Um panorama perseverante de Marte

A Perseverance já está em Marte há pouco tempo e já está trazendo informações e muitas imagens. Só para vocês terem uma ideia, 79 imagens individuais formaram um mosaico formando uma sequência de imagens panorâmicas de alta resolução da câmera Mastcam-Z, capaz de identificar objetos de cerca de 50 centímetros.

As imagens foram tiradas na tarde de Sol 4 (22 de fevereiro de 2021) da missão; um sol é um dia marciano, em que a câmera instruída para tirar imagens com giro de 360º em torno do horizonte visível do local de pouso. Bóra dar uma olhada:

https://mars.nasa.gov/layout/embed/image/mars-panorama/?id=25674

O topo de parte da borda da cratera distante é cortado em algumas imagens para garantir que as imagens cobririam a crista frontal do antigo delta da cratera de Jezero, que fica a apenas cerca de 2 quilômetros de distância do rover no centro deste panorama.

A Universidade Estadual do Arizona lidera as operações do instrumento Mastcam-Z, trabalhando em colaboração com a Malin Space Science Systems em San Diego. Estas imagens servirão para a Perseverance buscar sinais de vida microbiana ancestral ao analisar a geologia do planeta, coletando e armazenando rochas e regolitos marcianos, de forma a entender o que aconteceu em Marte, oque poderá ajudar a responder perguntas sobre o que aconteceu aqui.

Enquanto isso, estou esperando meu uber espacial que irá me levar até lá

2 comentários em “Um panorama perseverante de Marte

  1. Poder ver outros mundos sem precisar tirar a bunda da frente do computador é simplesmente sensacional! Alguém mais reparou que tem uma “mosca” grudada na lente da câmera que se repete em todas as fotos? Mais ou menos à meia-altura há uma manchinha que parece uma pegada ou um pequeno ponto de exclamação. Diria que é a versão interplanetária de “caçar pêlo em ovo”… hehe

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s