Uma voltinha pela Lua

A Lua foi um dos primeiros astros inspiradores de nosso mundo. Poetas, cientistas, loucos e lobisomens sempre se fascinaram por aquela imensa bola prateada onde mora São Jorge (eu juro que nunca consegui ver a cara do sujeito lá, mas se minhas tias dizem que está lá, é porque está lá).

A câmera do Orbitador de Reconhecimento Lunar (Reconnaissance Orbiter – LRO) é poderosa. A nave robótica que desvela os segredos da Lua custou a bagatela de 504 milhões de dólares em 2009, quando foi lançada (dinheiro desperdiçado, né? O que conta mesmo como importante é os 100 milhões de euros, valor do passe do jogador Gareth Bale), nos traz imagens, que depois de tratadas, acabaram em um filme como este a seguir:

A Câmera Grande Angular do LRO tem um senhor campo de visão, 90° no modo monocromático e 60° no modo multiespectral, daí o seu nome. Por um lado, essa Tekpix superdesenvolvida conseguiu fotos de órbita a órbita, pegando a Lua bem de frente, o que permitiu que os membros da equipe LRO criar um absurdo mapa topográfico da Lua. E você aí se achando o máximo porque usar Google Maps…

5 comentários em “Uma voltinha pela Lua

  1. O melhor é poder acompanhar a rotação da Lua (OK, é o LRO que está orbitando em torno dela), algo que não podemos perceber de nosso ponto vista aqui na Terra, uma vez que ela dá um giro práticamente no mesmo período que leva para completar uma volta em torno de nosso cascalho sideral.

  2. Fiquei na expectativa de quando aparecesse o outro lado de lua, São Jorge finalmente fosse aparecer… :sad:

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s