Algumas coisas acontecem de forma estranha em algumas partes do mundo. Você aprendeu que o Sol nasce no Leste e se põe no Oeste, mas se algum dia prestou atenção, verá que ao longo do ano ele nasce em diferentes posições. Não apenas isso, ele descreve um caminho (aparente. A Terra não é chata feito pizza e se alguém disser o contrário, pode chamar de retardado que eu deixo) pela abóboda celeste.
Aí temos o caso dos pólos.
Se você estiver perto o suficiente de um pólo (norte ou sul, não importa), em certos dias do ano verá uma doideira como esta aqui:
Sim, isto é mucho loco. O Sol não sobe pela abóboda celeste, fica dando um rolê pela linha do horizonte. Isso se deve à inclinação da Terra. O Pólo Norte não é o verdadeiro norte do globo terrestre.
Durante os meses de verão, o círculo ártico estará permanentemente inclinado em direção ao Sol, o que significa que ficará claro 24 horas por dia por aproximadamente dois meses. Por outro lado, nos meses de inverno, o Ártico estará inclinado para longe do Sol, o que levará ao contrário: dois meses de escuridão contínua, já que o Sol não se eleva acima do horizonte da Terra.
Mas convenhamos que ver em vídeo sempre nos dá um “ai, caraio, quiporreéssa”
O bom de lá é que você não vai ver ninguém aplaudindo o pôr do sol. Baduntissss…
CurtirCurtir