Existem várias coisas esquisitas na Natureza. Boa parte delas vive na Austrália, outras em Brasília (mas só quando efetivamente vão trabalhar). Mas acho que poucas coisas são mais esquisitas que os tardígrados, também conhecidos como ursos d’água, por algum motivo que eu ainda não entendi, já que esta porcaria não se parece nada com um urso.
Estas coisas são sobreviventes. Não passando de 0,5 milímetro de comprimento, essa coisa feia consegue sobreviver nos ambientes mais inóspitos. Pode ser “cozido” a uma temperatura de cerca de 150ºC ou resfriado até quase o zero absoluto, ele estará ali, firme e forte. Até no Espaço eles conseguem sobreviver, mesmo naquelas condições de vácuo, temperatura congelante e bombardeio de radiação cósmica, e isso graças à sua estrutura simples. Aliás, falando em estrutura simples, uma nova pesquisa mostrou o que é um tardígrado: ele é praticamente uma cabeça com pernas.
Eu falei que ele era esquisito!
Tardígrado encontra um paramécio. Coloquem aí a trilha do dr. Jivago.
O dr. Frank Smith trabalha no laboratório de Bob Goldstein da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. Infelizmente, a concentração de midichlorians dele não é tão elevada a ponto de ter uma página pessoal. Coisas assim acontecem.
O dr. Frank e seus colaboradores (seria legal se tivesse um chamado Stein) estudam a genética do tardígrado. Não, isso não trará a paz no mundo, não acabará com a fome, miséria e pobreza. Mas criar feriado religioso e canonizar santos também não.
Frank foi examinar o genoma do tardígrado, dando maior atenção aos genes HOX. Gene HOX é um gene controlador. Longe de manipular pessoas débeis para que elas façam alguma coisa contra suas vontades, estes genes de aplicação geral são muito importantes na hora de “construir” o organismo. Vários deles foram herdados de nossos antepassados, mesmo de outras espécies, mas vão dizer que Evolução não existe, portanto, a assinatura genética é mito. Uma pena que a realidade mostra algo bem diferente.
Genes HOX, por exemplo, ajudam a estabelecer a forma básica do corpo de muitos animais como moscas, larvas e até você, humano idiota. Eles que cuidam para que seus pés não brotem da sua cabeça, o que seria algo muito interessante para um filme de terror do H. P. Lovecraft.
Sim, tem uma perna no lugar da antena. Meio nojento, não?
Haveria casos de má-formação em humanos por causa dos genes HOX se fôssemos feitos de qualquer jeito. Mas graças a um projeto criado por um desenhista inteligente, seres humanos estão imunes a isso.
Ou não. E se eu fosse você não procurava por Holoprosencefalia
Ao examinar tardígrados da espécie Hypsibius dujardini (sim, há mais de uma espécie. Na verdade, mais de 1.100!), os pesquisadores compararam com alguns artrópodes. O que descobriram foi que essas belezinhas de 8 patas evoluíram a partir de ancestrais comuns aos artrópodes, sendo que quatro ou cinco dos seus genes HOX simplesmente não estavam lá. PUF! Cadê?
Os genes HOX que estavam presentes nos tardígrados eram muito semelhantes aos que são responsáveis pela formação das cabeças nos artrópodes. Ou seja, o tardígrado seria como um grande cabeção, apesar disso ser errado em termos mais minuciosos
A teoria mais provável é que durante a especiação, o ramo que daria origem aos tardígrados não apresentavam os genes HOX que os artrópodes têm. Daí a resposta do porque serem diferentes, apesar de algumas semelhanças. O resto do corpo não se formou, porque não havia sequer a presença de genes que poderiam ser expressados. Sem gene, sem possibilidade de eles se tornarem ativos, nada de corpo.
Alguns trechos de genes HOX no tardígrado permitiram que, mesmo sendo como um cabeção, crescessem pernas nele. Isso é um indício do porque acontece coisas como a foto da drosophyla acima, com uma perna no lugar da antena.
A pesquisa foi publicada no periódico PlosOne.
Sobre má-formações em humanos por causa de genes HOX
Eu não devia ter clicado nesse link…
CurtirCurtir
Eu avisei.
CurtirCurtir
Eu sabia que não devia e mesmo assim também cliquei.Trágico.
CurtirCurtir
Minhazalma!!!
CurtirCurtir
Lembro de ter visto um desses naquele filme dos anos 80, Krull. :D
CurtirCurtir
As montanhas têm olhos (se não me engano, o nome é esse) tem um bocado de marmotas, também.
CurtirCurtir
Lembro-me de ele ter sido abordado até na nova Cosmos, não sei porque mas tem gente que até duvida que esse treco exista.
conspiracionismo tá em todo canto, né?
¯_(?)_/¯
CurtirCurtir
Não, BURRICE e ESTUPIDEZ tá em todo canto. Infelizmente.
CurtirCurtir
Com notícias como essa é que se percebe que a Natureza tem coisa bem mais esquisita que os filmes de ficção tipo B
CurtirCurtir
eta bicho esquisito
mas eu achei bonitinho.
CurtirCurtir
Essa imagem que eu achei exemplifica sobre o genes HOX,de forma mais simples :
CurtirCurtir
Sobre a formação dos genes HOX :
CurtirCurtir
É sério que ele sobrevive no vácuo do espaço? Achava que nenhuma forma de vida sobrevivia em tais condições…
CurtirCurtir
Sim, é sério. E dia desses descongelaram um que passou 30 anos congelado e ele voltou de boa, e teve 14 filhos:
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/01/cientistas-japoneses-revivem-tardigrado-que-passou-30-anos-congelado.html
CurtirCurtir
“Mas graças a um projeto criado por um desenhista inteligente, seres humanos estão imunes a isso.”
Lembro-me de um imbecil afirmando que isso acontece, porque é normal alguns produtos virem com defeito de fábrica, como acontece com automóveis. Quer dizer, como esses infelizes não têm vergonha em falar uma merda dessas?!
CurtirCurtir
Terminei lembrando do livro A Ilha do Dr. Moreau, pior do que uma pessoa com partes do seu corpo trocadas seria ela ter partes animais no seu corpo.
CurtirCurtir
No livro não são animais que foram “humanizados”. Não li o livro, mas nos filmes parece que era assim.
CurtirCurtir