Vaticano admite que pode haver ET’s. Me conta uma novidade, Terra

Tanta coisa acontecendo no mundo e parece que jornalistas são as pessoas mais desinformadas. Assim, acabam requentando notícias velhas. Parece algo coo o editor chegando na redação e gritando "Vambora, Ambrósio, tu ainda não entregou a matéria". Então, o jornaleiro, digo, jornalista acaba redigindo qualquer besteira ou, então, tasca qualquer notícia velha para preencher o espaço e sai pra tomar café", como foi o caso da notícia em que o Observatório Vaticano disse que não descarta a possibilidade da existência de extraterrestres-telefone-minha-casa.

A notícia, veiculada pelo Terra, informa de modo meio que avassalador que o pessoal do Vatican Observatory Research Group.recebeu a reportagem do Terra e deixaram claro que não, não está descartada a possibilidade de haver vida inteligente em outro planeta. Eu arrisco dizer que eles serão tão inteligentes que não terão religião. Não que religiosos sejam burros por serem religiosos, mas venerar entidades mágicas não é lá prova de intelecto elevado, ainda mais nos moldes do Cristianismo.

Isso parece muito legal, mas isso já tinha sido veiculado em 2008 (não fui eu quem escreveu este artigo. Não reclamem da formatação estranha). De qualquer forma, o próprio Roger Bacon e Giordano Bruno (não, eles não foram contemporâneos) defendiam a possibilidade de haver vida fora da Terra. Só que Giordano Bruno deu azar de nascer na época errada e, juntamente com outros de seus pensamentos, isso lhe valeu o título de herege e foi parar na fogueira. 400 anos fez muita diferença.

Aliás, o astrônomo (e frade) dr. Guy J. Consolmagno, que trabalha no Observatório do Vaticano, comenta sobre a vida extraterrestre:


Sim, é católico e sim, você já sabe de antemão a opinião dele sobre certas coisas.

Ok, anjos estavam sujeitos às mesmas dúvidas que nós, seres humanos. Não entremos em detalhes desnecessários. De acordo com o cientista (e ele É um cientista, pois ninguém ganha doutorado em Ciências Planetárias dizendo que o Sol apareceu depois das plantas, e quando a União Astronômica Internacional batiza um asteroide com seu nome, você não é um Zé Ruela), a questão teológica aí é que o pecado maior é a rejeição ao amor a Deus. Isso é interessante, mas leva a um problema teológico: o Cristianismo jamais seria uma religião extraterrestre.

Não cairei na armadilha de tecer comentários sobre uma possível religião extraterrestre. O problema está com o Agnvs Dei, o Cordeiro de Deus, o conceito que Jesus veio para nos salvar. Acontece que para que isso ocorra, devemos estar na perdição primeiro, e isso é o conceito do Pecado Original. Só que o Pecado Original aconteceu quando Deus povoou a Terra, não tem sentido para outro planeta.

Os cientistas do Vaticano já sabem da formação do planeta desde antes de um certo padre oferecer uma teoria em que havia uma expansão do Universo, desde que estava tudo condensado num único ponto. Aliás, o ateu Fred Hoyle era veemente contra esta teoria e ironizou-a chamando de "Big Bang". Infelizmente, para Hoyle, o padre Lemâitre estava certo, e é interessante ver religiosos citando um ateu contra uma teoria proposta por um religioso. O mundo é bem estranho, mas talvez seja mais estranho do que possamos imaginar, parafraseando Dirac.

Digamos que no planeta Bangalafumenga F32588 haja vida inteligente. Eles não têm um messias, apesar de terem algum ritual religioso. Uma expedição chega lá e o que temos? Choque cultural. Não foi mais ou menos isso que aconteceu com africanos, polinésios entre outras tribos conquistadas. Qual é o deus certo? Por outro lado, se a nau-capitânia de Xur e sua armada Khodan chegarem aqui, eles podem muito bem achar que somos selvagens (e olhando para as notícias de jornal, não estou bem certo se eles não teriam razão) e pagãos e devemos ser catequizados. Em qualquer choque de civilização, quem dispõe de melhore tecnologia leva o caneco e implanta sua própria cultura. O Deus dos vencidos é o Diabo dos vencedores.

Muitas religiões foram riscadas do mapa pelo cristianismo. Muitas vertentes cristãs foram riscadas do mapa pelos chamados "proto-ortodoxos", na linha de "vocês não são escoceses, digo, cristãos de verdade". O mesmo poderá acontecer com os ETs que aportarem aqui. Ou então eles acham que isso de comer Fruto do Conhecimento, Deus entrando na porrada, malucos se explodindo por aí e recusar bacon é coisa de maluco, como achamos ser idiota alguém se banhar com sangue de touro ou fazer sacrifícios humanos. Se bem que esse mesmo tipo de pessoa aplaude gente como Justino, o Mártir e aquelas malucos da Filipinas que se deixam crucificar.

Talvez os ETs já tenham nos examinado de longe e decidiram que não valíamos o tempo gasto. Você pode censurá-los?

Um comentário em “Vaticano admite que pode haver ET’s. Me conta uma novidade, Terra

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.