A atmosfera de um planeta parecido com Netuno, só que não tão parecido

Pastor vai andar sobre a água, é devorado por crocodilos e você é um mané
pseudoUniversidade terá encontro de criacionismo

Quanto mais aprendemos, mais temos a aprender,. Quanto mais descobrimos, mais aprendemos. Quanto mais aprendemos, vemos que tem mais a se descobrir e isso nos explica muito sobre o que temos aqui perto de nós. Quando nós estudamos exoplanetas, muitas respostas aparecem que ilustram coisas que acontecem em planetas do nosso Sistema Solar.

O HAT-P-26b é um exoplaneta localizado a cerca de 437 anos-luz da Terra e está sendo chamado de Netuno Quente. Isso porque lçe é bem semelhante ao planeta Netuno, só que não é geladinho como o mesmo, mas quente, mas isso eu creio você foi capaz de deduzir.

Ou não.

Astrônomos acabam de começar a investigar as atmosferas deste e outros planetas no mesmo sistema planetário, e descobriram que a atmosfera do HAT-P-26b é inesperadamente primordial, composta quase inteiramente de hidrogênio e hélio. Para um planeta que paira tão perto de sua estrela – com uma insana órbita de apenas 4,23 dias! – n]ão é de se admirar que HAT-P-26b seja bem quente.

De qualquer forma, essa órbita doida é o que faz HAT-P-26b ser bem fácil de estudar. Uma das maneiras pelas quais os cientistas podem pesquisar a atmosfera de mundos alienígenas é observando planetas enquanto transitam (passam na frente) de suas estrelas anfitriãs. Com pouco mais de 4 dias de órbita, fica fácil de recolher dados mais rapidamente, e quando você depende de fundos, verbas e investimentos, é sempre legal ter relatórios para comprovar que você está trabalhando e fazendo or merecer a grana.

Quando planetas transitam na frente da sua estrela anfitriã, os telescópios podem analisar a luz das estrelas, filtrada pela atmosfera do planeta, o que pode nos dizer sobre os produtos químicos que compõem os gases dessa atmosfera. Assim, usando dados dos telescópios espaciais Hubble e Spitzer da NASA, descobriu-se que a atmosfera do HAT-P-26b está livre de nuvens e revela uma forte assinatura de água. E ter água é sempre um bom sinal… para qualquer coisa que se esteja procurando por lá. Vida? Bem pouco provável, mas quem sabe daqui a uns 3 bilhões de anos?

Enquanto a água da atmosfera não dá certeza se lá tem vida ou não, os astrônomos partiram para estudar a metalicidade do mesmo. Metalicidade é a proporção da matéria de um corpo constituída de elementos químicos diferentes do hidrogênio e hélio. Já que a larga maioria das estrelas têm como elementos principais o hidrogênio e o hélio, cientistas usam o termo “metal” para outros elementos, embora saibamos que nem só metais existem nas estrelas, já que carbono e oxigênio são ametais, mas isso é apenas um jargão. Astrônomos costumam entender de Química.

A metalicidade do HAT-P-26b revelou que sua atmosfera possui elementos mais pesados ??que o hidrogênio eo hélio, mas numa proporção majoritariamente composta de hidrogênio e hélio, fazendo-o ser muito parecido com Júpiter e Saturno. Isso indica que o HAT-P-26b se formou muito mais perto de sua estrela, ou mais tarde na vida do disco, já que não parece ter sido bombardeado por detritos gelados e ricos elementos pesados, enquanto ele estava se formando, pois, sim, muitos asteróides trazem para um planeta metais diversos, como aconteceu com a própria Terra, em que geólogos e astrônomos estudam quais metais foram formados aqui e quais vieram de presente pelo SEDEX Sideral.

A pesquisa foi publicada no periódico Science

Pastor vai andar sobre a água, é devorado por crocodilos e você é um mané
pseudoUniversidade terá encontro de criacionismo

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!