Previsão do verão: Teremos menos gelo lá pelo Ártico

Ideia Idiota do Dia: Tenha o seu DNA pendurado na sua parede
A falácia da beleza

Tá chegando o verão, o calor no coração. Essa magia colorida mostra que estaremos sem gelo na vida. Pelo menos, no que diz respeito ao Ártico, onde é verão, caso não saibam. Não estamos na transição outono/inverno em todo planeta. E se você achava que a temperatura anda bem, obrigado, acho melhor rever seus conceitos, pois aquela velha ladainha que o gelo dos polos está aumentando, sinto muito, mas alguém aí precisa se informar mais.

De acordo com os dados do National Snow & Ice Data Center — a saber um centro de informação e referência para o estudo  de regiões polares e da criosfera em geral (áreas permanentemente cobertas de gelo e neve) — parece que aquele velho lenga-lenga que o gelo nos polos está aumentando não é bem verdade. A ESA já tinha publicado um estudo sobre como observações de satélites mostravam uma redução na camada de gelo da região Antártica (o Polo Sul, e não a cerveja), e agora é a vez do NSIDC contribuir com informações sobre o Ártico, mas isso deve ser tudo uma conspiração dos Illuminatis, pois sabemos bem que temos cientistas bem conceituados que postam contundentes pesquisas no YouTube e no Programa do Jô, duas coisas que cientistas de verdade se baseiam na hora de escrever seus trabalhos, pois periódicos indexados são coisa de mariquinha.

Aliás, a Ciência Hoje trouxe uma entrevista com Paulo Eduardo Artaxo Netto em que critica os chamados "céticos do clima".  Uma coisa que ele disse ilustra bem o que temos por aqui: gente que quer aparecer e como sua produtividade é baixa e pouco aparente, arrumam polêmicas para serem notícia nos canais de TV, e as próprias "entrevistas" desse pessoal ilustra bem isso. Como não escaneei o artigo da Ciência Hoje, deixo outra entrevista de Artaxo, concedida ao Informe da Escola Nacional de Saúde Pública.

Afinal, em quem eu acreditarei?

Em ninguém. Não se deve acreditar em pessoas, não importa quem seja. Devemos apenas pegar os dados e trabalhar com eles. Agora, se os dados mostram que temos menos gelo no Ártico e a Antártida não é mais aquele mundão de gelo, a culpa não é do IPCC, do qual Artaxo faz parte. Então temos diversos institutos de pesquisa que trazem dados sobre o aquecimento global. Diabos, teve até entidades que são financiadas por setores que são CONTRA o aquecimento global que confirmaram os dados!

Se o máximo que cientistas "céticos" fazem é promulgar leis que obrigam a pintar tetos de casas e prédios de branco, a fim de melhorar o gradiente térmico da cidade de São Paulo, então, estamos ferrados, mesmo. Claro que isso ter pleno apoio da Sherwin Williams e da Dow Chemicals deve significar pouca coisa.

Enquanto isso, os dados ainda estão lá. São falsos? Ok, é possível que estejam errados como no caso dos neutrinos supraluminosos. Então, que tal pesquisas que provem o contrário, mediante dados coletados?


PS. O Takata, do Gene Repórter teve a paciência budista de comentar toda a insânia do Felício, como dizer que a Camada de Ozônio não existe. Veja EM Jogo dos erros 3, Jogo dos erros 3b, Jogo dos erros 3c, Jogo dos erros 3d (Na boa, Takata, eu não tive saco de ver aquele monte de besteiras na entrevista dada ao dublê de Elton John)

PS2. Do próprio site do Takata temos uma série a respeito do Aquecimento Global. (eu devia ler mais o site dele. Sério)

PS3. Estou sem saco de fazer aquela piadinha do vídeo-game.

Ideia Idiota do Dia: Tenha o seu DNA pendurado na sua parede
A falácia da beleza

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!