O Brasil dos Índices Educacionais 2016

Brasilzão mostrou a que veio mais uma vez. Tiramos o 58º lugar nos índices educacionais, numa relação de 65 países. As notas estão abaixo da média mundial, e isso pode significar um monte de coisas, mas eu prefiro ser sucinto e dizer o ponto básico: somos um país de ignorantes.

Eu já falei várias vezes sobre isso e, claro, eu que sou o errado. Nosso sistema educacional é lindo, maravilhoso, fantástico. Todos nós com Paulo Freire no coração. Pena que a realidade não é bem essa, como o vídeo a seguir mostra.

Inscreva-se em nosso canal.

https://apis.google.com/js/platform.js
function onYtEvent(payload) {
if (payload.eventType == ‘subscribe’) {
// Add code to handle subscribe event.
} else if (payload.eventType == ‘unsubscribe’) {
// Add code to handle unsubscribe event.
}
if (window.console) { // for debugging only
window.console.log(‘YT event: ‘, payload);
}
}


18 comentários em “O Brasil dos Índices Educacionais 2016

  1. Com um sistema onde o importante é passar os alunos a qualquer custo, complica de ter uma educação boa. Em uma das escolas onde meu pai dá aula, a recuperação é MENSAL. Mesmo na melhor escola pública da cidade, a recuperação é bimestral. O aluno não tem que se preocupar com as notas, afinal é só estudar pra recuperação, que se duvidar ainda fazem do mesmo jeito da prova.

    1. Chama-se recuperação paralela. Um bom modo de ganhar dinheiro. Sai muito rentoso pro colégio, ainda mais quando alunos ficam em TODAS as disciplinas, e papai paga para não querer saber.

      1. Nesse caso as escolas que citei são públicas. Fiz Ensino Infantil e Fundamental em escolas particulares em 3 escolas diferentes e a recuperação era semestral e só, porém não sei quanto a pagamentos porque nunca fiquei. Ensino Médio fiz nessa que citei que era bimestral. Em todo o caso, os alunos são passados sem terem o mínimo de formação.

  2. Fico imaginando como serão os adultos da próxima geração, junto comigo no segundo ano do ensino médio tinha gente que lia umas 100 vezes pior que a minha irmã de 8 anos. Depois de ver isso perdi totalmente a fé na educação dessa terra que nós chamamos de “braziu”.

    1. Não precisa imaginar. É só olhar a geração que existente atualmente. Toda ela fruto desta BOSTA de “aprovação automática”.

      Essa geração está completamente perdida. Não se recupera mais.

  3. Pois é André.
    Olha, eu servi no Colégio Militar de Campo Grande. Como soldado mesmo, puxar hora, arrancar grama com a mão, etc, não fui aluno. Mas eu lembro que a estrutura lá não era muito melhor que um colégio estadual, por exemplo. Mas lembro a disciplina da gurizada. Era impressionante, nas aulas, você via todos prestando atenção no professor, sem a algazarra que vemos em outros colégios.
    Depois disso vi que uma das coisas que faltam para nossos alunos é disciplina. Coisa que métodos heterodoxos de ensino pregam que é prejudicial. Falo isso com pouquíssimo conhecimento de causa, o que tenho é uma esposa que trabalha dentro de sala de aula como interprete de LIBRAS recém formada em pedagogia ( eu sei, mas ela tem consciência, pela prática em sala de aula, que aquilo que ela aprendeu é um monte de baboseira ). As coisas que ela me conta que já viu em sala de aula…eu fico impressionado. Guri batendo boca com professor, professor dando aula e muleque perambulando pela sala, achando ruim quando o professor chama a atenção, etc. Ninguém aprende assim. Acredito que se tivessem disciplina, se o professor tivesse autoridade de punir o aluno ( no CMCG, aluno que era indisciplinado era punido ), as coisas seriam um pouco diferentes.

  4. Desde criança estudei em Escola Pública e acompanhei o retrocesso que é a educação brasileira.
    Conforme os anos passam os alunos não melhoram,eles pioram,pois já que eles não precisam se preocupar em estudar(pois a Escola os passa de ano)eles não ligam a minima para a educação,para estes alunos conhecimento é algo que não os levara para algum lugar,é algo desnecessário.
    E irá continuar assim por muito tempo,caso não mudar agora só irá piorar,e mais retrocesso irá existir,mas por causa que a alienação da dinheiro,então eu não espero nenhuma melhora na educação.

    1. A noção de recompensa pelo estudo na escola morreu e paralelamente o incentivo punitivo, um desastre educacional completo e retumbante.

  5. A situação está tão crítica, que daqui a alguns anos veremos vídeos do André dançando em sala de aula para prender a atenção dos floquinhos de neve…

  6. Uma coisa que sempre me questiono quando sai o resultado do PISA é: qul seria a posição minimamente aceitável? entre os quinze primeiros?
    Sei que é uma pergunta hipotética….

  7. Pelo visto estamos mesmo entrando numa nova Era da Escuridão, só que desta vez com Computadores e internet…..

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s