Brasil é quase lanterninha nos índices educacionais do mundo. Nada de novo no front

A capacidade das pessoas em insistirem numa fantasia é algo digno de pena. Da mesma forma que enquanto o filho está moribundo a mãe se apega a incenso, mandinga, velas, simpatias, padres, pastores, rabinos, pais-de-santo, videntes, rezadeiras e receitinha da revista Cláudia, achando que o moleque terá seu câncer em estado terminal regredido e que médico não sabe de nada, as pessoas se apegam a ideias de como o Brasil é um país lindo e maravilhoso, uma terra de leite e mel, com os melhores índices educacionais do mundo que, apesar de estar longe de ser perfeito, tem melhorado bastante.

MEU RABO! O Brasil conseguiu a vergonhosa, ridícula, deplorável, deprimente, humilhante, risível e totalmente fora de propósito façanha de ficar quase na rabeira dos índices educacionais. E o governo comemora!

Antes de começar a saraivada (e se você é pedagogo, FUJA DAQUI! Sério, é pro seu próprio bem), devo ressaltar que o Aloizio Mercadante é um inepto incompetente, que entende tanto de Educação quanto entende de Ciência & Tecnologia e eu entendo de telemetria aeroespacial.

PISA é acrônimo de Programme for International Student Assessment ou Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. É uma iniciativa de vários países de ver quem anda se sobressaindo em termos educacionais. Eu chamo de "Índice crescente de quem segue melhor teorias de pedagogos". Sendo assim, ele mostra que quem está em primeiro tem as melhores notas e é quem menos segue esta bobajada de um bando de ridículos que nunca colocaram as patas num colégio para lecionar.

Mercadante é professor? Não, é economista e colocar um economista para uma pasta sem nada a ver com sua especialidade é o mesmo que você sentir dor de cabeça, ter um tumor no cérebro e chamar um encanador para resolver. De repente, se colocarmos um encanador (mesmo um analfabeto) fará um trabalho no Ministério da Educação e Cultura.

Na prova, os alunos foram avaliados em termos de Matemática, Ciências e Leitura. O Brasil – um país em que o assustador número de mais de 30% dos universitários são analfabetos funcionais (como eles passaram na prova de Redação? E nas Descritivas?) e que tem o maravilhoso hábito de dar Bíblias para os colégios e queimar livros de verdade, onde o Politicamente Correto faz banir obras de Monteiro Lobado em troca de ter um monte de livro merda, cheios de erros de definição, erros de Português e até mesmo palavrões(!) – não poderia ter outro objetivo senão de chegar em último. Infelizmente, a Argentina, Tunísia, Jordânia, Colômbia, Qatar, Indonésia e Peru tiraram este gostinho de nós… quer dizer, VOCÊS, brasileiros (eu moro em Tuvalu) a satisfação de chegar em último.

É patético este resultado e mesmo assim algum retardado chegará para mim e dirá que a Educação está melhorando. Só se for NA SUA BUNDA! Só quem entra em sala de aula todo dia para (tentar) ensinar é que sabe da real condição do sistema educacional, onde os  alunos não sabem porra nenhuma, e mesmo assim são aprovados. Se não por um sistema de aprovação automática clara, é por um sistema em que ou você aprova os miseráveis ou VOCÊ será o reprovado.

Acompanhe o relatório oficial do PISA AQUI.

O INCOMPETENTE do Mercadante afirmou em entrevista coletiva hoje – com a maior cara-de-pau, com aquela cara que parece que comeu uma andorinha e deixou as asas do lado de fora – que os números representam uma ‘grande vitória’ para a educação no Brasil.

Vitória de QUÊ, seu idiota? Só alguém que elege a escumalha política do Brasil (e você, por tabela) acredita nessa sua conversa mole!

A média de desempenho dos estudantes brasileiros saltou de 356 para 391, um aumento de 35 pontos ou 9,83%. No ranking de matemática, porém, o país ocupa a 58ª posição entre os 65 países participantes da última edição, duas posições a menos que em 2009, e mais de 100 pontos abaixo da média dos países da OCDE, que foi de 494 pontos. Informações do G1 (e você viu a tabela, né?).

Em Ciências, foi vergonhoso:59 lugar, mas até é muito, já que Brasil é o país onde prefeituras fazem mandingas para controlar o tempo, homeopatia é especialidade médica, institutos de saúde usam cromoterapia e Universidades não têm dinheiro para uma merda de um freezer ou mesmo COMIDA! Brasil, onde se entuba aulas de religião e governadores impõem ensino de Criacionismo. Brasil, onde há departamentos do tipo "Caçando Gasparzinhos" com o MEU dinheiro dos impostos. Daí vem Mercadante falando que melhorou?: Quando ele CAIU no ranking de leitura?

A média dos países em leitura é de 496 pontos. Brasil? 410. Em Ciências, a média geral é de 501 pontos, e o Brasil é de 405. O que isso nos diz? É a cultura que se propaga nas escolas, mas deixe-me explicar uma coisa.

Suponha que você tenha média X no mês passado e este mês é X+5. Sendo que esse X+5 é INFERIOR a Y, a média para ser aprovado. Conseguiram entender? Então vou explicar de outra forma.

Suponha um colégio cuja média total para aprovação seja 7. Se o aluno estava com média 3 e pulou para média 6, EHEY!, ele teve uma melhoria de 100%. Infelizmente, ainda está abaixo do mínimo para ser aprovado.

Na cabeça dos alunos funciona assim: Nah, eu tenho 6, mas eu faço prova de recuperação paralela. E estuda de qualquer jeito, de forma a ter nota para arrumar o 7. Mas isso é estúpido. 7 é seu ponto de partida, a nota MÍNIMA, o seu primeiro referencial. E qualquer referencial é tido com o "Zero". Logo, 7 equivale a zero. Qualquer nota inferior é nota negativa, que precisa ser somada para que você possa estar dentro da faixa de mensuração.

Nota 3 e nota 6,9 são a mesma coisa: MERDA NENHUMA! Mas ninguém divulga isso, porque não interessa.

De acordo com O Globo, na avaliação da inút… digo, da diretora-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, quando destrinchados, os resultados do Pisa revelam como ainda há profundas desigualdades de oportunidades no Brasil.

MENTIRA!

O Rio de Janeiro tem 98,5% de crianças de 6 a 14 anos nos colégios. Não é pouca coisa. Todo mundo tem o direito de ir ao colégio. Agora, se os municípios vagabundos têm aprovação automática, é outra história. E antes que você cite que os colégios particulares têm ensino melhor, jogo uma bomba no colo de todos: O mesmo professor que dá aula em colégio particular é o mesmo que dá (ou deveria) aula no colégio público. O que eu vi enquanto professor de uma unidade estadual? Um bando de vagabundos que se apoiam na muleta que professor ganha pouco para não irem sequer ao trabalho. Num colégio particular fará isso? É ruim, hein!

Não que colégio público seja o sonho de consumo, mas o miserável, vagabundo, corno e sem vergonha já está com má intenção de prestar um concurso público. Porque professor que tem um mínimo de noção, sabendo que o salário é uma merda e as condições de trabalho são péssimas fazem como eu: ou pedem exoneração ou sequer fazem concurso (no estado do Rio, eles nunca conseguem completar todas as vagas).

Assim, não há desigualdade é porque o Estado, senhora dona Diretora, paga gente como você quando deveria estar contratando professores de verdade, com salário, senão ótimo, ao menos decente. Mas, HEY!, vocês preferem cultuar merda de jogador de futebol e gastar bilhões em droga estádio pra uma bosta de campeonatozinho que não tem nem returno (GARRINCHA, Mané;. 1958).

A verdade é que esses números me dão vergonha, me dão nojo, me dão revolta. E mais ainda porque o bando de imbecis de cara mascarada só servem para destruir coisas, se juntar em bandos para atacar um PM sozinho, e protestar alegando em seu retardo mental que não era apenas por 20 centavos. Exigir melhoria na Educação? Mas se fizerem isso, estes energúmenos terão que ficar em casa fazendo dever de escola ao invés de irem para passeatas que não levam a nada.

Não era por 20 centavos, mas foi só isso o que conseguiram. O que arrumaram ficando plantados em frente ao apartamento do governador Sérgio Cabral? Nada. O que arrumaram depredando prédios e propriedade particular? Nada. O que conseguiram mesmo?: Só zoação, pois ano que vem é merda de ano de eleição e todos vocês estarão lá, votando e elegendo os mesmos pulhas de sempre.

Cada povo tem o governo que merece, a escola que merece, os impostos que merecem e ninguém vai lá pedir pro Papa intervir. Gostaram da visita do Papa? Show! O bando de aborrecente deveria estar estudando , para não terem o PÉSSIMO desempenho, mas não é isso que eles querem, não é isso que os pais querem, não é isso que ninguém quer. A única coisa hoje que vocês fariam de útil é praticar suicídio coletivo. Só assim o país melhora.

Mas aí teríamos gente se aproveitando e vendendo cordas, armas e projetos de pontes, tudo com superfaturamento. Educação? Quem precisa de educação?

22 comentários em “Brasil é quase lanterninha nos índices educacionais do mundo. Nada de novo no front

  1. Também vi uma reportagem hoje sobre a violência nas escolas.
    Na verdade a violência é generalizada. A intolerância é generalizada. Meus clientes hoje só colocam exigências. Antigamente eu prestava um serviço em 15 a 30 dias. Hoje se não atender no dia vem xingamento, literalmente.
    No trânsito é um pega para capar todos os dias. Um furando a fila do outro. E retornando às escolas , alunos se pegando de porrada feio, chutando no chão como se fosse matar o outro. Os videogames de jogos violentos e mais os filmes parecem que anestesiam as pessoas. É como se bater não tivesse consequências. Parece até aquele filme onde o Arnaldo (e) Suasnega faz o papel de um herói que saí dos quadrinhos e se se machuca, são apenas arranhões.
    O que apanha vai se recuperar como nos filmes.
    Ao lado dessa incompetência escolar vem crescendo a violência escolar. Parece que os pais não se importam em dar a noção de respeito para seus filhos. E pior, ainda dão exemplo praticando alguma esperteza na frente deles.

    1. Senhoras e senhores, taí um exemplo de pessoa com problema de entender assuntos de artigos. Por isso que tiramos notas baixas em provas internacionais.

  2. Bom dia André

    O que achei interessante no relatório do PISA é que os primeiros colocados são quase todos chineses. Saberia me dizer se os chineses sempre foram tão bem colocados assim?

    Realmente, é de uma infelicidade tremenda estar em um país em que a educação é considerada a última das prioridades. Triste e revoltante. Fico imaginando minha filha que virá muito em breve em um país como este…

    Ah, também quero parabenizar pelos seus artigos aqui no Ceticismo.net. Eles são minha leitura “obrigatória” toda manha.

    Um abraço e sucesso!

    1. Vamos colocar da seguinte maneira: Em colégios do Rio de Janeiro já está se ensinando mandarim. Em colégios chineses não se ensina português.

  3. Estava comentando com minha esposa sobre o artigo e o que tenho observado na sala de aula é que os alunos simplesmente não sabem matemática. Se eu colocar uma questão que tenha operações com frações acabou-se, um ou outro irão conseguir fazer de forma correta. Idem a questões que envolvam potenciação e mesmo equações de primeiro grau.

    Em questões de química vejo a gritante deficiência dos meninos, pois simplesmente eles não compreendem o que estou pedindo nos enunciados, pois não conseguem interpretar de forma correta o mesmo. Em uma prova chegou ao absurdo de eu fazer um questionamento sobre a lei da conservação das massas e o aluno vir me colocar como resposta segunda lei de Newton.

    Hoje em dia os alunos podem ficar em todas as recuperações que não tem problema e se reprovar (após as recuperações) em apenas uma disciplina o conselho de classe o aprova, pois tem obrigação de tal.

    André você tem muito mais tempo de sala de aula que eu, mas praticamente em início de carreira e já observo isso de forma bastante generalizada e olha que estou falando de alunos da rede privada, que tem a fama de puxar mais dos alunos. infelizmente sou obrigado a concordar com seu artigo, pois o ensino no brasil (com letra minúscula mesmo) está uma verdadeira putaria.

    Resumo da ópera bufa é o que está escrito no seu artigo, uma mera constatação da realidade que vivemos. Forte abraço.

  4. Acho que, por mais que seja um tanto quanto pessimista, sou mais otimista do que quem convive em sala de aula como professor. Vide países como Japão e Coreia do Sul, quando a economia do Brasil “capengar” de vez é que haverá mudanças diretas na educação.Na supracitada Coreia do Sul, ao invés de inventar números e estatísticas de melhoria na educação e produção como a Coreia do Norte,optou por investimento pesado em educação e hoje cresce a passos largos, principalmente em Tecnologia ( no setor de semicondutores a Samsung irá ultrapassar a Intel ).

    Afinal de contas, educação não é só para “questionarmos o governo” ou outro blábláblá de adolescente, mas é fundamental para o desenvolvimento de Tecnologia, da Ciência como um todo.

  5. Luto para mudar o Brasil, a esperança é a última que morre. Moramos num país horrível, onde são registrados todos os anos, em todo território nacional, mais de 45 mil assassinatos, uma média de 43 mil desaparecidos e agora são mais de 40 mil estupros. Um país onde o pobre é um cidadão de terceira, sem direito a cultura, educação, saúde, justiça, segurança, lazer, transporte público onde ele não leve 1/3 do seu horário de trabalho ou mais, e ainda sem conforto. Um país de utopias loucas. Um exemplo é o Deputado Jean, não eleito pelo povo, entrou pelo voto partidário, quer que uma lei específica e discriminatória passe no congresso, defendendo grupos gays, liberou milhões e milhões de verbas para ONGs gays, em detrimento de escolas e hospitais. Antes de sair da Comissão de Direitos Humanos ele ainda liberou 45 milhões para uma ONG GAY. Luto para que os direitos sejam realmente iguais e luto contra toda a lei que cria super cidadãos ou transforma grupos de pessoas em pessoas especiais, já que para eles existem leis específicas que os defendem mais que os outros igualmente cidadãos. Pra mim, não existe a expressão “Meus Direitos”, existe sim a expressão “Nossos Direitos”, isto sim é justo. Luto contra as cotas criadas por cor, e não por condição social, transformando nosso país num país com leis racistas e absurdas. Luto para acabar a obrigação de votar e trabalhar de graça nas eleições. Luto para que todo servidor público, seja municipal, estadual ou federal como eu, seja um trabalhador responsável, cumpridor de seus deveres. Infelizmente vemos os salários de juízes e promotores (inicial de mais de 28 mil) e com privilégios de não poder ser demitidos, convocar (obrigar) pessoas a trabalhar de graça e contra a vontade nas eleições, enquanto os mesmos, que ganham gratificação para responder pela zona eleitoral, muitas vezes nem aparecem, nem sabem o endereço de suas zonas eleitorais para responder como juíz/promotor eleitoral, já que todo juíz ou promotor eleitoral e juiz/promotor de justiça também.
    Escrevi contra o INFANTICÍDIO INDÍGENA (2009/2010) daí os Procuradores da República (Ministério Público Federal/BOA VISTA/RORAIMA) retiraram/bloquearam a matéria no site brasilwiki.com. O MPF instaurou IPL112/2010-4 por CRIME DE RACISMO. Na pasta do IPL havia somente uma folha dizendo o artigo da lei e mais quatro perguntas, pior que a ditadura militar, desrespeitam a Lei 5.250 (lei da imprensa), a livre liberdade de pensamento, expressão, opinião, contidas na Constituição e outras. Falam em transparência, mas as provas não foram apresentadas, tenho os documentos. Escrevi somente FATOS. A constituição brasileira protege a cultura indígena (ensinamento, costumes, etc.), de forma alguma DEFENDE ASSASSINATO. Desrespeitam a Lei do índio (6.001), Art. 1º diz que devemos integrá-los, progressiva e harmoniosamente, á comunhão nacional. O Brasil assinou a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, da ONU e da OEA, mas não respeita as duas e a própria Constituição e rasgada. Estão segregando o índio por interesses nas riquezas das terras, são mais de 40 contratos realizados entre “índios” e empresas internacionais. Por US$ 120 milhões, índios da etnia mundurucu venderam a empresa Irlandesa, direitos sobre área com 16 vezes o tamanho da cidade de São Paulo, na floresta amazônica, município de Jacareacanga (PA). Negócio garante à empresa “benefícios” sobre biodiversidade, além de acesso IRRESTRITO ao território indígena(Folha de São Paulo). Os Antropólogos demagogos defendem a natureza (somente árvores e animais). Somos contra a cultura milenar dos japoneses que matam baleias para comer, mas permitimos que o nosso índio continue ASSANDO/ENTERRANDO VIVAS crianças, pelo fato de nascerem gêmeas, com problemas de saúde, defeito físico ou com qualquer tipo de diferença ou sinal na pele. Antropólogos demagogos fazem campanha defendendo baleias, micos, cultura, etc., mas um ser humano pelo qual a cultura existe não defendem. Querem me prender, um trabalhador QUE FALA A VERDADE e RELATOU UM FATO, enquanto crianças são assassinadas? QUE INCOERÊNCIA…São mais de 817 mil índios, que inevitavelmente tem contato com a civilização. Até quando o índio continuará índio? O índio é um de nós, inteligente, aprende rápido. Tivemos até índio deputado e muitos já dirigem fazendas, carros e motos, logicamente eles tem que respeitar as leis, é um absurdo um índio atropelar alguém e não ser preso pelo fato de ser índio. Transformam os índios em mendigos, dependentes. Quem defende crianças são perseguidas. São mais de 120 crianças assassinadas por ano, já saiu reportagens na RECORD, Revista Veja e tem diversos filmes no Youtub, que fazem de tudo para retira-los da internet.

  6. Quanto as crendices, cada um se vira como pode. Infelizmente para alguns, a esperança vem de coisas sobrenaturais. Caso você não saiba, algumas delas funciona para aqueles que acreditam, tem fé, pra valer e acabam sendo curadas. Ignorar milhares de fatos sobrenaturais que acontecem todos os dias em nosso planeta, pelo motivo de ser discrente, ateu ou revoltado com tudo que se fala de Deus por não entender e não ser atendido por ele é uma ignorância igual ou maior do que a fé destas pessoas simples que não tem a quem recorrer.
    Afinal, tem gente pra tudo, NADA É OU FOI COMPROVADO tudo é TEORIA mas existe aqueles que falam coisas como se fossem Deus, como se fosse Lei.
    Muitas regras científicas mudam de anos em anos. No século passado (XX), estudamos que a menor parte da molécula seria o átomo, que o nosso sol era de 5º grandeza e que o universo estava recuando/encolhendo. Tudo isso hoje é mentira. O DNA humano foi comparado e o resultado foi catastrófico, ficamos mais próximo do porco, depois do rato e por último um tipo de símeo. NINGUÉM SABE NADA, ninguém tem certeza de nada. Regras são criadas e muita gente acha que é lei. Devemos ADMITIR A TEORIA DE DEUS NAS ESCOLAS, já que tudo ainda é TEORIA, NADA FOI COMPROVADO, são muitas teorias quanto a formação do mundo, a mais absurda é a da bolinha (menor ou igual a bola de bingue-pongue) que explodiu e formou TUDO, TODO O UNIVERSO, um absurdo maior do que a crença num Deus. A pergunda x é: Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
    Vamos parar de utopia e hipocrisia e aceitar que NINGUÉM, NA REALIDADE, SABE DE NADA, para 1000 respostas aumentaram mais de 5000 perguntas. Sabemos menos do que sabíamos. Ignorar e chamar de maluco este povo todo que confessa milagres e coisas sobrenaturais é que é ser maluco.
    Muita gente querendo aparecer, dizer que é inteligente e sábio, mas não passam de tolos.

    1. @JUVENAL NETO,
      Como são estranhas, as pessoas grandes…
      .
      Quanto as crendices, cada um se vira como pode. Infelizmente para alguns, a esperança vem de coisas sobrenaturais
      .
      Ok. Pelo fato do governo estar se lixando para o povo, não os julgarei por terem esperanças em seres imaginários.
      .
      Caso você não saiba, algumas delas funciona para aqueles que acreditam, tem fé, pra valer e acabam sendo curadas.
      .
      A fé não cura ninguém, meu caro, e sim remédios. O que se sucede é efeito placebo.
      .
      Ignorar milhares de fatos sobrenaturais que acontecem todos os dias em nosso planeta, pelo motivo de ser discrente, ateu ou revoltado com tudo que se fala de Deus por não entender e não ser atendido por ele é uma ignorância igual ou maior do que a fé destas pessoas simples que não tem a quem recorrer.
      .
      Nós não ignoramos por sermos ateus revoltados ou descrente. Ignoramos pelo fato de não terem evidências que comprove que realmente foi um fato sobrenatural. E isso não é ser ignorante. Isso é ser cético. Ignorante é aquele que acredita em qualquer baboseira que são noticiadas por aí. E bem, se são milhares de fatos, não vai ser difícil comprová-los.
      .
      Afinal, tem gente pra tudo, NADA É OU FOI COMPROVADO tudo é TEORIA mas existe aqueles que falam coisas como se fossem Deus, como se fosse Lei.
      .
      Você está certo. Não existem leis, apenas teorias sem validade. Pule do 20° andar de um prédio e mostre pro mundo que a Gravidade é apenas uma teoria sem comprovação.
      .
      Muitas regras científicas mudam de anos em anos.
      .
      Não! Sério?
      .
      No século passado (XX), estudamos que a menor parte da molécula seria o átomo, que o nosso sol era de 5º grandeza e que o universo estava recuando/encolhendo. Tudo isso hoje é mentira.
      .
      Acontece meu caro, que a tecnologia sempre avança e por consequência o conhecimento também. Antes era o átomo, hoje o bóson de Higgs. Eis a maravilha da ciência. Não é regida por dogmas inquestionáveis. Vc pode mostrar que é mentira, falseando ou refutando através de experimentos. Popper na veia.
      .
      O DNA humano foi comparado e o resultado foi catastrófico, ficamos mais próximo do porco, depois do rato e por último um tipo de símeo.
      .
      Óh céus, acho que vou chorar!
      Eu não posso ser igual a esses animais inferiores, eu sou especial, Deus me fez assim! Snif… Snif. …

      .
      NINGUÉM SABE NADA, ninguém tem certeza de nada.
      .
      Eu tenho certeza que existo, porque penso. O mesmo não se aplica a vc.
      .
      Regras são criadas e muita gente acha que é lei.
      .
      Regra é regra. Lei é lei. Menino é menino e viado é viado. So what?
      .
      Devemos ADMITIR A TEORIA DE DEUS NAS ESCOLAS, já que tudo ainda é TEORIA, NADA FOI COMPROVADO, são muitas teorias quanto a formação do mundo, a mais absurda é a da bolinha (menor ou igual a bola de bingue-pongue) que explodiu e formou TUDO, TODO O UNIVERSO, um absurdo maior do que a crença num Deus.
      .
      Não devemos admitir pelo simples fato de a teoria de Deus não é e nem será comprovada, mediante a metodologia científica. As demais são. E não foi uma explosão, caceta, e sim uma EXPANSÃO. O termo big bang foi dado por um cientista que queria ridicularizar a teoria recém criada. O nome se popularizou e está aí até hoje.
      .
      Ignorar e chamar de maluco este povo todo que confessa milagres e coisas sobrenaturais é que é ser maluco.
      .
      Não são malucos. São apenas pessoas que moram em um mundo assombrado pelos demônios.
      .
      Muita gente querendo aparecer, dizer que é inteligente e sábio, mas não passam de tolos.
      .
      São muitos mesmo. Dou umas boas risadas deles, no Voz dos Alienados.

    2. Não vou me ater a desmontar todo o festival de pérolas de ignorância científica aqui postadas, por dois motivos: primeiro, porque isto já feito; segundo, porque não tem NADA a ver com o artigo.

      Apenas me aterei a uma parte deste festival de nonsense aqui postado:

      No século passado (XX), estudamos que a menor parte da molécula seria o átomo, (…) e que o universo estava recuando/encolhendo. Tudo isso hoje é mentira.

      Eu não sei em que escola você estudou (mas quero saber, para nunca matricular filho meu lá), mas onde eu estudei, nunca se comentou pérolas sobre o átomo ser a menor partícula (prótons, elétrons e nêutrons, já ouviu falar? Pois é!); tampouco sobre “Big Crunch”, até porque este ainda carece um bocado de evidência.

      =========================================================

      Agora, falando do que EFETIVAMENTE interessa aqui (o artigo): como o André disse, nada de novo no front. Simplesmente porque o brasileiro médio é ignorante, gosta de ser ignorante e exibe orgulhosamente sua ignorância, tal qual uma medalha olímpica.

      Enquanto as pessoas preferirem dar crédito a besteiradas como paranormalidade, sessão do descarrego, cura milagrosa de igreja, homeopatia, cromoterapia, astrologia, criacionismo, etc etc etc., os resultados da educação tupiniquim serão sempre esses aí mesmo. Daí pra pior.

  7. Há, já que estou dando Adeus, vou deixar publicado também, para ALEGRIA kkk de muitos o seguinte:

    Muita gente não sabe mas a BÍBLIA, eu disse BÍBLIA kkkkk, ouviram bem BÍBLIA, BÍBLIA, já dizia, vejam os textos abaixo, muita coisa que a ciência só foi comprovar no século xx.

    – A ESFERICIDADE DA TERRA (Isaías. 40.22 – mais de 500 anos antes de Cristo)
    – as estrelas são incontáveis (jr. 33.22)
    O movimento sistemático do sol – sl. 19.5
    O universo envelhecendo – sl. 102.25-27
    Fogo na crosta interior da terra – jô 28.5
    O frio vem do norte –jó 37.9
    A luz tem “caminho”, não “morada” permanente (jô 38.19
    A terra suspensa no espaço – jô 26.7
    O ar tem peso – jô 28.25
    Os ellementos físicos do cosmos são mais antigos do que a biológicos – gn. 1.1,24
    O vento vem do sul – eclesiastes. 1.6

    Naturamente é só para estigar. Alguém aí vai ficar feliz kkkkkk. Adeus, desta vez é sério.

      1. ========Desvio de assunto Mode ON========

        http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/servidores.php

        Pesquisando por “Juvenal”, o único resultado encontrado:

        SIAPE NOME LOTAÇÃO SITUAÇÃO
        0766027 JUVENAL DOS SANTOS FERREIRA NETO CDDI ATIVO PERMANENTE

        http://www.portaldatransparencia.gov.br/servidores/Servidor-DetalhaRemuneracao.asp?Op=1&IdServidor=1422214&bInformacaoFinanceira=True

        Fico imensamente feliz em saber que um indivíduo tão ignóbil e desocupado custa tão caro ao erário público. Comovente, só que não.

        ========Desvio de assunto Mode OFF=======

  8. “A china, que até 40 ou 50 anos atrás estava atrás do Brasil, hoje consegue colocar uma nave pousada na lua, com um robô passeando pelo solo lunar. O Brasil que 50 anos atrás estava à frente da china, hoje não consegue fazer caças para sua aeronáutica”. Cristóvam Buarque.

    Esse é o futuro que podemos esperar.

    1. Acompanhe minha timeline no twitter e verá gente discutindo comigo que estamos cada vez melhores. Uma hora dizem que o PISA não vale, depois dizem que vale. Quando falo para entrevistar professores, não querem. Assim fica difícil.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s