Automação: O Início

O ser humano é preguiçoso por natureza. Se não fôssemos, não teríamos inventado ferramentas e tecnologia. Um dos problemas dos índios é que, tendo tudo à mão, eles não tinham motivo para desenvolver tecnologia; mesmo porque, se você tem água em abundância, não precisa fazer aquedutos, se tem comida ao alcance da mão, não precisa desenvolver armadilhas para capturar peixes ou crustáceos. Se está num clima temperado, não precisa se preocupar com abrigos e proteção contra frio ou calor extremos. Sem necessidade, não há a busca por facilitar a sua vida, posto que ela é fácil, já. Este é o argumento principal de Armas, germes e aço, do Jared Diamond.

Se você tem tudo à mão, não precisa de tecnologia para facilitar algo que já é fácil. Se você se alimenta de frutas e peixes, não terá as mesmas preocupações de quem se alimenta de trigo, já que o trigo precisa ser triturado para fazer farinha. Dá para triturar na mão? Claro que dá, mas com uma mó fica mais fácil. Então, vem outro problema, já que não dá para ficar movendo uma pedrona o dia inteiro, e mesmo que se use tração animal, é preciso que alguém fique lá. A saída? Uma roda d’água ou um cataventão.

A automação facilitou muito a vida das pessoas, garantindo-lhes qualidade de vida e aumento de sua longevidade, pois, se você não se esforça em trabalhos perigosos, automatizando processos, você consegue viver mais e criar outros sistemas para otimizar e automatizar processos.

Eu pretendo fazer uma série de artigos falando sobre automação, enfocando não apenas o que foi feito antes, como o que é feito hoje. A diferença: serei legal e colocarei tutoriaizinhos e resenhas de produtos que irão facilitar a sua vida, ou que sirvam para um trabalho de colégio/faculdade ou apenas para o seu deleite. Sim, darei aquele help para você colocar umas bugigangas na sua casa, nem que seja para você apagar a luz simplesmente mandando, sem precisar de filhos, irmãos menores ou fantasmas. Claro, teremos a História por detrás disso e informação. Não é apenas um How-To. Será uma série voltando aos bons tempos do Livro dos Porquês.

Outra coisa: não me sinto obrigado a obedecer a qualquer ordem. Vou escrever mediante o que eu quiser escrever na hora. Poderei falar sobre rovers da NASA e no próximo falar de relógios cuco. Também não escreverei tudo de uma vez só para compor um mega artigo. Farei um por um, sem ter nenhuma previsão de quando postarei o próximo. Combinados? Ótimo!

DISCLAIMER

Meu site joga limpo e transparência é a norma. Teremos links para alguns produtos (livros, peças eletrônicas, produtos de sexshop seus interesses abordados no textos etc), mas nenhuma das empresas me mandou ou contratou publieditorial. Eu vou escrever sobre o que eu acho interessante de verdade. A única coisa que eu farei é colocar um linkzinho para o bagulho, treco, bugiganga, tranqueira e/ou apetrecho com código de afiliado. Assim, se você achar maneiro e clicar no link para comprar, saiba que estará me mandando uns caraminguás que não sairão do seu bolso, mas da loja, já que eu estou ajudando a ela na venda. (não significa que você, fabricante, não deva me mandar nada. Pode mandar, mas avisarei isso aos leitores).

Achei que é a minha obrigação avisar, mas se quiserem comprar em outro lugar com preço melhor, não ficarei aborrecido de maneira alguma. Tenho mais de 12 anos e defendo que quem decide é quem mete a mão no bolso para adquirir as coisas. Mas esta não será uma série caça-níqueis (apenas). Vocês me conhecem há anos e sabem que eu prometo informação e dou informação.

Mas como foi que esses lances de automação surgiram mesmo?


Sacolinha (eu falei que ia ser honesto)

Se você é mais adepto de eBooks do que os livros físicos, que tal um Kindle?

7 comentários em “Automação: O Início

  1. Preguiça é meu nome do meio, fiz um código para deixar o brilho da tela do celular em 50% sempre as 6 da manhã, apenas por causa da má vontade de deslizar a barra de brilho de manhã hehehe. Parece bacana a série, vamos ver.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s