E a novela da fosfoetanolamina continua, e a idiotice generalizada também

Eu já esperava que os artigos sobre a fosfoetanolamina iam encher a caixa de comentários com choro e ranger de dentes, depoimentos, ameaças, xingamentos e muita gente sem a menor noção do que está falando. Começam com “mas os pacientes com câncer tomam qualquer coisa, pois estão desesperados”. Sim, é verdade e eu acho que eles estão certos em sua visão. O errado é alguém de fora, como é o caso dos revoltados de plantão, não perceberem que esta substância não é medicamento, não tendo passado nem por testes clínicos. Você tenta argumentar que, partindo desse princípio, pode-se dar até veneno de rato e dizer que cura o câncr e o pessoal faz o que? Te xinga.

Alguns malucos me chamaram de vendido para o poder econômico das indústrias farmacêuticas. Mas no mesmo local, me chamaram de comunista. Comentarista de YouTube é uma piada.

De acordo com o chefe da Comissão de Oncologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Discordo que tenha demonstrado qualquer resultado no tratamento do câncer. Uma coisa é a avaliação em laboratório da substância, a outra é a aplicação clínica desta droga. Os relatos de pessoas sem estrutura científica não permite que utilizemos esta medicação. Para termos um novo medicamento temos que percorrer pelo menos 3 ou 4 etapas fundamentais no processo. De cada 1.000 drogas promissoras, apenas uma chega à população. E as pesquisas são extremamente rigorosas, realizadas por centenas de pesquisadores no mundo. Não podemos colocar em risco a população. Na década de 1980, um medicamento chamado Talidomida causou deformação em milhões de crianças, que nasciam sem braços e pernas.a

Mas ele é um cientista malvado, pago com o dinheiro de pessoas interessadas em ver os pobres doentes de câncer morrerem. Bem, não vou mais dar palco a imbecis. Vou compartilhar mais vídeos de pessoal que entende de Ciência, e não depoimento qualquer espalhado pela We. Mesmo porque, depoimento por depoimento, tem até gente que disse que transou com ETs.

Eu separei alguns vídeos aqui. Cada um aborda de um jeito, sempre complementando-se mutuamente. Ah, e tem a reportagem de ontem com o Dráuzio Varela (BUUUUUUUU, Globo Mente!!!!!!!)

Aproveitei e fiz uma playlist com os videos. Divitam-se e instruam-se.

31 comentários em “E a novela da fosfoetanolamina continua, e a idiotice generalizada também

  1. É, pelo que vi, parece que algumas dessas pessoas são como os criacionistas da Terra jovem ou o pessoal que acredita que ninguém foi à Lua. Mesmo explicando sobre o engano difundido, ou de como funciona o caminho até a venda de um medicamento, insistem em conspirações e apelar para evidência anedótica. Não quero nem imaginar como estão os “G1s” da vida.

    Curtir

      1. Alguns que estão presentes nos vídeos que o André postou também são lamentáveis. Fica difícil saber o que é pior: o português da pessoa ou a argumentação.
        É gente reclamando que o André pede os estudos clínicos, outros insistindo em evidência anedótica (só faltam pedir um lencinho), conspirações da “indústria” (e só tem uma?) farmacêutica e de “se a Globo falou contra, então funciona”.

        Curtir

    1. São parecidos com aquelas crianças pimbudas que quando se começa a explicar sobre a metodologia científica ou quando se pede laudos médicas, eles tampam as orelhas e ficam bostejando: “Trálálálá, Indústria farmacêutica, trálálálá, vendido, trálálá,”

      Curtir

  2. Dr., não estou aguentando de curiosidade:

    Estamos às portas de mais um Voz dos Alienados, né?

    Diz que sim, vai, por favor, não seja mau, anda, siiiiiiiiim?

    Curtir

  3. “Eu moro em Tauá, sertão, terra de gente humilde e trabalhadora… Meu pai é metalúrgico… fui criado com água de poço”

    Excelente texto para um artigo com revisão de pares.

    Curtir

  4. simplesmente, violaram várias leis, por uma ‘nobre causa’, a qual não pode ser provada, mas, num país onde 80% não compreende o que lê, esperar o quê? tenho mestrado em Quim, trabalhei numa empresa que seguiu todos procedimentos pra registrar uma subst. no MS, como material p/ repor perda óssea, estranho que o quim. daqui de Sanca, não apresente nenhum protocolo que os órgãos competentes te entregam, qdo submete algo. ah, deve ter perdido tb. Enfim, tem coisa mais avançada e real sobre o tema: http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,instituto-butanta-vai-testar-droga-contra-o-cancer-em-humanos,1582231

    Curtir

  5. Você não entendeu. O câncer era DE ratos que SÓ acomete ratos. Não tem NENHUMA validade para humanos. Remédio contra raiva animal não faz a menor diferença para raiva humana.

    Estuda um pouquinho sobre diferença entre espécies, vai.

    Curtir

  6. COMO? Você está concordando que esta pesquisa não serve para humanos? Ok, obrigado por confirmar que só tem pesquisa in vitro.

    A USP não autorizou porque… o professor está aposentado, :)

    Curtir

  7. Não, não é crime, pois não foi considerada substância de venda restrita pelo Ministério da Saúde ou Polícia Federal

    Médicos não podem é prescrevê-la, pois não tem registro na ANVISA, mas aí é uma questão pro CRM

    Curtir

  8. Um cara que confunde nickname com sobrenome está exigindo um documento comprobatório de alguém na internet.

    Seems safe. Go on!

    Curtir

  9. Existem pessoas que deixam de tomar remédios para tomar um chazinho de um mato qualquer, para fazer uso de homeopatia, para receber uma reza e ser “curado” pela fé, sempre porque uma comadre disse que funcionou para não sei quem ou porque um charlatão disse que funciona. É muito triste, mas a realidade é essa: isso é a seleção natural de Darwin funcionando.

    Curtir

  10. Poderia. Então o pesquisador de OUTRA instituição terá que fazer os testes, cabeção. Sua participação encerra-se aqui. Estou de saco cheio de seu retardo mental

    Curtir

  11. Eu acho q a Lei de Godwin deveria ser estentida para casos em que se acusa de conspiracionista, cumunista ou qualquer outra “ista”. Não sei se tenho sorte ou se simplesmente perdi algo sobre isso na minha timeline, pq só fiquei sabendo disso tudo por aqui. Eu tive câncer e não tomei qq coisa, então isso não é desculpa!

    Curtir

  12. “Vc apaga os posts e vem falar isso?”
    Não, burrinho. Os posts não são apagados, porque eles são AVALIADOS e DEPOIS passam para a área de comentários, como a própria política de comentários do blog diz, que você deveria ter lido antes.
    Aliás, não é o Júlio Cesar que avalia os comentários, é o André, o dono do blog.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.