Proxima Centauri mais próxima de você do que você imagina

Se você não mora numa ostra, sabe da descoberta de Proxima Centauri, uma estrela do tipo anã vermelha, que dista da Terra a ridícula distância de 4,22 anos-luz. A luz demora pouco mais de 4 anos para chegar até lá, o que é praticamente a mesma coisa que levantar do sofá e ir ajeitar o quadro pendurado na parede em frente, em termos astronômicos. Essa estrelinha que brilha, brilha, mas ninguém a vê por ser pequenininha, foi descoberta em 1915 por Robert Innes, sem a ajuda de um astrólogo, já que eles nunca conseguem perceber a ação de corpos celestes que não foram descobertos ainda.

A estrela possui um exoplaneta chamado Proxima Centauri b, que foi anunciado em 24 de agosto de 2016. Estima-se que como ele está em algo semelhante como a Goldlock Zone, possa ter vida lá, embora que ache que é muito cedo para afirmar isso.

O que se sabe sobre Proxima Centauri b ainda é muito pouco, mas sempre sabemos muito pouco sobre tudo, já que a cada dia descobrimos mais e mais coisas, em todos os ramos científicos. A importância de Proxima Centauri b é que é o planeta mais próximo de nós com a promessa de encontrar vida. Uma coisa é estudar os planetas de nosso sistema solar, outro é acompanhar o drama de um lugar muito longe, apesar de ser relativamente perto. Seremos os observadores de como a vida se desenvolve? Ainda é cedo dizer.

Entretanto, você pode saber um pouco mais sobre a descoberta com um documentário feito pela Speculative Films sobre a pesquisa que levou à descoberta de Proxima Centauri b

Enquanto não sai o documentário, você pode saber mais sobre a Proxima Centauri com o excelente canal de astronomia Space Today, o melhor canal de Astronomia em língua portuguesa do Tubo. Roda a vinheta!

7 comentários em “Proxima Centauri mais próxima de você do que você imagina

  1. Realmente o canal Space Today é mto bom. Conheci ele através da indicação do canal Poligonautas, que também é mto bom por sinal.

    1. Quem acabara sendo o Golan Trevize a se aventurar á Proxima B ?
      E será mesmo que caso exista vida no Planeta,os habitantes irão acabar nos infectando,assim como no livro ?
      Realmente,Asimov acertou em muitas de suas historias sobre novos Planetas.

  2. Tenho acompanhado com grande entusiasmo todas estas novas descobertas. É um grande privilégio viver nesta era, e a cereja no topo do bolo, seria haver uma descoberta que mudasse a mentalidade de pessoas tacanhas. Uma mudança de paradigma é necessária para que o ser humano não pense que o Universo foi feito à medida para ele, mas sim que ele faz parte do Universo.

    1. Podem descobrir vida em Marte, que a ideia dessa gente não muda. No máximo vão dizer que é coisa do capeta…

      1. Ou vão dizer que é coisa da indústria hollywoodiana em conluio com a CIA para confundir a cabeça dos soviéticos.Até hoje existe pessoas que afirmam categóricamente que o homem não foi à lua!

        1. Depois que eu ví a quantidade de retardado no Youtube que acreditam que a terra é plana, eu jurei n me incomodar mais com gente burra. Principalmente gente que é burra por escolha própria.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s