Bruce McCandless. O Homem que Caminhou pelo Espaço

Algumas pessoas esperam anos para passar por um momento mágico em suas vidas. Nem todas conseguem, mas outras são agraciadas e vivem cada segundo ao sabor de seu desejo desde a infância. Dizem que a solidão é ruim, mas quando é uma solidão acompanhada por milhões, bilhões de pessoas, você não se sente sozinho. É um momento só seu, é um momento incrível. Você fecha os olhos e curte este momento, mesmo sabendo que poderá nunca se repetir. Não importa, aquele é o SEU momento!

Se teve uma pessoa que pôde dizer que viveu isso em plenitude foi o astronauta Bruce McCandless II. O que ele fez de memorável? Ele voou, voou; subiu, subiu. Largou o que o mantinha preso e caiu com estilo, em órbita, livre de amarras. Se teve um homem verdadeiramente livre, foi o Bruce!

Em 7 de fevereiro de 1984, durante a missão STS-41B do Ônibus Espacial Challenger, Bruce McCandless II fez a primeira, e invejável, caminhada espacial livre, totalmente livre! Ele estava sem nenhuma corda, cordãozinho de São Cristóvão, barbante ou cordão umbilical prendendo-o à nave!

A cerca de 100 metros do compartimento de carga da Challenger, Bruce estava na sua glória, vivendo um sonho. Caindo em direção à Terra ao sabor dos campos gravitacionais que um inglês calculara antes. Naquele momento, Bruce foi audaciosamente aonde nenhum homem jamais esteve. Se algum dia houve magia, aquele era o momento, e não, poetas não poderiam traduzir algo que apenas a Ciência poderia prover de lindo e maravilhoso!

Com o auxílio de uma Unidade de Manobra Tripulada, McCandless teve o seu momento de zelar pela Terra, livre, leve e solto no Espaço. Medo de algo der errado e se perder para sempre? Talvez, mas o risco foi superado pela beleza e a capacidade de contemplar a vastidão do Cosmos.

Em 2015, ele disse numa entrevista:

Minha esposa [Bernice] estava no controle da missão e havia um pouco de apreensão. Eu queria dizer algo parecido com o que Neil [Armstrong] disse quando ele pousou na Lua, então eu disse: “Pode ter sido um pequeno passo para Neil, mas é um grande salto para mim”. Isso diminuiu um pouco a tensão.

Bruce McCandless II já não está entre nós. Ele faleceu em 21 de dezembro de 2017, e hoje repousa no foi enterrado no Cemitério da Academia Naval dos Estados Unidos, em Annapolis. Mas eu quero fechar os olhos e imaginá-lo ainda lá em cima, pairando sobre nós, guardando a Terra, protegendo-nos de alguma crise de proporções cósmicas.

Outros já foram lá e fizeram o que ele fez. Mas sempre será diferente quando se é o primeiro. E esse título, por toda a Eternidade, pertencerá a Bruce McCandless II, aquele que caminhou pelo Espaço.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s