Artigos da Semana 11

Os números de pessoas que contraíram o coronavírus, ou corona vírus, ou SARS-CoV-2, ou COVID-19 ou coronga estão aumentando. Aspessoas precisam se tratar, e a melhor coisa é o medo, mantendo a bunda em casa e evitando proliferação do agente infeccioso. É preciso se proteger quando é necessário sair de casa e, para isso, temos máscaras. Mas qual delas é a boa? Falando nisso, o CFM acha que cloroquina é o máximo, principalmente se não levar em consideração a ciência.

Além disso, ainda tivemos artigos sobre a índia e seus aerossóis, nitrogênio na atmosfera e um rolê pelos anéis de Saturno. É o resumão da semana!

Os segredos nitrogenados da atmosfera

Nitrogênio é um gás, diferente do vapor d’água. Vapor é uma substância no estado gasoso que pode ser liquefeito aplicando pressão (a água se mantém em estado líquido mesmo em temperaturas acima de 100ºC dentro de uma panela de pressão porque, DUH!, está sobre pressão). Já os gases passaram a “temperatura crítica”, então, vai ficar aplicando pressão nele até amanhã. Volto a perguntar: de onde veio esta bagaça, e como chegou na atmosfera?


Um mergulho nos anéis de Saturno

As imagens de Saturno trazidas pela sonda Cassini são maravilhosas. UM artista pegou algumas dessas imagens de ajustou digitalmente para produzir um magnífico vídeo, que faz parte de um projeto de filme IMAX em desenvolvimento maior chamado In Saturn’s Rings.


Indra pode olhar pra baixo e ver a Índia agora (por enquanto)

O governo indiano meteu o lockdown de modo severo. Com os altíssimos casos de coronavírus, ou corona vírus, ou SARS-CoV-2, ou COVID-19 ou coronga, mesmo, o lance é tirar todo mundo da rua, nem que seja com muita educação e diplomacia. O resultado na atmosfera se tornou tão expressivo que foi captado pelos satélites da NASA.


CFM admite que caga e anda pra Ciência

CFM é o órgão que reconheceu tratamento de água diluída em água como especialidade médica e não vê nada demais em dar passes ou extratinho de flor ou corzinha mágica. Com os casos de coronavírus, ou corona vírus, ou SARS-CoV-2, ou COVID-19 ou coronga, mesmo (tudo pelo Google!), CFM resolveu seguir o presida e mandou pra frente que uso de cloroquina podia ir de encontro com a ciência, mas que tal testar?


Pesquisa testa qual a melhor máscara caseira. Ah, e aprenda sobre tecidos também

Com os casos de coronavírus, ou corona vírus, ou SARS-CoV-2, ou COVID-19 ou coronga (vocês não podem me culpar por tentar), é mais do que necessário usar máscaras quando se sai à rua, quando o certo era ficar com a bunda em casa. Mas qual o material eficiente para isso? Bem, foi isso que pesquisaram.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s