Eu tinha escrito, há algum tempo, sobre o paywall de artigos científicos. Acho uma vergonha o conhecimento científico ficar restrito a quem pode pagar. As pessoas querem ler as coisas, divulgadores de Ciência querem ler, para traduzir muito daqueles jargão para o público leigo. Nem sempre fica viável pagar por eles, quando muitos de nós sequer temos um bom retorno financeiro, seja por doações ou publicidade. Acabamos contando com a liberação de press releases das Universidades e centros de pesquisa, sendo muitas vezes mal escritos, pois não foram redigidos pelos pesquisadores e sim por algum estagiário.
Um dos mais conceituados periódicos científicos é a Nature, e sua assinatura não era nada baratinha. Só que agora eles desbundaram, viram Buda dançar na porta do editor-chefe, Jesus apareceu em pessoa, Achmed disse que ia matar todo mundo e eles resolveram liberar todo o seu acervo digrátis.
De acordo com o pronunciamento da própria Nature, a política de compartilhamento de conteúdo também se aplica a 48 outras revistas Nature Publishing Group divisão da Macmillan (NPG), incluindo Nature Genetics, Nature Medicine e Nature Physics. Todo mundo tem acesso. É só chegar, meter a mão e passar na cara, que nem pia de Igreja e a vizinha do 406.
Não só cientistas e pesquisadores terão acesso aberto. VOCÊ TAMBÉM! Qual vai ser sua desculpa agora? O idioma? Entra num CCAA, faz um curso no PRONATEC (principalmente se você for economista desempregado), não me interessa. Te vira!
Se você é professor, pode esfregar na cara das pedagogas retardadas que escreveram aquelas bostas de livros didáticos que você é obrigado a usar o quanto elas estão erradas. Você, Criacionista, terá acesso a todas as pesquisas sobre Design Inteligente que foram publicadas até hoje na Nature, e esfregue na cara do Richard Dawkins quando ele lhe pedir as provas!
Você, blogueiro, não tem mais desculpa de pegar aquelas merdas veiculadas pelo G1, Terra e o (benzo-me) Facebook. Você estará ouvindo direto do pesquisador o que ele fez, e poderá traduzir pros seus leitores. Em primeira mão, mandando um Fuck You pros jornais que só publicarão 3 meses depois (e com erros).
Não estamos no melhor dos tempos, mas também não estamos no pior dos tempos. Estamos com acesso à informação, junto com muito lixo. Você tem o direito de escolher, pois o Poder é de vocês (acabei de sacanear o Charles Dickens citando Capitão Planeta. Sim, eu sei que vou pro Inferno).
Portanto, crianças, divirtam-se. Vocês tem muita coisa para se atualizar. Melhor estudar tudinho, pois na segunda-feira irei tomar lição. ;)

André, não consigo ter acesso aos periódicos da Nature. Há tempos tento ler os artigos pelo site Narute mas continua a mesma coisa, poucos estão abertos e a maioria restrita, precisa pagar para ter acesso. O que estou fazendo de errado? Ajuda aí! Obrigada.
CurtirCurtir