LIBERDADE! Nature abre seus arquivos para qualquer um poder acessar gratuitamente

Eu tinha escrito, há algum tempo, sobre o paywall de artigos científicos. Acho uma vergonha o conhecimento científico ficar restrito a quem pode pagar. As pessoas querem ler as coisas, divulgadores de Ciência querem ler, para traduzir muito daqueles jargão para o público leigo. Nem sempre fica viável pagar por eles, quando muitos de nós sequer temos um bom retorno financeiro, seja por doações ou publicidade. Acabamos contando com a liberação de press releases das Universidades e centros de pesquisa, sendo muitas vezes mal escritos, pois não foram redigidos pelos pesquisadores e sim por algum estagiário.

Um dos mais conceituados periódicos científicos é a Nature, e sua assinatura não era nada baratinha. Só que agora eles desbundaram, viram Buda dançar na porta do editor-chefe, Jesus apareceu em pessoa, Achmed disse que ia matar todo mundo e eles resolveram liberar todo o seu acervo digrátis.

De acordo com o pronunciamento da própria Nature, a política de compartilhamento de conteúdo também se aplica a 48 outras revistas Nature Publishing Group divisão da Macmillan (NPG), incluindo Nature Genetics, Nature Medicine e Nature Physics. Todo mundo tem acesso. É só chegar, meter a mão e passar na cara, que nem pia de Igreja e a vizinha do 406.

Não só cientistas e pesquisadores terão acesso aberto. VOCÊ TAMBÉM! Qual vai ser sua desculpa agora? O idioma? Entra num CCAA, faz um curso no PRONATEC (principalmente se você for economista desempregado), não me interessa. Te vira!

Se você é professor, pode esfregar na cara das pedagogas retardadas que escreveram aquelas bostas de livros didáticos que você é obrigado a usar o quanto elas estão erradas. Você, Criacionista, terá acesso a todas as pesquisas sobre Design Inteligente que foram publicadas até hoje na Nature, e esfregue na cara do Richard Dawkins quando ele lhe pedir as provas!

Você, blogueiro, não tem mais desculpa de pegar aquelas merdas veiculadas pelo G1, Terra e o (benzo-me) Facebook. Você estará ouvindo direto do pesquisador o que ele fez, e poderá traduzir pros seus leitores. Em primeira mão, mandando um Fuck You pros jornais que só publicarão 3 meses depois (e com erros).

Não estamos no melhor dos tempos, mas também não estamos no pior dos tempos. Estamos com acesso à informação, junto com muito lixo. Você tem o direito de escolher, pois o Poder é de vocês (acabei de sacanear o Charles Dickens citando Capitão Planeta. Sim, eu sei que vou pro Inferno).

Portanto, crianças, divirtam-se. Vocês tem muita coisa para se atualizar. Melhor estudar tudinho, pois na segunda-feira irei tomar lição. ;)

Um comentário em “LIBERDADE! Nature abre seus arquivos para qualquer um poder acessar gratuitamente

  1. André, não consigo ter acesso aos periódicos da Nature. Há tempos tento ler os artigos pelo site Narute mas continua a mesma coisa, poucos estão abertos e a maioria restrita, precisa pagar para ter acesso. O que estou fazendo de errado? Ajuda aí! Obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.