douglas Adams

  2. Tive que ler duas vezes pra ter certeza: a resolução total da imagem equivale a oito vezes o diâmetro da terra. Baralho!!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s