Quando Hefestos se muda para a Indonésia

Parece um contra-senso, mas todos nós adoramos vulcões. Lembro que nas embalagens do chocolate Surpresa tinha u joguinho sobre as Força da Natureza, nos moldes do Super-Trunfo; e se você sabe do que estou falando, é tão velho quanto eu.

Palweh é um vulcão malvadão, situado na Indonésia, ao norte da Ilha das Flores (8,32°S 121,708°E). Ele também é conhecido como Rokatenda (isso, sim, é nome de vulcão!). Obviamente, sua "beleza" é dada pela distância que estamos dele, apesar de ser um estratovulcão, isto é, ele não é daqueles que explodem, mas mesmo assim fez várias vítimas.

O monte Rokatenda tem cerca de 875 metros de altura e a ilha onde ele está é praticamente circular, mas em agosto, Hefestos se mudou para lá para expandir seus negócios e as brasas comeram soltas. Fluxos piroclásticos começaram a ser emanados e a Natureza mostrou quem dá as ordens por lá.

Fluxos piroclásticos são emanações de gases e cinzas a altas temperaturas. se você for pego por um fluxo piroclástico terá o mesmo fim dos habitantes de Pompeia.


Time Lapse da atividade de Palweh à noite.

Em fevereiro deste nosso adorável ano de 2013, o Landsat 8 foi lançado. Segundo os pais da criança, o programa Landsat fornece o maior registro baseado em espaço contínuo da superfície terrestre. Desde 1972, os satélites Landsat coletaram informações dos continentes e em torno de regiões costeiras que permitiram as pessoas a estudar florestas, produção de alimentos, água e uso do solo, ecossistemas, geologia, e muito mais. O registro dos dados permite aos cientistas avaliar as mudanças dinâmicas causadas por ambos os processos naturais e as práticas humanas. O Programa Landsat é gerido conjuntamente pelo Serviço Geológico dos EUA e a NASA.

A foto abaixo foi tirada em  3 de agosto último (mesmo porque, seria meio difícil o Landsat 8 ter tirado esta foto no ano passado):

Preciso mesmo dizer que é pra vocês clicarem na foto?

Em 10 de agosto, Palweh mostrou que não estava ali de decoração e as forças poderosas do interior da Terra resolveram mostrar seu grau de perversidade (estou falando do planeta e não do Diabo. Este prefere fazer as criancinhas ficarem resfriadas). As pessoas foram retiradas às pressas, mas 6 pessoas morreram. Abaixo, um noticiário noticiando a notícia da TPM do vulcão:

E aqui, um outro vídeo mostrando a coluna de cinzas e gases superaquecidos:

A Natureza não está se importando conosco. Ela não é boazinha e a musica "What a Wonderful World" soa como uma piada sem graça, um escárnio perante o que acontece no mundo, onde preferimos fingir que as coisinhas lindas e maravilhosas são a única coisa que existem, e que a Natureza é uma mãe a nos abençoar. Nem mesmo uma madrasta malvada dos irmãos Grimm pode ser tão maligna, perversa e cruel… pois assim são as coisas do mundo, que nossa vã arrogância pretende achar que existe para nos servir.

Um comentário em “Quando Hefestos se muda para a Indonésia

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s