Eclipses são uma maravilha da Natureza entre muitas maravilhas. Um dos motivos é sua raridade. Afinal, pôr-do-sol tem todo dia, Lua cheia, já nem tanto. Eclipses então, são bem mais raros. Estamos acostumados a vê-los daqui “embaixo”, mas como é a aparência da Terra durante um eclipse solar total?
O vídeo a seguir mostra a Terra durante o eclipse solar total no início de dezembro. Um vídeo feito com a técnica de time lapse, obtida com as imagens de um satélite geoestacionário, cuja órbita coincide com a rotação da Terra, o que faz com que ele sempre esteja apontando pro mesmo lugar na Terra.
Vemos nosso planeta em sua plenitude, mergulhada nos braços da noite e com o raiar do dia. As nuvens mudam quando o dia amanhece, e a sombra circular da Lua aparece à esquerda e se move rapidamente pela América do Sul, desaparecendo na parte inferior direita.
É uma poesia astronômica, um balé de esferas cujo condutor é a força da gravidade que juram não existir, mas as órbitas continuam lá, facilmente previstas por equações matemáticas
Muito bão 👏🏼👏🏼
CurtirCurtir