Eu gosto de fotografias, principalmente as astrofotografias. O motivo é o efeito da perspectiva que seria uma metáfora para nossas impressões, mesmo que de forma não-intencional. Um exemplo disso é a foto acima. Ela mostra a Estação Espacial internacional lá longe, bem perto da Lua, praticamente pousando.
Nossas perspectivas nem sempre são fruto da realidade. A ISS não está pousando na Lua. Sequer está perto da Lua. A bem da verdade, a ISS está mais próxima da superfície terrestre que São Paulo está próximo do Rio. Para se ter uma ideia, vejamos este mapa usando moedas como referências.
Sim, a linha de Karman, que determina a partir de onde é considerado Espaço é um pouco mais que a distância entre o município do Rio e o município de Piraí. Já a ISS está a menos de 400 km. Parece pouco – e é – levando em conta as distâncias astronômicas. A foto é apenas um troque de geometria e óptica. Ainda assim pode ser uma metáfora de quã longe chegamos e do quão perto estamos para alcançar maravilhas.
Estamos voltando à Lua e Marte é um destino mais real que sonhador, precisando só mais um tempinho para chegarmos lá e pudermos os pés lá.
Nossos próprios pés.
Um comentário em “Tão perto e tão longe”