O que acontece se fervermos coca-cola?

Volta e meia me perguntam esta palhaçada. "O que acontece se ferver coca-cola?" ou "Coca-cola faz mal. Derrete prego e desentope pia" ou "Coca-cola é veneno, dá cárie e faz você ter espinhela caída, mau-hálito, broxa e faz seu cunhado vir morar com você". É tanto boato e manias com a coca-cola (a bebida do povo engajado que usa tênis Nike, torce pro Chicago Bulls e escreve Yankees Go Home nas paredes).

Então me falam que coca-cola faz um mal desgraçado porque quando se ferve ela, o troço fica preto, gosmento, fedido e venenoso, praticamente é o bife que servem no refeitório do meu trabalho.

Guarde a barrinha de cereais, jogue fora o suquinho e abra o LIVRO DOS PORQUÊS!

É… bem nojento mesmo. O que eu vi ali? Nada demais para quem sabe um pouquinho só sobre refrigerantes e entende Química de Ensino Fundamental.

Primeiramente, não precisamos apelar para teorias conspiratórias sobre o que tem na coca-cola, nos seus mínimos detalhes. Acreditem, já teve gente achando que tinha cocaína na coca-cola (coca, sacou? E Pepsi tem pepsina, imagino eu).

Todo refrigerante leva toneladas de açúcar*. Este açúcar é trabalhado na forma de "xarope", ou seja, é dissolvido em água, formando uma mistura grossa, que receberá outros ingredientes.

*Para fins de informação, quando eu falo em "açúcar", estou me referindo à sacarose.

Obviamente, nos refrigerantes diets e lights não há essa quantidade toda de açúcar. Os alimentos light são alimentos que têm menor taxa de um ingrediente específico. Ele pode ser light em açúcar e mesmo assim ter muita gordura. Ele pode ser light em sal, e ter outros ingredientes em concentração normal. Já os alimentos diets são alimentos com zero concentração de sacarose, sendo adoçados com adoçantes artificiais, como o aspartame (que não causa câncer ou, pelo menos, nenhuma pesquisa comprovou isso até hoje)

Então, um desocupado coloca coca-cola numa panela já bem quente (notem o TSSSSSSSSS característico). Então, durante a fervura, o líquido preto continua pretão, mas isso é porque coca-cola faz um mal desgraçado!

Aquilo não tem mistério nenhum, nem prova que a coca-cola vai fazer você mijar preto e sair quicando de cabeça pra baixo. O que acontece é uma forma de desidratação. Ela não perde água que está presa nos meandros da molécula e sim DA própria molécula. É uma desidratação intramolecular.

Desidratação Intramolecular

Processo pelo qual, e por meio de ação química ou física, em que se extrai moléculas de água de uma substância orgânica, degradando sua cadeia carbônica por um forte ataque, por meio de calor ou ácidos higroscópicos, e, quando no caso de carboidratos, acaba por restar carbono sob a forma de uma massa esponjosa.

Isto significa dizer que fica uma meleca preta cada vez que você esquenta açúcar a uma alta temperatura, como o cientista-mirim faz aqui embaixo:

A sacarose possui fórmula C12H22O11. Quando sob ação do calor, ela sofre a seguinte reação: C12H22O11 —>  12 C + 11 H2O

Poderíamos fazer a desidratação intramolecular da sacarose se usássemos ácido sulfúrico, um ácido feio, mau, oxidante e muito higroscópico, isto é, adora absorver água. O que dá a seguinte coisa linda:

Sim, eu sei, é nojento; mas, lembrem-se: isso fede, logo, pertence à Química!

A questão é que todo refrigerante tem uma bela concentração de açúcar, e nós somos pré-programados biologicamente a gostar de coisas doces para ingerirmos alimentos energéticos e garantir que tenhamos energia para nossas atividades, como ir pro trabalho ou fugir de um tigre dentes-de-sabre. Mas refrigerante não é bom, bebidas com excesso de açúcar não são legais e o sódio, antes que vocês comentem, tem muito pouco a ver com isso.

Também não adianta alegar que o coca-cola faz mal por causa de ser ácida. TODO refrigerante é ácido ou ele não se conservaria. Ademais, qual o problema? Suco de laranja é ácido, abacaxi é ácido, limão é ácido, acerola é ácido e até meus comentários são ácidos. Sabe seu lindo estomagozinho? Perto dele, o ácido da coca-cola é lixo. Você tem ácido clorídrico dentro de você, um dos ácidos mais fortes, compondo um suco gástrico com pH em torno de 1 e 2, e isso é ácido pra cacete! E não adianta chorar apelando que a coca-cola tem ácido fosfórico e isso ataca os ossos. Sabe outra coisa que tem ácido fosfórico?

Ué? Você não sabia? A bula do biotônico fontoura (que ainda é vendido) é bem clara:

  • SULFATO FERROSO
  • ACIDO FOSFORICO
  • EXTRATOS DE PLANTAS TONICAS, AROMATICAS E EUPÉPTICAS.

Biotônico deve fazer um mal desgraçado, né?

Como foi dito, o problema não é exclusivo da coca-cola e sequer é o problema apresentado no vídeo. O problema, seu imbecil, é seu que não sabe se alimentar direito e nem se hidrata adequadamente. Daí, você e sua paranoia idiota fica acompanhando vídeo retardado do YouTube replicado no facebook, o pior que a humanidade pode produzir, e fica aí espalhando este monte de sandices.

Claro, tudo o que escrevi acima não servirá de nada. É mais fácil ver videozinho e clicar "Laique". Mas o livro dos Porquês não é pra essa gentalha, gentalha. É para VOCÊ que quer aprender mais.

Agora, curta, compartilhe e espalhe aos quatro ventos minhas sábias palavras.

6 comentários em “O que acontece se fervermos coca-cola?

  1. Também é muito comum dizerem que a coca cola faz mal porque tem uma quantidade de açúcar cavalar e nós não a vomitamos imediatamente quando a ingerimos por causa de sua alta acidez.

  2. Existe um exagero mesmo das pessoas contra produtos industrializados. Ingerir menos produtos assim é bom, mas as pessoas evitam pelos motivos errados.

    O canal do youtube Periodic Videos que trata de química fez um vídeo uma vez perguntando para todos os apresentadores qual a coisa que mais irritava eles sobre o tema.

    Todos foram unânimes, criticando as pessoas que atacam produtos diversos falando que fazem mal por terem “químicos” (elementos químicos, e não pessoas formadas na área). Eles explicam que tudo é química, e que o corpo pode lidar com vários deles sem problema algum.

    O pior é que vai pra TV uma Jennifer Mccarthy da vida falando mal das vacinas, alegando ter toxinas, enquanto faz uso de botox e bronzeamento artificial, que são ambos bem mais tóxicos ou danosos.

  3. Bom, eu trabalho no Controle de Qualidade do Grupo Petrópolis e uma das coisas que faço é ficar no laboratório da xaroparia – analiso o energético TNT e refrigerantes it! – e sinceramente, não tem nada de tão perigoso no refri de cola. Somente o açúcar mesmo, que em qualquer situação, o seu consumo em excesso é prejudicial.

  4. Como costumo brincar a formula da coca:
    Extratos vegetais- vegetais são bons para saúde
    água – nos hidrata
    extrato de noz de cola – ajuda a aumentar o bom colesterol
    açúcar nos da energia…………

    Meu Deus quanta besteira…..

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s