A cada dia aprendemos mais sobre o Universo. Claro, nada é divulgado na mesma hora. Vai que digam que os anéis de Saturno curam o câncer? Daí o Judiciário poderá obrigar a União Astronômica Internacional a distribuir para os doentes. Não ia ser fácil. Com o advento do avanço tecnológico, conseguimos imagens nunca antes vistas. Agora, podemos ver jatos de partículas em melhores detalhes do que antes e isso nos ajuda a compreender melhor nosso Universo.
Cientistas combinaram sinais do satélite Spektr-R da missão RadioAstron com os de telescópios de rádio em toda a Europa e nove antenas de Very Long Baseline Array da Fundação Nacional de Ciência. O Spektr-R é um satélite russo, pois só os russos seriam capazes de dar nome de organização criminosa global a um satélite que visa fuxicar os meandros do Espaço, praticamente um fofoqueiro interestelar. O projeto é financiado pelo Centro Espacial da Rússia, tendo o satélite sido lançado em 18 de julho de 2011. Esta lindeza tem um perigeu de 10.000 km e um apogeu de 390.000 km, ou seja, ele fica 700 vezes mais distante que o Hubble, que praticamente fica ali na varanda.
Diferente dos telescópios em que você olha e vê as imagens, este aí é um radiotelescópio. As imagens que ele capta não são visíveis, mesmo porque, estão muito, muito longe para tal. Ele capta ondas de rádio e computadores processam as informações e criam modelos visuais para que possamos ver e compreender melhor do que um monte de equações matemáticas
O resultado foi uma imagem com o poder de resolução abrangendo o equivalente a oito vezes o diâmetro da Terra. Olhem que maneiro!
Versão um pouquinho maiorzinha
E esse borrão aí – que você deve estar com uma sobrancelha erguida e se perguntando que diabo é isso – são emanações de radiação de um buraco negro em uma galáxia a 900 milhões de anos-luz, a BL Lacertae.
Péra. Zilhões de dólares em equipamento para produzir esta merda? Mas e as criancinhas passando fome?
Eu me pergunto a mesma coisa quando vejo a quantidade de igrejas que temos só o Brasil.
Esse “borrão” é uma emanação de partículas que só para você ter ideia se fôssemos comparar com o nosso sistema solar seria desse tamanho aqui:
A distância entre o Sol e Alfa Centauri é de cerca de 5 anos-luz
Sim, bem grandinha, né?
A descoberta foi publicada no periódico Astrophysical Journal. Parece inútil e talvez até seja. Mas também perguntaram ao Gronk o que ia fazer com aquele pedaço de pedra redondo que era absurdo, quando rodas quadradas não precisavam de freio.
¹Eu sei que isso não virou hit na web, mas aquelas bobagens do G1 também não.
Que universo grande!
CurtirCurtir
”O Universo é um lugar desconcertantemente grande, um fato que, para continuar levando uma vida tranquila, a maioria das pessoas tende a ignorar.” Douglas Adams
CurtirCurtir
Tive que ler duas vezes pra ter certeza: a resolução total da imagem equivale a oito vezes o diâmetro da terra. Baralho!!
CurtirCurtir
É uma honra viver em uma época em que tais descobertas e registros são possíveis!
CurtirCurtir