A falácia da beleza

Normalmente, vem sempre à tona uma das falácias mais idiotas que existe quando se quer “provar” a existência de Deus. É a tola argumentação que o mundo é bonito, lindinho e o Universo é ordenado. Isso, claro, é prova que Deus existe, pois, se algo é bonito e ordenado, então é porque há um deus qualquer. Claro que eles usam a desculpa (ignorante) da Segunda Lei da Termodinâmica para provar que, estando o Universo caminhando para a desorganização mediante a Entropia, então é prova cabal que nada poderia ser ordenado como organismos vivos, enquanto todo o mundo ao redor é desorganizado.

Afinal, o mundo é organizado ou não?

Na verdade, não é nem uma coisa nem outra, mas antes de nos aventurarmos nisso, deixem-me lhes dizer uma coisa: Segunda Lei da Termodinâmica não tem nada a ver com desorganização de nada. Entropia não é desorganização e se esta bosta desta próstata, por onde passa minha uretra é prova de algum planejamento, eu exijo que o engenheiro seja demitido por incompetência!

A visão idiota que o mundo é belo e organizado só consta naquelas cartilhas babacas dos Testemunhas de Jeová, como a revista Sentinela. Sente-se nela uma profunda tentativa de nos mostrar algo como campos verdejantes, céu azul, crianças correndo (por acaso, você já viu alguma criança indígena, asiática ou pigmeia ser retratada numa revista deles?). Ninguém mora numa colina verdejante que nem no filme da Noviça Rebelde. Dada a meta das condições sócio-econômicas dos TJ, o máximo de verde que verão são os jardins de algum condomínio fechado na Barra da Tijuca. Porque em Copacabana, nem isso verão.

Daí, acontece um tsunami na Indonésia, erupções vulcânicas no Chile, terremotos no Haiti, chuvaradas no Rio de Janeiro e deputados e senadores em Brasília. Catástrofe em cima de catástrofe! E eu ainda posso citar o tsunami no Japão, a erupção do vulcão sopa-de-letras na Islândia, furacões, tufões, monções e mensalões. ONDE, em nome de Hades, este mundo é lindinho e estável? Tem que ser uma pessoa bem medíocre, egoísta, patética e absurdamente ignorante em achar que só porque nada aconteceu com a referida criaturinha que o mundo é tranquilo. É o mesmo que dizer que só porque eu viajei pra Nova York e não fui assaltado que o índice de criminalidade lá é baixíssimo ou mesmo inexistente.

Mas o que é este planetinha em comparação ao Universo? Bem, não muito de diferente do que acontece por aí, já que temos supernovas explodindo e aniquilando planetas, a Terra já foi bombardeada por centenas de milhares de asteroides e meteoritos de bom tamanho, e se você acha que isso não acontece assim, sem mais nem menos, pergunte ao dinossauro que mora ao lado o que ele pensa de um asteroide vindo bem em sua direção. Hoje vive-se uma ridícula fração de formas de vida em comparação a todas as outras que viveram até agora, mas a egolatria acha que isso é por cauã que o deusão estava preparando o mundo para a nossa chegada. E a chegada do quê? De uma criatura perfeitamente sem defeitos? Nem mesmo os elfos do Tolkien eram tão perfeitos assim.

Os animais fazem besteira, estupram, escravizam e não poupam nem defuntos quando estão afim de dar umazinha. Esses pinguins tarados causaram tanta polêmica que o artigo original foi pra gaveta, mas graças aos poderes santos da nossa internet, você poderá ler as notas não publicadas, sob a forma de PDF aqui. Divirta-se (ou não), pois isso e obra de um planejador inteligente (ou não).

Mas isso porque é o mundo animal, certo? Bem, não é a questão que só os animais fazem besteira, o próprio desenvolvimento de nosso próprio corpo mostra o monte de erros cometidos. Nossa postura bípede nos proporciona maiores tendências a termo dores nas costas e partos muito dolorosos. Como explicar isso? Bem, Eva comeu uma maçã e toda a humanidade ficou amaldiçoada, mesmo estando escrito que “o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele” (Ezequiel 18:20). Se bem que o poderoso Javé visita a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração (Êxodo 20:5), mesmo sabendo que “os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado” (Deuteronômio 24:16). Mas parece que muitos esquecem disso, pois alegam que as má formações, doenças e unha encravada é prova dos pecados contra Deus. Se sua mulher teve um parto complicado, é por causa da mamãe Eva, mas isso, claro, não significa que é culpa de Deus e sim das suas transgressões, mesmo sem ter tido transgressão nenhuma.

Desde tumores na face até má-formações, como a Síndrome de Harlequim, a Síndrome do boneco da Michelin (sim, o nome é este mesmo), o foetus in foetu em que crianças aparecem com oito pernas, dois pintos, duas cabeças etc, podendo acontecer até mesmo em animais etc. são prova do quê? De como somos ruins à beça? Sim, porque é mais fácil do que questionar porque um ser superior permitiria isso. Mas isso aparece nas cartilhinhas bonitinhas? Não, só crianças saudáveis, vestidas com roupinhas da década de 1950, enquanto que romances espíritas são mais prafrentex, mas seguem a mesma temática, já que os heróis daquelas baboseiras nunca é o nerdão com óculos grossos e apanha no recreio. O mundo é lindo, e o mundo espiritual mais lindo ainda, pois Deus, El Magnífico, não faz caquinha.

O mundo não é belo, nem era para ser. Beleza é algo subjetivo e se você acha que não, pergunte ao besourinho abaixo o que ele pensa que é felicidade.


Que vida de merda!

Então, ou aceitamos que o mundo é insanamente doido e nada é perfeitinho nele, demonstrando que o deusão não faz tudo ser bem feito, ou aceitamos que simplesmente não tem ninguém no comando. Há a opção do deusão simplesmente estar pouco se importando com as coisas que nasceram no umbigo do Universo, só esperando para passar o cotonete cósmico.

Em resumo, temos:

  • Um deus inexistente.
  • Um deus incompetente.
  • Um deus indiferente.

Escolha um, porque qualquer outra alternativa nega a realidade, mas de qualquer forma, o exposto acima será o suficiente para destruir uma falácia completamente estúpida frente ao que temos em frente aos nossos próprios olhos.

14 comentários em “A falácia da beleza

  1. Matou a pau! Bela matéria! To até o pescoço com os “amiguinhos de deus” que tentam justificar que tudo de bom: “é de deus”, se deu merda: “é o diabo”! Penso que deus é nada mais nada menos que “a parte boa da consciência humana” (lembrando que, a parte boa é relativa ao que o indivíduo pensa ser bom), e o diabo, é o inverso disso. Daí este ser humano compara seu deus interior com o do outro, e ao perceber a diferença, começa uma “guerra santa”! Ah… quando há acordo entre os deuses destas cabeças, e estes indivíduos se encontram, surge ali uma religião! :)

    Parabéns pela matéria, equipe Ceticismo.net

  2. Quem compartilha esse ponto de vista geralmente é rotulado como uma pessoa “negativa”. Discordo.

    Ora, existe maneira melhor de ser alguém ser positivo sabendo que o universo em que vivemos é duro, cruel e impiedoso, dependendo apenas do homem e sua consciência fazerem deste meio algo “melhor”? Isso sim é ser positivo!

    Negativo é esperar que as coisas boas da vida caiam do céu, enviadas por deus via sedex. Pois elas não cairão e, segundo a lógica, o “universo” não terá pena (pois é duro, cruel e impiedoso). Então virá a frustração. E aí eu que perguntarei: quem é o negativo aqui?

    1. @GusC, GusC… só um adendo em seu comentário…”enviadas por deus via sedex.”, hoje em dia não dá mais pra confiar nem em deus, muito menos no sedex pois a empresa responsável por essa modalidade está mais suja que pau de galinheiro. No mais, concordo com seu comentário!!

        1. @André, Você ainda foi um cara de sorte. Ano passado enviei um Sedex para o meu sobrinho aí no Rio, na Ilha do Governador. Pois bem, o Sedex chegou, mas a encomenda que estava dentro, NÃO. Furtaram a encomenda! Eles ainda lacraram com aquela fita gomada com o LOGO dos Correios e tudo mais. Fiz inúmeras queixas, mas eles alegam que a encomenda foi entregue normalmente. Mas, ninguém, ninguém abre encomenda na cara do carteiro. Enfim… entrei com processo contra essa empresa que têm em suas esferas, marginais, bandidos, travestidos de trabalhadores. Desculpe sair do tema, André!

          1. @GusC,

            Grande coincidência!

            Hoje fui checar a minha caixa de correio do prédio e havia um aviso para ir retirar um pacote na agência central.

            Olhei na Internet e estavam registradas 3 tentativas de entrega infrutíferas.

            O detalhe: É um endereço comercial! Infelizmente, os carteiros não querem mais trabalhar…

  3. Sim, a Natureza é fria, indiferente e impedosa, mas isso não diminui minha admiração por ela e por tudo o que acontece no Universo.
    Saber que pertenço à única espécie conhecida que pode tentar, mesmo que minimamente, entender como as coisas funcionam, me dá uma certa sensação de exclusividade.
    mas me admira mais ainda saber que a grande parte da população atribui tudo isto a um deus criador que escarafuncha sua vida intima para decidir se você vai pro inferno ou não.

  4. Uma coisa que me irrita muito é quando dizem – usando o apelo à ignorância – “- Olha como o Universo é perfeitamente ajustado pra ter vida!”

    Puxa!

    Sendo assim, posso tomar um banho de sol na Lua (quem liga pra raios ultra-violeta?)

    Ou descansar no paradisíaco planeta Vênus! Afinal, o que é um mormaço?

    Mal sabem os crias que, à 4 bilhões de anos atrás, a Terra era um INFERNO! E o Sol, menor, não tinha o calor que tem hoje.

    E que daqui à 5 bilhões de anos, esse mesmo Sol vai torrar a Terra e, provavelmente, a Zona Habitável passe para Marte.

    Quem sabe não surge lá, alguma forma de vida que perceba “que o Universo é perfeito pra abrigar vida, e, como só existem eles, deus exista!”.

  5. Nem tenho muito o que comentar. Adoro quando são publicados textos do tipo. Gostaria de saber o que diabos te leva, André, a publicá-los. Alguma coisa na escola, ou os mesmos panfletos de sempre? Eu particularmente adoro tais panfletos, são ótima fontes de risadas.

  6. Tiro o chapéu pra vc neste artigo. Eu fui criada nessa religião e tenho traumas de infância até hoje por causa de tanta baboseira que os meus pais falavam. Odeio essa religião ridícula!
    Acho que Deus ou Diabo só representa o lado bom ou ruim da mente humana. Penso nessas figuras mitológicas apenas como metáforas da consciência (ou inconsciência). Perfeição não existe.

  7. André escreveu(e muito bem):

    Em resumo, temos:

    (ou)Um deus inexistente.
    (ou)Um deus incompetente.
    (ou)Um deus indiferente.
    _________________________

    Perfeito resumo de Deus, o mais sensato e realista que eu já vi.[o (ou) foi adendo meu, hehe]

    Senhores, coitados dessas Testemunhas de Jeová. Deixa esses fundamentalistas, sensacionalistas e separatistas viverem o mundo de BOB criado por eles, se são felizes assim fazer o quê. Os Estados Unidos é terra destas e várias outras religiões pitorescas criadas por americanos “iluminados”…

  8. Vejam que beleza.Temos uma estrela pronta para se explodir em uma supernova a qualquer momento a alguns milhares de anos luz da Terra.O mais interessante disso tudo, é que podemos estar bem na mira de um dos polos da estrela.Isso quer dizer que estamos olhando para a boca de uma cartucheira de raios gama.
    Como sabemos,os raios gama não são nem um pouquinho legais.Realmente esse é um cenário lindo,mas que os TJs não colocariam em suas publicações.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s