Old guy Hubble ainda trazendo maravilhas até nós

Falou em Telescópios Espaciais pensou “Hubble”, da mesma maneira que falou em lâmina de barbear o primeiro nome que vem à mente é Gillette. Lançado em 1990, o Hubble tem observado o universo por mais de três décadas, celebrando recentemente seu 34º aniversário. Depois de algumas semanas offline, devido a um problema com um de seus giroscópios, o Hubble voltou a operar em um novo modo de apontamento que utiliza apenas um giroscópio. Com isso, o Hubble capturou novas imagens e uma delas apresenta a galáxia NGC 1546.

A NGC 1546 está localizada na constelação de Dorado (Golfinho, em espanhol) e é uma galáxia espiral barrada, com braços espirais que se estendem a partir de um núcleo central. Seu núcleo brilha intensamente em uma luz amarelada, indicando uma população mais antiga de estrelas. Além disso, regiões azuis brilhantes dentro da galáxia são locais de formação estelar ativa.

A imagem que abre o artigo foi capturada pelo Wide Field Camera 3 do Hubble como parte de um programa conjunto de observação com o Telescópio Espacial James Webb da NASA. Além disso, dados do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) foram utilizados. Essa combinação permite aos cientistas obterem uma visão detalhada e multifrequência de como as estrelas se formam e evoluem num procedimento chamado “modo de apontamento”.

Em Astronomia, o modo de apontamento refere-se ao controle que permite direcionar um telescópio para objetos específicos no céu. Esse controle é essencial para apontar o telescópio com precisão e observar estrelas, planetas, nebulosas e outros corpos celestes. O software associado ao apontamento comanda a movimentação do telescópio e possui uma lista de objetos astronômicos e suas respectivas localizações. Ao digitar o local, data e horário da observação no controle, ele permite apontar automaticamente o telescópio para qualquer objeto da lista.

A NGC 1546 representa uma das primeiras observações feitas pelo Hubble desde a transição para o novo modo de apontamento. Espera-se que o Hubble possa realizar a maioria de suas observações científicas nesse novo modo, continuando suas descobertas revolucionárias sobre o cosmos.

Você ainda estará muito tempo trazendo as maravilhas do Universo, amiguinho. Muito obrigado!


Fonte: Mãe da Criança

Um comentário em “Old guy Hubble ainda trazendo maravilhas até nós

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.