Os uivantes ventos num morro de Marte

Céus e Terra de um pequeno grande planeta
Artigo 13: O Fim da Internet com YouTubers desesperados e eu rindo muito

O InSight segue a grande tradição da NASA em arrumar um acrônimo para depois dar um significado que caiba no acrônimo. InSight significa Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport (Exploração interior utilizando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor). Trata-se de um módulo terrestre projetado para aterris.. amartiçar (sim, eu sei!) na superfície marciana (sim, eu também sei que é pleonasmo. Não enche!). Sua missão é fuçar as entranhas marcianas (me refiro ao planeta e não Dejah Thoris) e os segredos que ela esconde. Enquanto rovers como o Curiosity dão um rolé pela superfície, catando pedras e analisando atmosfera e rochas na superfície, o InSight examina a crosta, manto e núcleo marcianos.

Só que seus sensores captaram mais do que isso.

No dia 1º de dezembro, o InSight captou umas coisas… estranhas. Era um ruído baixo, arrepiante. Digno de algo saído dos livros do Stephen King. Era o vento soprando a velocidades entre 18 e 25 km/h. como pode ser? Pode ser pelo fato de Marte ter, sim, atmosfera, apesar de não tão densa quanto a da Terra.

O vento soprou na direção noroeste-sudeste e estava bem de acordo com as marcas no solo marciano na área de pouso, captado desde a órbita.

Tem vídeo a respeito? Tem vídeo a respeito! Mais de um por sinal, mostrando o som dos ventos e da pressão atmosférica marciana.

A InSight mal chegou a Marte, e já está nos trazendo informações que não tínhamos recebido até então. Ela não é melhor que as atuais sondas lá, nem pior que as que virão no futuro. Ela pesquisa o hoje, o agora, trazendo até nós um pouco de conhecimento e maravilhas que você jamais imaginou.

Sim, venta em Marte. Já estou preparando uma pipa para quando eu for lá dar um passeio.

Céus e Terra de um pequeno grande planeta
Artigo 13: O Fim da Internet com YouTubers desesperados e eu rindo muito

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!