A Perseverance já está em Marte há pouco tempo e já está trazendo informações e muitas imagens. Só para vocês terem uma ideia, 79 imagens individuais formaram um mosaico formando uma sequência de imagens panorâmicas de alta resolução da câmera Mastcam-Z, capaz de identificar objetos de cerca de 50 centímetros.
As imagens foram tiradas na tarde de Sol 4 (22 de fevereiro de 2021) da missão; um sol é um dia marciano, em que a câmera instruída para tirar imagens com giro de 360º em torno do horizonte visível do local de pouso. Bóra dar uma olhada:
https://mars.nasa.gov/layout/embed/image/mars-panorama/?id=25674
O topo de parte da borda da cratera distante é cortado em algumas imagens para garantir que as imagens cobririam a crista frontal do antigo delta da cratera de Jezero, que fica a apenas cerca de 2 quilômetros de distância do rover no centro deste panorama.
A Universidade Estadual do Arizona lidera as operações do instrumento Mastcam-Z, trabalhando em colaboração com a Malin Space Science Systems em San Diego. Estas imagens servirão para a Perseverance buscar sinais de vida microbiana ancestral ao analisar a geologia do planeta, coletando e armazenando rochas e regolitos marcianos, de forma a entender o que aconteceu em Marte, oque poderá ajudar a responder perguntas sobre o que aconteceu aqui.
Enquanto isso, estou esperando meu uber espacial que irá me levar até lá
Poder ver outros mundos sem precisar tirar a bunda da frente do computador é simplesmente sensacional! Alguém mais reparou que tem uma “mosca” grudada na lente da câmera que se repete em todas as fotos? Mais ou menos à meia-altura há uma manchinha que parece uma pegada ou um pequeno ponto de exclamação. Diria que é a versão interplanetária de “caçar pêlo em ovo”… hehe
Eu já garanti alguns wallpapers da minha área de trabalho hehehe