Ontem eu fiz uma checagem e estamos na semana que o ovo faz bem, mas carne processada dá câncer, sendo noticiado por portais, daqueles que também me dá câncer. Então, outro vilão da vez, já que sódio é muito 2014, é a vitamina D, o chamado calciferol. Essa vitamina é importante para a absorção e o metabolismo do cálcio, assim como para a manutenção de ossos e músculos saudáveis. Negros possuem maior carência de vitamina D que brancos, ambos morando na mesma região (leia este artigo. Você aprenderá muitas coisas sobre a vitamina D e como ela funciona).
Essa vitamina precisa de radiação solar para ser ativada, e é por isso que as pessoas em latitudes muito superiores ou muito inferiores possuem sérias carências dessa vitamina; e, não. Sol não lhe dá vitamina D. Você precisa de fonte externa e em muitos lugares os alimentos são enriquecidos. Agora, uma pesquisa indica que dinamarqueses preferem alimentos que não são fortificados com vitamina D. Por quê?
O dr. George Tsalis é pesquisador assistente do Departamento de Ciências Alimentícias da Universidade Aarhus, na Dinamarca. Tsalis e seus colaboradores fizeram uma pesquisa online (sim, eu sei) e pediram a 1.263 dinamarqueses que respondessem a algumas perguntas. Os resultados mostraram que grande parte da população está dividida com relação a alimentos enriquecidos. A maioria curte a ideia da possibilidade de adicionar a vitamina D, mas isso não significa que eles iriam comprar esses produtos. Sou capaz de apostar que muitos sequer sabem o que é e pra que serve a vitamina D, mas se tem no rótulo, tá valendo! O problema maior é o pessoal efetivamente comprar esses produtos, no melhor "é muito bom, desde que seja pro meu vizinho"
A deficiência de vitamina D está associada com uma variedade de doenças tais como a depressão, problemas ósseos, dores musculares e mesmo até câncer. Vitamina D é muito importante, mas as pessoas acham que meia hora no Sol resolve o problema, e no caso da Dinamarca isso é meio complicado por motivos que você vai entender ao dar uma olhadinha num mapa.
Curiosamente, apesar de parecer que aqueles que responderam ao questionário não quererem comprar alimentos enriquecidos, eles não veem nenhum problema no caso do leite, talvez por aquela ideia que é bom se encher de leite por causa dos ossos, mas isso esbarra no problema que algumas pessoas são alérgicas a leite e têm intolerância à lactose. Sendo assim, é de se substituir um nutriente por outro, mas pode-se adicionar vitamina D em outros alimentos, de forma a substituir o leite, mas não é o que diz o senso comum das pessoas. Leite é bom e ponto final.
No caso do Brasil, qualquer alimento pode ser enriquecido em 100% a sua concentração de vitaminas, exceto no caso da vitamina DFonte. O consumo de uma dose semelhante a dez vezes a quantidade diária recomendada de vitamina D durante vários meses pode causar intoxicação e determinar concentrações elevadas de cálcio no sangue. Os primeiros sintomas de intoxicação com vitamina D são perda do apetite, náuseas e vómitos, seguidos por sede excessiva, aumento da emissão de urina, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial. O cálcio pode depositar-se em todo o organismo, especialmente nos rins, onde pode provocar lesões permanentes. A função renal deteriora-se, permitindo que as proteínas passem para à urina e que aumente a concentração de ureia, um produto de eliminação, no sangue.Fonte
Deve se controlar o excesso de vitamina D (qualquer excesso de vitaminas é chamado de "hipervitaminose"). Aqui, temos um caso de hipervitaminose D. Essa vitamina pode até apresentar problemas renaisFonte
O brasileiro, que por natureza se alimentam mal e porcamente, tendo carência de vitamina D, pois muitos desses manés acham que ficar no Sol basta, como falei acima. Alguns acham que como vitamina D é bom pros ossos, que se encher dela vai garantir que não sofram fraturas. Não é bem assim. Alguns também disseram que se encher de vitamina D ajuda com a esclerose múltipla, mas especialistas discordam. Deve ser um grande complô das Indústrias Farmacêuticas de tentarem impedir que algo tão milagroso cure as pessoas, mas a realidade, sempre ela, tem sempre um estraga prazer. Assim, quer comprar seus alimentos fortificados? Ótimo, mas eu preciso mesmo que você deve consultar um médico antes?
Fonte: Universidade de Aarhus
Dada a incidência dos raios solares no nosso país, faz-se necessária a suplementação de vitamina D?
CurtirCurtir
Qual a parte “Sol não tem vitamina D” você não entendeu?
CurtirCurtir
“Essa vitamina precisa de radiação solar para ser ativada, e é por isso que as pessoas em latitudes muito superiores ou muito inferiores possuem sérias carências dessa vitamina;”
Repetindo, no nosso país não se faz necessária a suplementação de vitamina D
CurtirCurtir
Aqui nada se faz direito.
CurtirCurtir