Se você não mora numa ostra, sabe da descoberta de Proxima Centauri, uma estrela do tipo anã vermelha, que dista da Terra a ridícula distância de 4,22 anos-luz. A luz demora pouco mais de 4 anos para chegar até lá, o que é praticamente a mesma coisa que levantar do sofá e ir ajeitar o quadro pendurado na parede em frente, em termos astronômicos. Essa estrelinha que brilha, brilha, mas ninguém a vê por ser pequenininha, foi descoberta em 1915 por Robert Innes, sem a ajuda de um astrólogo, já que eles nunca conseguem perceber a ação de corpos celestes que não foram descobertos ainda.
A estrela possui um exoplaneta chamado Proxima Centauri b, que foi anunciado em 24 de agosto de 2016. Estima-se que como ele está em algo semelhante como a Goldlock Zone, possa ter vida lá, embora que ache que é muito cedo para afirmar isso.
O que se sabe sobre Proxima Centauri b ainda é muito pouco, mas sempre sabemos muito pouco sobre tudo, já que a cada dia descobrimos mais e mais coisas, em todos os ramos científicos. A importância de Proxima Centauri b é que é o planeta mais próximo de nós com a promessa de encontrar vida. Uma coisa é estudar os planetas de nosso sistema solar, outro é acompanhar o drama de um lugar muito longe, apesar de ser relativamente perto. Seremos os observadores de como a vida se desenvolve? Ainda é cedo dizer.
Entretanto, você pode saber um pouco mais sobre a descoberta com um documentário feito pela Speculative Films sobre a pesquisa que levou à descoberta de Proxima Centauri b
Enquanto não sai o documentário, você pode saber mais sobre a Proxima Centauri com o excelente canal de astronomia Space Today, o melhor canal de Astronomia em língua portuguesa do Tubo. Roda a vinheta!
Realmente o canal Space Today é mto bom. Conheci ele através da indicação do canal Poligonautas, que também é mto bom por sinal.
CurtirCurtir
E Alpha vai se avolumando…
Asimov era mesmo um visionário!
CurtirCurtir
Quem acabara sendo o Golan Trevize a se aventurar á Proxima B ?
E será mesmo que caso exista vida no Planeta,os habitantes irão acabar nos infectando,assim como no livro ?
Realmente,Asimov acertou em muitas de suas historias sobre novos Planetas.
CurtirCurtir
Tenho acompanhado com grande entusiasmo todas estas novas descobertas. É um grande privilégio viver nesta era, e a cereja no topo do bolo, seria haver uma descoberta que mudasse a mentalidade de pessoas tacanhas. Uma mudança de paradigma é necessária para que o ser humano não pense que o Universo foi feito à medida para ele, mas sim que ele faz parte do Universo.
CurtirCurtir
Podem descobrir vida em Marte, que a ideia dessa gente não muda. No máximo vão dizer que é coisa do capeta…
CurtirCurtir
Ou vão dizer que é coisa da indústria hollywoodiana em conluio com a CIA para confundir a cabeça dos soviéticos.Até hoje existe pessoas que afirmam categóricamente que o homem não foi à lua!
CurtirCurtir
Depois que eu ví a quantidade de retardado no Youtube que acreditam que a terra é plana, eu jurei n me incomodar mais com gente burra. Principalmente gente que é burra por escolha própria.
CurtirCurtir